Vereador Lamarque defende a bandeira do emprego e renda

por Sérgio Oliveira publicado 19/05/2021 12h45, última modificação 19/05/2021 12h45
Espaços públicos não utilizados por particulares precisam ser devolvidos
 Vereador Lamarque defende a bandeira do emprego e renda

Vereador Lamarque Oliveira na sessão ordinária desta quarta-feira, 19 de maio. Foto: Edilberto Barros

Com sua atuação na Câmara Municipal de Mossoró voltada, basicamente, para o setor do emprego e renda, o vereador Lamarque Oliveira (PSC), voltou a utilizar o espaço na tribuna da casa, durante sessão de deliberação remota, nesta quarta-feira, 19, para falar sobre o tema. Mostrando-se preocupado com o desemprego no período de pandemia da Covid-19, Lamarque convocou os demais vereadores para somar forças nessa luta.

Entende Lamarque Oliveira que sozinho pode não conseguir muito, porém com a união dos 23 vereadores será bem mais fácil atrair empresas que queiram investir em Mossoró. “Isso pode ser feito até no conhecimento pessoal de cada um. Quem conhecer algum empresário converse com ele e chame para somar em nossa cidade, pois o prefeito Allyson tem se mostrado aberto para garantir o incentivo necessário”, comentou.

Lembrou Lamarque que os diferentes setores que fomentam a economia da cidade podem ser organizados em espaços específicos. O vereador defende a instalação dos artesãos no polo moveleiro, além da destinação do polo da saúde e polo industrial. “Não sou gerador de empregos assim como os demais vereadores, peço calma à população que liga pedindo emprego, nossa missão é buscar as alternativas”, explicou. Ele cita como exemplo o trabalho do vereador Zé Peixeiro com o campo do Peixeirão e sua luta por um espaço exclusivo para o Mercado do Peixe em Mossoró. Por sua vez, Lamarque Oliveira disse que continua visitando cooperativas e algumas estão vindo se instalar em Mossoró.

Para facilitar a chegada das cooperativas, o vereador reforça o pedido para diminuir de dois anos para seis meses o período de reconhecimento. Lembra ele que as Cooperativas e Casas de Apoio desenvolvem um trabalho imediato, porém a burocracia atrapalha. Outra questão diz respeito ao Polo Industrial I, que vem sendo fiscalizado pelo vereador. Em seus levantamentos, Lamarque descobriu que 40% do terreno pertence apenas a um empresário. Para tentar corrigir essa situação, ele entrou com um requerimento pedindo a devolução do espaço ao domínio público, em relação aos terrenos que não estão sendo utilizados.

Confeiteiros

Outra proposta do vereador Lamarque em favor do emprego e renda é o Projeto do Pão Vitaminado. Em contato com panificadores, o vereador tomou conhecimento da falta de profissionais qualificados no setor de confeitaria em Mossoró. Para atender a essa demanda, o parlamentar propõe que a prefeitura possa promover um curso específico para confeiteiros. O setor hoje, se tivesse profissional qualificado, aproveitaria algo em torno de 200 confeiteiros.  O mercado tem espaço. “Peço apoio para votação e aprovação do Projeto Pão Vitaminado, que também irá aproveitar os produtos oriundos da agricultura familiar”, acrescentou Lamarque, afirmando que sua proposta promoverá uma cadeia de geração de emprego e renda.