Tribuna Popular: Mães atípicas da zona rural fundam associação e agradecem apoio da Câmara Municipal e Prefeitura

por Amanda Santana Balbi publicado 20/05/2025 11h20, última modificação 20/05/2025 13h39
Tribuna Popular: Mães atípicas da zona rural fundam associação e agradecem apoio da Câmara Municipal e Prefeitura

Fundadoras da APMAM. Foto: Cláudio Júnior/CMM

A Câmara Municipal de Mossoró recebeu, na sessão ordinária desta terça-feira (20), o pronunciamento de Claudimara de Oliveira Silva, conhecida como Mara da Maisa, mãe atípica. Em sua fala, ela anunciou a fundação da APMAM – Associação de Pais e Mães Atípicas da Maisa e Região, que será oficializada ainda hoje, em cartório. E agradeceu o apoio do legislativo mossoroense e da Prefeitura de Mossoró nas demandas de mães atípicas.

Mara explicou que a iniciativa da associação representa um marco para a inclusão de pessoas atípicas na zona rural do município. A região da Maisa é composta por 14 polos adjacentes, somando uma das maiores comunidades rurais de Mossoró.

“Essa associação nasce do amor, da luta e da esperança de famílias que enfrentam diariamente muitos desafios para garantir os direitos de seus filhos. Estamos nos organizando para lutar por políticas públicas, promover ações educativas, eventos inclusivos e buscar parcerias com a educação e a assistência social”, destacou Mara.

Reconhecimento e agradecimento

A nova associação já inicia sua atuação agradecendo a aprovação recente, pela Câmara Municipal, de um projeto da Prefeitura de Mossoró voltado à contratação de auxiliares de sala de aula para crianças atípicas. “Foi um grande passo. Sabemos que não vão colocar qualquer pessoa para cuidar de nossas crianças. Isso faz toda a diferença”, afirmou Camila, vice-presidente da APMAM.

Camila também destacou o espaço dado pela Câmara Municipal e Prefeitura. “Temos certeza que podemos contar com vocês. Pela primeira vez estamos encontrando as portas abertas na Prefeitura, com os vereadores e com a primeira dama.  Um diferencial que nunca tínhamos visto antes. Vocês estão nos recebendo e apoiando nossa causa”, declarou.

Por fim, Mara fez um convite à Casa Legislativa: “Quem quiser conhecer a nossa realidade, visitar a Maisa e ajudar a trazer as demandas para o centro do debate, será muito bem-vindo. Nós estamos de portas abertas”.

”.