Tribuna Popular destaca importância das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde em Mossoró
Na Tribuna Popular desta terça-feira (27), Izabel Cristina Amaral de Souza fez uso do espaço para destacar a relevância das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) no município de Mossoró. Segundo Izabel, essas práticas estão inseridas na Política Nacional de Práticas Integrativas e, desde 2019, Mossoró conta com uma política municipal que fortalece e amplia o acesso da população a esses cuidados.
“A promoção de saúde e qualidade de vida precisa ser valorizada por meio das Práticas Integrativas. Técnicas como massoterapia, aromaterapia e cromoterapia são exemplos de ações simples, efetivas e, sobretudo, afetivas, que impactam positivamente a vida das pessoas”, enfatizou.
Izabel destacou ainda que o Núcleo de Práticas Integrativas funciona em Mossoró desde 2018, oferecendo atendimento gratuito à comunidade. “Já realizamos mais de mil atendimentos por semestre, sempre com um olhar especial para as mães atípicas, que são extremamente inviabilizadas. São mulheres que lutam diariamente pelos seus filhos, mas que também precisam ser vistas, acolhidas e cuidadas”, afirmou.
Atualmente, o Ministério da Saúde chancela 29 Práticas Integrativas e Complementares, reconhecendo sua eficácia na promoção do bem-estar físico e emocional. “Desde 2022, estamos presentes em todas as unidades da UERN, ampliando ainda mais a oferta dessas práticas e consolidando o compromisso com a saúde integral”, concluiu Izabel.