Vereador Francisco Carlos defende lei que beneficia trabalho de educadores físicos nas academias

por Amanda Santana Balbi publicado 14/09/2022 13h47, última modificação 14/09/2022 13h47
Lei proíbe cobrança de taxa a personal trainer que esteja acompanhando cliente em academia

Vereador Professor Francisco Carlos. (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador professor Francisco Carlos (Avante) utilizou a Tribuna, na sessão ordinária de hoje, 14, para informar que donos de academia de ginástica de Mossoró estão questionando na justiça uma lei municipal que garante o acompanhamento de profissionais de educação física aos clientes nas academias sem pagamento de taxas.

O vereador explicou que há alguns anos, uma lei municipal de autoria do então vereador Alex Moacir, foi aprovada. A lei proibia as academias de Mossoró de realizarem uma prática comum que é a cobrança de taxa aos educadores físicos (personal trainer) que acompanham os clientes nos estabelecimentos. Mesmo não utilizando os equipamentos da academia e apenas acompanhando seus clientes nas orientações da execução dos exercícios, estes profissionais muitas vezes eram cobrados.

Francisco Carlos defendeu que a cobrança é injusta e que afeta tanto a vida dos profissionais de educação física como dos clientes que os contratam. “Uma cobrança que onera o trabalho destes profissionais que nada estão fazendo além de orientar os clientes nas academias”, explicou.

O vereador reforçou que é necessário união entre os vereadores  e a Prefeitura de Mossoró para que caso os donos de academia obtenham êxito na justiça, a Prefeitura, através da procuradoria do município, recorra da decisão.  “E se há algo na lei que precisa ser mudada para que não seja questionada na justiça, nós, como vereadores, podemos nos unir aos educadores físicos e a um corpo jurídico para elaborar um texto mais adequado. O que não podemos é deixar que tanto a população que precisa do serviço como que esses profissionais sejam penalizados com esta cobrança”, disse.

Terceirizados

Ainda durante pronunciamento no grande expediente, o vereador afirmou que recebeu denúncias de que pessoas contratadas por empresas terceirizadas que prestam serviço à Prefeitura de Mossoró estão realizando campanha eleitoral quando deveriam estar em horário de trabalho. Francisco Carlos solicitou urgência na apuração e destacou que a prática é ilegal.

Assistentes sociais

Francisco Carlos finalizou o pronunciamento demonstrando apoio a luta dos assistentes sociais que estiveram na Câmara, na manhã de hoje, solicitando audiência pública para debater um plano de cargos e carreiras para a categoria e a realização de concurso público. O vereador destacou também que, quando foi secretário municipal em Mossoró, ocorreu a contratação de muitos profissionais assistentes sociais, além da criação dos Centros Regionais de Assistência Social do município.