Vereador Dr.Cubano faz apelo à doação de sangue e destaca ações para arborização de Mossoró
Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (15), o vereador Doutor Cubano (PSDB) fez um apelo à população de Mossoró para que doem sangue. De acordo com o parlamentar, os estoques do Hemocentro de Mossoró estão praticamente zerados.
“Eu, como presidente da Comissão de Saúde da Câmara, e outros vereadores, fomos no Hemocentro ontem e fizemos essa constatação. Doei sangue ontem e faço esse apelo para que vereadores, assessores e a população que puder doar, vá até o Hemocentro”, disse Dr. Cubano.
Para doar sangue, é necessário atender a alguns requisitos básicos. O doador deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis, enquanto maiores de 60 anos só podem doar se já tiverem feito doação anteriormente. Além disso, é fundamental que o doador esteja descansado, não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação e não tenha feito refeições gordurosas nas 4 horas antes do procedimento. A doação de sangue é segura, rápida e pode salvar vidas, sendo recomendada a cada 3 meses para homens e a cada 4 meses para mulheres.
Campanha da Fraternidade
Dr. Cubano também destacou a participação na reunião inaugural para a criação do Comitê Estratégico de Educação Ambiental para o Oeste Potiguar realizado ontem pela Diocese de Mossoró. A ação faz parte das atividades da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema central “Fraternidade e Ecologia Integral”.
O vereador parabenizou os vereadores e autoridades presentes, como o prefeito Allyson Bezerra (UB), e ressaltou a importância de ações que incentivem o plantio de árvores e a preservação do meio ambiente. “O tema em destaque era o incentivo ao plantio de árvores em Mossoró. Nossa cidade é muito quente, e com plantio de árvores, o clima pode ser amenizado”, explicou.
O parlamentar sugeriu que a Prefeitura de Mossoró apresentasse um Projeto de Lei que concedesse descontos no IPTU aos moradores que plantarem árvores em suas calçadas e residências.