Vereador Isaac da Casca destaca a importância da Cajucultura e da Segurança no Trânsito em Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 17/10/2023 12h23, última modificação 17/10/2023 12h23
Vereador defendeu políticas públicas para cajucultura e blitz educativas para trânsito

Vereador Isaac da Casca. Foto: Edilberto Barros.

Na sessão ordinária de hoje, 17, o vereador Isaac da Casca (MDB), membro ativo da Câmara Municipal de Mossoró, ressaltou a relevância de dois temas importantes para o desenvolvimento de Mossoró e do Rio Grande do Norte: a cajucultura e a Segurança no Trânsito.

Isaac da Casca destacou que a cajucultura é uma cadeia produtiva fundamental que movimenta mais de 100 milhões de reais por ano no estado do Rio Grande do Norte, de acordo com dados da Embrapa. Ele enfatizou que essa indústria demanda incentivos do poder público, uma vez que mais de 20 mil famílias no estado retiram seu sustento dessa atividade.

“A cajucultura não apenas sustenta agricultores, mas também movimenta o setor de peças, tratoristas, coletadores de castanha, processadores de polpa e, em última análise, beneficia toda a economia local”, destacou.

O vereador ressaltou que o Brasil possui mais de 426 mil hectares de cajueiros plantados, sendo que 99,7% deles estão na região nordeste, e 21% no Rio Grande do Norte. “O Ceará é o maior produtor de castanha de caju no Brasil. O RN pode desenvolver mais a cajucultura, aproveitando o clima propício e terras produtivas”, disse.  Ele mencionou a distribuição de mudas de cajueiro pela Secretaria Municipal de Agricultura como um ponto importante para o desenvolvimento da atividade na cidade de Mossoró, mas enfatizou a necessidade de mais incentivos para os pequenos agricultores, tanto por parte do município, como por parte do Governo do Estado. “Precisamos de políticas públicas voltadas para o setor e união dos políticos para o crescimento da cajucultura no RN”, finalizou.

Segurança no Trânsito

O vereador também abordou a questão da segurança no trânsito em Mossoró, afirmando que o aumento do desenvolvimento da cidade resultou em mais asfalto nas ruas e, consequentemente, em uma maior mobilidade. No entanto, ele expressou sua preocupação com a violência no trânsito e os frequentes acidentes.

Isaac da Casca cobrou da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade a implantação de uma sinalização adequada, tanto vertical como horizontal, nas vias públicas. Ele salientou a necessidade de educação no trânsito para a população e sugeriu a realização de blitz educativas como parte de uma estratégia mais ampla para promover a segurança no trânsito na cidade.