Vereador Ozaniel lança nota de apoio aos profissionais da saúde no combate ao Covid-19

por Sérgio Oliveira publicado 30/06/2020 13h19, última modificação 30/06/2020 13h19
Ozaniel destaca que os profissionais arriscam a própria vida em defesa da vida de um desconhecido

Vereador Ozaniel Mesquita durante sessão ordinária do dia 30 de junho. Foto: Edilberto Barros

Destacando a importância do trabalhado realizado pelos profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, técnicos entre outros) o vereador Ozaniel Mesquita (DEM) resolveu homenagear a luta de todos no combate a pandemia do novo coronavírus. Entende o vereador que as homenagens que acontecem ao redor do mundo são justas a todos que salvam vidas, e que fazem tudo em favor de um desconhecido nos hospitais, colocando em risco as suas próprias vidas.

Na íntegra, a nota de homenagem lida pelo vereador Ozaniel Mesquita na sessão da Câmara Municipal de Mossoró na terça-feira, 30 de junho.

O mundo inteiro sofre diante da pandemia que enfrenta, ruas vazias, corações aflitos, famílias desesperadas, sonhos destruídos, enquanto se trava uma batalha silenciosa contra o novo coronavírus.

Em toda essa luta, há um front que merece ser lembrado por sua coragem, eficiência e importância: os profissionais da saúde. Os tempos são duros e ser um profissional da saúde é hoje, mais do que nunca, uma contribuição para humanidade e para a vida, pois ele que dá o melhor de si, todos os dias, em prol da saúde de um desconhecido, muitas vezes perdendo horas de sono, às vezes até mesmo afastado de sua família.

Em reconhecimento à importância deste profissional, em um momento tão delicado da história da humanidade, muitas homenagens tem acontecido ao redor do mundo, como manifestações que fizeram milhares de pessoas fossem até suas janelas e varandas para aplaudir aqueles que estão salvando vidas nos hospitais e colocando a sua própria vida em risco.

Durante as grandes epidemias, em que o surto de uma doença extremamente infecciosa gera uma pandemia que afeta e ameaça a vida de milhares de pessoas, o papel dos profissionais da saúde, em épocas como a nossa, torna-se sumamente importante.

Em tempos como esse, em que nos somos obrigados forçosamente viver, época de grande perigo e consternação, os profissionais da saúde são os primeiros a serem expostos, porque sua vocação é atuar nas fronteiras, lá onde a vida encontra-se em ameaça e os rostos humanos expressam medo e dor.

É diante desse olhar sofrido do outro que médicos, enfermeiros e demais profissionais, ouvem o apelo mais profundo da humanidade, na sua hora mais verdadeira, porque mais frágil.

É diante desse momento definitivo, diante do olhar do rosto de seus pacientes, isolados e sozinhos em um leito, que tais profissionais realizam a sua vocação para o cuidado. Cuidar é se responsabilizar pelos outros, cumprindo a faculdade, a disposição para com o outro, ofício especializado nas casas da dor e nos fundos do silêncio, lá onde há choro e desespero, e onde poucos de nós gostaríamos ou teríamos coragem de estar.

Por isso, que tais profissionais precisam ser reverenciados. Nas suas mãos, todos nós entregamos o que nos é mais caro, a nossa própria vida. Por isso, toda política de estado deve incentivar esse reconhecimento e favorecer essa confiança, a fim de contribuir para que o conhecimento, teórico e prático, seja incrementado, com verbas, oportunidades, salários adequados e, sobretudo, deferência e consideração. Afinal, a ação dos profissionais da saúde é uma arte baseada na ciência, uma arte cujo objeto é a cura.

É hora, principalmente agora, de homenagear os profissionais da saúde, verdadeiros heróis de uma guerra implacável. As cenas dessas pessoas dedicadas e, na maior parte, anônima, por trás de suas máscaras e aventais, rodam o mundo que, atônito, compartilha com eles o mesmo drama. Cansados e, quase sempre, atuando em cenários devastadores, onde falta quase tudo, essa gente se arrisca em sua vocação especial, que inspira e celebra o que nós humanos, temos de melhor: a capacidade de se compadecer diante da dor alheia.

Nessa época sombria, a nossa esperança é que sabemos que, em caso de necessidade, eles estarão lá, à nossa espera. O reconhecimento da função social desses agentes é fundamental, para que eles façam o seu melhor para todos e, portanto, devem ser valorizados e reconhecidos a todo tempo.

Queremos assim, homenagear publicamente a topos os profissionais de saúde, em especial, a todos que atuam em todas as frentes em nossa cidade, para os quais queremos direcionar nossas ações, voltadas para a sua valorização profissional e para o reconhecimento do trabalho que executam.

Vereador Ozaniel Mesquita (DEM)