Tribuna Popular: Colégio Futuro apresenta proposta de lei sobre espécies vegetais invasoras

por Amanda Santana Balbi publicado 20/08/2025 14h10, última modificação 22/08/2025 12h44
Tribuna Popular: Colégio Futuro apresenta proposta de lei sobre espécies vegetais invasoras

Professor e estudantes do Colégio Futuro. Foto: Cláudio Júnior/CMM

A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Mossoró, na sessão desta quarta-feira (20), foi utilizada pelo professor Celielton Silva de Oliveira, representante do Colégio Futuro, para apresentar uma proposta de lei voltada à regulamentação da introdução de espécies vegetais exóticas invasoras em ambientes urbanos e silvestres.

A iniciativa surgiu a partir de uma feira de ciência realizada pela instituição, quando estudantes constataram a invasão preocupante da árvore neem, espécie originária da Índia. “O neem é uma planta exótica que, sem controle natural, acabou invadindo o ambiente. Suas sementes germinam com facilidade e estão ocupando espaços de espécies nativas, afetando a fauna e a flora brasileiras”, explicou o professor.

A estudante Ingrid Letícia, do 8º ano, também falou na Tribuna em nome dos colegas e reforçou os impactos ambientais observados. “O neem disputa água e solo com outras plantas, prejudica o desenvolvimento de frutíferas e afeta abelhas e animais, diminuindo a polinização e trazendo reflexos para a agricultura”, destacou.

De acordo com a proposta apresentada, o projeto de lei prevê, em um primeiro momento, a identificação das áreas com maior incidência da espécie invasora. Em seguida, sugere a execução de ações de manejo, com a retirada das árvores e o plantio de espécies frutíferas nativas.

“Contamos com o apoio dos vereadores, vereadoras e da Prefeitura para preservar a flora nativa de Mossoró”, concluiu o professor Celielton.