Vereador Petras denuncia omissão do Governo do Estado na distribuição de bolsas de colostomia
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 25 de junho, o vereador Petras (PSD) fez um pronunciamento em defesa das pessoas ostomizadas em Mossoró. O parlamentar relatou uma visita realizada à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), onde participou de uma reunião com um grupo de cidadãos ostomizados, que compartilharam relatos sobre as dificuldades enfrentadas diante da falta de fornecimento das bolsas de colostomia por parte do Governo do Estado.
“Essas pessoas já enfrentam desafios físicos e emocionais. E, além disso, ainda convivem com a ausência de algo tão essencial quanto as bolsas de colostomia. É desumano”, afirmou Petras.
O vereador mencionou o caso de David Guilherme, um jovem ostomizado desde a infância, que gravou um vídeo denunciando a situação. Segundo Petras, a falta do fornecimento tem levado pessoas a improvisarem com sacolas plásticas, colocando em risco sua saúde, segurança e dignidade. “Há mais de dois meses as bolsas de colostomia estão em falta. E há anos as bolsas específicas, fundamentais para quem sofre com alergias e infecções causadas pelas tradicionais, não são entregues”, explicou.
Petras questionou como essas pessoas podem se sentir seguras para frequentar ambientes públicos diante dessa realidade. “Imagina o medo que essas pessoas sentem de sair de casa, frequentar um ônibus, ir a um hospital, a uma repartição pública, usando bolsas improvisadas?”, alertou.
O parlamentar reforçou a urgência de providências por parte do Governo do Estado e cobrou uma resposta imediata às demandas apresentadas pelas pessoas ostomizadas. “Precisamos garantir assistência adequada e permanente para essas pessoas. Não podemos permitir que continuem sendo invisibilizadas”, concluiu.