Tribuna Popular: Professora e alunas da rede estadual pedem apoio para representar o estado em eventos científicos nacionais e internacionais
Durante a tribuna popular da sessão ordinária desta quarta-feira (6), a professora Erione Penha da Silva, da rede estadual de ensino, fez um apelo emocionado por mais incentivo à educação e à ciência. Ao lado de duas alunas da Escola Estadual Governador Dix-sept Rosado, ela destacou conquistas e solicitou apoio financeiro para representar o Rio Grande do Norte em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.
A escola foi a única da rede pública estadual do Rio Grande do Norte selecionada para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Olimpíada Brasileira de Foguetes – OBAFOG, que ocorrerá no Rio de Janeiro. Uma das estudantes, do 9º ano, chegou a participar da fase internacional da competição.
A professora Erione também foi selecionada como a única docente potiguar a realizar um curso sobre energia nuclear na Suíça, com embarque previsto para o dia 25 de agosto. No entanto, segundo ela, apesar das tentativas de obter apoio junto à Secretaria Estadual de Educação, até o momento não houve liberação de recursos.
“Nós participamos todos os anos das olimpíadas, muitas vezes sem nenhum tipo de recurso. Vemos promessas, mas não recebemos apoio. Diante de tantas conquistas, viemos aqui buscar oportunidades”, afirmou a professora, visivelmente emocionada.
Ela também mencionou que no dia 14 de setembro viajará novamente ao Rio de Janeiro com as alunas para representar Mossoró na OBA. “Precisamos de incentivo financeiro. A escola pública também pode ser destaque quando recebe apoio”, concluiu.