Tribuna Popular: Erana Belarmino defende ampliação da campanha Setembro Verde em Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 23/09/2025 20h09, última modificação 23/09/2025 20h09
Tribuna Popular: Erana Belarmino defende ampliação da campanha Setembro Verde em Mossoró

Erana Belarmino na Tribuna Popular. Foto: Cláudio Júnior/CMM

Na sessão ordinária desta terça-feira (23), a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Mossoró foi utilizada por Erana Belarmino, que representou os pacientes renais crônicos e destacou a importância do Setembro Verde, mês dedicado à inclusão e à doação de órgãos.

Erana ressaltou que, embora seja uma campanha de grande relevância, ainda é pouco difundida no município. Ela lembrou que Mossoró já dispõe de leis que preveem a realização de atividades educativas nas escolas municipais, durante o mês de setembro, para tratar sobre a doação de órgãos. “É necessário ampliar essa iniciativa, pois se trata de uma causa nobre e fundamental”, afirmou.

A paciente transplantada compartilhou sua experiência pessoal para reforçar a importância do tema. “Sou prova viva da doação. Estou aqui hoje porque uma família disse sim para mim e me doou um rim. São mais de 70 mil pessoas no Brasil aguardando por um órgão, seja rim, coração, fígado, pulmão, córnea, entre outros”, destacou.

Segundo Erana, ainda existe muito estigma em torno da doação. No Rio Grande do Norte, 70% das famílias negam autorização por não compreenderem o processo. “Muitos pensam que o corpo do ente querido ficará deformado, mas não é assim. O fundamental é avisar a família sobre o desejo de ser doador”, explicou.

Ela reforçou que a Câmara Municipal tem papel essencial na difusão do tema, por ser a casa do povo, e concluiu pedindo maior engajamento social e político para fortalecer a campanha. “No Brasil já existe lei sobre a doação de órgãos, mas Mossoró é pioneira ao aprovar legislação que incentiva o debate nas escolas. Precisamos valorizar e expandir essa iniciativa”, disse.