Tribuna Popular: combate à transfobia e homofobia é tema de debate

por Amanda Santana Balbi publicado 17/05/2022 11h03, última modificação 17/05/2022 11h03
Cidadã Eli Freitas ressalta necessidade de políticas públicas para pessoas trans
Tribuna Popular: combate à transfobia e homofobia é tema de debate

Cidadã Eli de Freitas fala contra transfobia e homofobia. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na Tribuna Popular desta terça-feira, 17, que também é o Dia Internacional do Combate a Homofobia, a cidadã Eli Café Carneiro de Freitas ocupou o espaço para ressaltar a importância de políticas públicas que garantam a inclusão de pessoas trans na sociedade.

Eli, que se considera travesti, relatou a baixa expectativa de vida de transexuais e travestir, que é de apenas 35 anos, como consequência da exclusão destas pessoas do mercado de trabalho formal e das escolas. “Enfrentamos violências nas escolas, e consequentemente não conseguimos dar continuidade as nossas formações. Quando chegamos ao mercado de trabalho, também sofremos preconceito e pouquíssimas pessoas trans conseguem empregos formais. Além da violência diária que enfrentamos nas ruas”, explicou.

A baixa representatividade na política também foi destaque. “Apenas 30 pessoas em todo o Brasil foram eleitas. E sabemos como é importante a representatividade de pessoas trans na política, para buscar políticas públicas de inclusão e combate ao preconceito. Somos corpos políticos, porque as pessoas fazem política com nossos corpos. Crescemos na última eleição, mas é muito pouco”, encerrou.