Tribuna Popular: Médica destaca 10 anos de UTI Pediátrica

por Alessandro Dantas publicado 04/04/2023 12h16, última modificação 04/04/2023 12h16
A pediatra Edvis Serafim citou a importância da unidade de atendimento hospitalar
Tribuna Popular: Médica destaca 10 anos de UTI Pediátrica

Médica Edvis Serafim é plantonista na UTI pediátrica em Mossoró (foto: Edilberto Barros/CMM)

Durante o Projeto Tribuna Popular de hoje (04), a médica pediatra plantonista Dra. Edvis Serafim destacou a comemoração dos 10 anos de funcionamento da UTI Pediátrica (UTI-PED) em Mossoró. Segundo Edvis Serafim, a unidade chega a atender cerca de 64 municípios potiguares. 

A médica citou que, antigamente existiam algumas dificuldades no acesso ao sistema de UTI pediátrica no Estado, ressaltando que quando as crianças ficavam em estado grave, apenas quem tinha boa condição financeira conseguia se locomover até outros estados para ser atendido. Segundo ela, a unidade recebe crianças com idade de 28 dias até 13 anos e 11 meses, porém, também atende adolescentes com até 17 anos. 

“A primeira UTI feita no Rio Grande do Norte foi nos anos 90, as crianças quando ficavam graves, quem tinha dinheiro, pegava um avião e ia ao Rio, São Paulo, e as outras morriam. Inicialmente a UTI foi colocada para atender só o município de Mossoró. Porém, os pedidos de vagas vinham de todos os 64 municípios, e a gente, como médico, recebia todos os pacientes”, disse. 

Edvis Serafim exaltou o serviço prestado pela unidade, realçando a redução na taxa de mortalidade infantil, tendo em vista que a abertura do serviço para atender a população do município e as regiões circunvizinhas, diminuiu a necessidade de um deslocamento mais longo para o atendimento dessas pessoas.

“Foi uma grande conquista que nós tivemos, só sabe quem é pediatra, quem é avô, quem é pai, que sabe quando a criança se angustia e precisa de uma assistência. Isso foi uma grande conquista nossa, dos pediatras, nós víamos crianças morrendo na estrada ou ficando sequeladas”, concluiu.