Tribuna Popular: cidadão solicita apoio para projeto de incentivo à leitura

por Amanda Santana Balbi publicado 10/05/2022 12h39, última modificação 10/05/2022 12h39
Projeto Leitura nas Praças foi apresentado em 2019
Tribuna Popular: cidadão solicita apoio para projeto de incentivo à leitura

Francisco Edilberto, responsável pelo Leitura na Praça. Foto: Edilberto Barros/CMM

O cidadão Francisco Edilberto utilizou espaço na Tribuna Popular desta terça-feira, 10, para solicitar que o projeto Leitura na Praça, apresentado na Câmara Municipal de Mossoró em 2019, seja desarquivado e colocado em prática.

A ideia do Projeto, de acordo com Francisco, é disponibilizar espaços nas praças de Mossoró para que as pessoas interessadas tenham acesso a livros. “A leitura sempre deve ser incentivada. Já temos o projeto em execução no Sumaré e queremos ampliar pra toda Mossoró. Acredito que ler pode ajudar as pessoas a lidar com as dificuldades e expandir o conhecimento”, afirmou.

O Projeto de Lei número 83/2019, de autoria do então vereador Emílio Ferreira (PDS), foi arquivado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Emendas impositivas

O vereador Pablo Aires (PSB), aproveitou a ocasião para reforçar a importância das emendas impositivas. Estas emendas concedem aos vereadores participação na destinação do orçamento da Prefeitura de Mossoró. Um vereador, por exemplo, através de emenda impositiva, pode destinar valores para uma ONG que auxilia pessoas com câncer ou entidades que cuidam de animais abandonados.

“Um exemplo de projeto que, como tantos outros, são realizados por cidadãos em Mossoró, de forma voluntária e que não possuem recursos. As emendas impositivas, que possibilitam aos vereadores destinar recursos para iniciativas diversas que auxiliam a população, poderão beneficiar projetos como este. Porém, corremos o risco de não termos essa ferramenta, por causa da Lei de Diretrizes Orçamentárias enviada pela Prefeitura a esta Casa”, protestou.