Tribuna Popular: Cidadã apresenta programa Semeando Inclusão

por Alessandro Dantas publicado 28/03/2023 13h05, última modificação 28/03/2023 14h41
O ingresso das pessoas com deficiência no ensino superior também foi destaque
Tribuna Popular: Cidadã apresenta programa Semeando Inclusão

Cidadã Rosângela Lima ao lado do seu filho, Guilherme Barroso (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento durante o projeto Tribuna Popular, nesta terça-feira (28), a cidadã Rosângela Lima, apresentou à Câmara Municipal de Mossoró o programa de rádio Semeando Inclusão. Ela é a idealizadora e apresentadora do programa, e apontou que o Semeando Inclusão é o primeiro programa voltado a temática inclusiva no Rio Grande do Norte.

Segundo Rosângela, o programa surgiu com o objetivo de ressaltar a importância da discussão sobre inclusão durante todo o ano, não somente no dia Mundial de Conscientização do Autismo, e também diante da necessidade de propagar a informação de inclusão sobre as pessoas com deficiência, pois nem toda deficiência é visível.

“Eu não achava certo falarmos sobre inclusão apenas no dia 2 de abril. Com isso, tivemos a ideia de criar esse programa de rádio, por que a inclusão deve ser falada todos os dias. A qualquer momento a pessoa pode se tornar pessoa com deficiência”, frisou.

O programa acontece de segunda a sexta, às 11:30, na Rádio Rural de Mossoró.

Ensino Superior

Em outro momento do pronunciamento, a cidadã citou a importância do ingresso das pessoas com deficiência no ensino superior. Rosângela Lima é mãe de Guilherme Barroso, pessoa com Tea e pré-universitário.

“Lugar de autista é em todos os lugares e também na universidade. Quando meu filho nasceu, o médico disse: tenha outro filho que essa criança não vai conseguir fazer absolutamente nada. Guilherme era autismo nível 3 de suporte, depois passou para nível 2. Passei 8 anos todos os dias da minha vida me dedicando, não apenas deixando a responsabilidade para os profissionais”, ressaltou.

Ainda nesta temática, a popular anunciou a realização do 1° Seminário “Semeando a Inclusão Pra Valer: processos educativos no ensino superior”, que será realizado no dia 2 de abril, às 14 horas, no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró. Rosângela finalizou seu discurso pedindo o apoio de todos os vereadores e vereadoras para as iniciativas de inclusão.