Vereador Francisco Carlos defende que investimentos em escolas estaduais sejam discutidos com a comunidade

por Amanda Santana Balbi publicado 10/08/2021 18h42, última modificação 10/08/2021 18h42
Vereador propôs debate sobre criação de novas escolas técnicas ou o investimento nas estruturas já existentes para atender essa finalidade

Vereador Francisco Carlos defende investimentos em escolas estaduais. Foto: Ediberto Barros/CMM

O vereador professor Francisco Carlos (PP) falou sobre a importância do anúncio de investimento de 400 milhões de reais pelo Governo do Estado, na sua rede de ensino, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 10. Algo muito positivo, disse. O vereador questionou, contudo, a pertinência da construção de doze escolas técnicas em todo o estado, seguindo o modelo dos Institutos Federais.

O parlamentar relembrou as escolas estaduais da época em que era estudante. “Escolas foram construídas com a vocação para o ensino técnico e profissionalizante, contando com oficinas e laboratórios, há exemplo, em Mossoró, das escolas estaduais Prof. Eliseu Viana e Abel Freira Coelho. Além dessas, mais recentemente, foi instalada uma escola técnica no Conj. Walfredo Gurgel. Hoje em dia, elas estão deterioradas ou funcionando abaixo da sua capacidade, sendo necessário contratar e capacitar docentes, adquirir equipamentos e adquirir insumos com regularidade. "Porque não utilizarmos os recursos financeiros disponíveis para recuperarmos os bons tempos das escolas estaduais?”, disse.

Francisco Carlos afirmou, ainda, que não é contra as novas escolas anunciadas pela governadora Fátima Bezerra (PT). “Fico preocupado, apenas, com a possiblidade de onerarmos ainda mais a rede pública, comprometendo o futuro dessas escolas. Vejam o caso dos dois CAICs e várias escolas estudais em Mossoró. No estado, são quase 600 escolas para serem mantidas, restauradas ou reformadas. Podemos atender os desafios do presente, de forma mais barata, rápida e eficiente, mantendo e melhorando a estrutura das instituições de ensino que já temos, evitando uma precarização ainda maior da rede, reforçou, propondo que a Câmara Municipal realize um debate sobre esse tema.