Tribuna Popular: Jovem cobra estratégias para uma Mossoró sustentável

por Amanda Santana Balbi publicado 10/11/2021 12h46, última modificação 10/11/2021 12h46
Estudante reivindicou plantio de árvores e incentivo a transportes menos poluentes
Tribuna Popular: Jovem cobra estratégias para uma Mossoró sustentável

Estudante Heloíse Almeida na Tribuna Popular. Foto: Edilberto Barros/CMM

A jovem estudante Heloise Almeida ocupou a Tribuna Popular, na sessão ordinária desta quarta-feira, 10, para pedir aos vereadores da Câmara e à Prefeitura de Mossoró estratégias para uma Mossoró mais sustentável. No pronunciamento, a estudante afirmou que, se nada for feito, estudos comprovam que em 50 anos a temperatura poderá subir três graus.

Como estratégia para evitar o aquecimento de Mossoró, Heloísa listou ações como um programa de arborização da cidade, coleta e reciclagem do lixo, estratégias para o trânsito de Mossoró como a viabilização de ciclovias e transporte público para todos.

“Uma cidade sustentável também significa maior qualidade de vida para o mossoroense. Não temos mobilidade para os ciclistas, o transporte público não é acessível a todos os bairros e precisamos rever a gestão de resíduos sólidos, que hoje é feita através de aterro. O aterro do lixo é um dos maiores causadores da emissão de gases que causam o efeito estufa”, explicou a jovem.

Um novo plano diretor pensado através do diálogo com a população e movimentos sociais, com ampliação das áreas verdes e incentivo aos telhados verdes nas novas construções, também foi apontado como uma das soluções para melhorar Mossoró.

Os vereadores se colocaram a disposição para debater e procurar soluções que preservem o meio ambiente na cidade. “Temos em andamento o Mossoró Verde, com o plantio de árvores frutíferas em toda a cidade. Acredito que esse assunto é muito pertinente e nós aqui dessa casa vamos acompanhar de perto o crescimento da cidade e o que ela precisa em relação ao plano diretor”, afirmou o vereador Lawrence Amorim (SD).

“Em um momento em que o mundo discute questões ambientais, temos um Governo Federal que fecha os olhos para o desmatamento. Ver o empenho de jovens em lutar pelo meio ambiente é muito bom. E vamos apoiar essa luta tão importante”, garantiu a vereadora Marleide Cunha.