Vereador Cabo Tony defende melhoria no serviço de transporte coletivo em Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 24/02/2021 14h35, última modificação 24/02/2021 14h35
Preocupação do vereador cita ampliação para as comunidades rurais
Vereador Cabo Tony defende melhoria no serviço de transporte coletivo em Mossoró

Vereador Cabo Tony Fernandes na sessão ordinária do dia 24 de fevereiro de 2021 - Foto: Edilberto Barros

Um antigo problema enfrentado pela população mossoroense, que ganhou contornos mais graves por conta da pandemia da Covid-19, volta a ser tema de debate e preocupação no plenário da Câmara Municipal de Mossoró – o serviço de transporte coletivo e a questão da mobilidade urbana. O tema foi levantado pelo vereador Cabo Tony Fernandes (Solidariedade) e de pronto ganhou o reforço de, praticamente, toda a casa, com a manifestação de vários vereadores durante a sessão ordinária da quarta-feira, 24.

De acordo com levantamento feito pelo vereador, dado o crescimento dos últimos anos com o surgimento de novos bairros, Mossoró precisaria hoje contar com 21 linhas de transporte coletivo, porém só dispõe de 03 que atendem as regiões dos Abolições, Conjunto Vingt Rosado e o bairro Malvinas. Situação que foge por completo da realidade, deixando vários pontos distantes, por exemplo, da área central da cidade, completamente desassistidos do serviço considerado essencial.

O vereador cobra uma ação concreto do poder público municipal no sentido de resolver, o mais rápido possível, o problema. A empresa que explora o serviço na cidade, através dos seus diretores, disse ao vereador que existe a intenção de oferecer um melhor serviço, porém esbarra nas dificuldades de manutenção da frota. “Hoje, levantamentos comprovam, chega a existir mais passageiros com algum tipo de benefício, como idosos e deficientes, do que pessoas que pagam a passagem e essa situação só agrava o quadro, pois não existem subsídios para cobrir a despesa”, disse o vereador, após contato com a empresa.

O problema se agrava quando se avança para a zona rural do município de Mossoró. “Esse é um setor que também, além do transporte coletivo, sofre com a ausência de outros serviços públicos, como saúde e infraestrutura”, acrescenta Cabo Tony. O pior, reforça ele, é que existem comunidades que ficam distantes algo em torno dos 30 quilômetros do centro urbano e, nem todos possuem condições de pagar um taxi. O vereador afirma que, além dos ônibus, também pensa nos transportes alternativos que prestam importante serviço à população.