TV Câmara e EBC formalizam acordo para sinal aberto

por Regy Carte publicado 22/02/2024 17h46, última modificação 22/02/2024 17h46
Hoje (22), técnicos fizeram inspeção e receberam termo de acordo
TV Câmara e EBC formalizam acordo para sinal aberto

Vancarlos Alves, da EBC, e Lawrence Amorim mostram Acordo de Cooperação, com Jório Nogueira e procuradores da Fundação (foto: Edilberto Barros)

A TV Câmara Mossoró e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) formalizam cooperação para entrar no ar o sinal aberto da emissora. Hoje (22), técnicos da EBC fizeram visita técnica na sede da TV, no Centro de Mossoró. Conheceram estúdios e equipamentos, como torre, antena e transmissor.

Realizaram a inspeção o gerente executivo de Planejamento da EBC e da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), Vancarlos Alves, e o coordenador de Sistemas de Radiodifusão da EBC, Leandro Marques.

Eles foram recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim; pelo diretor da Fundação Aldenor Nogueira (mantenedora da TV), Jório Nogueira, e pela procuradoria da Fundação.

Além de realizar a visita técnica, Vancarlos Alves recebeu a via do Acordo de Cooperação, assinada por Lawrence Amorim. Levará o documento a Brasília para assinatura do diretor-presidente da EBC, Jeansley Challes de Lima, e publicação no Diário Oficial da União (DOU).

A previsão é que o termo seja publicado no DOU, próxima semana. Cumprida essa última formalidade, será marcada a data do início da operação da TV Câmara Mossoró em sinal aberto, como afiliada da Rede Nacional de Comunicação Pública.

Fase final

Em 9 de novembro de 2021, por meio da portaria nº 3.703, o Ministério das Comunicações consignou o sinal aberto para a TV Câmara Mossoró. Desde então, vários requisitos têm sido cumpridos, como o licenciamento na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Falta apenas o Acordo de Cooperação, como atestou o gerente executivo de planejamento da EBC e da RNCP, na visita desta quinta-feira à TV Câmara.

“As etapas técnicas e administrativas já foram vencidas e, em breve, toda Mossoró e região poderão conferir em sinal aberto a multiprogramação, que envolve a TV Câmara Mossoró, como canal principal, e o Canal Gov. Canal Educação, Canal Saúde, entre outros”, informou Vancarlos Alves.

O presidente Lawrence Amorim ressaltou o avanço. “Será um legado ao povo de Mossoró, que terá TV Câmara em sinal aberto, com mais acesso à informação, mais transparência da Câmara Municipal e das discussões na Casa, que são de interesse público”, frisa.

No ar há nove anos, A TV Câmara Mossoró opera no sistema a cabo: canal 23.2 da TCM Telecom e no canal 2 da Telecab. Também está disponível no YouTube (canal TV Câmara Mossoró). A emissora transmite sessões e outras atividades da Câmara e dispõe de leque de programas próprios.