Vereador Petras destaca necessidade de ampliação de políticas públicas para pessoas com deficiência com base em dados do Censo
O vereador Petras Vinícius (PSD) destacou, em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (4), a importância da utilização de dados oficiais para a formulação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
O parlamentar relembrou reunião realizada em 2018 com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na qual cobrou a realização de um levantamento que possibilitasse conhecer o quantitativo de pessoas com deficiência no Estado do Rio Grande do Norte, especialmente em Mossoró.
“Essa é a nossa missão de vida. Defendemos, todos os dias, políticas públicas baseadas em dados concretos. Sem essas informações, as ações ficam no campo do achismo. Por isso, sempre defendemos um censo que nos desse essa noção real”, afirmou Petras.
De acordo com dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE, o Rio Grande do Norte possui a 5ª maior taxa de pessoas com deficiência entre os estados brasileiros. Conforme o levantamento, mais de 285 mil potiguares possuem algum tipo de deficiência, o que representa 8,8% da população, percentual superior à média nacional.
Em Mossoró, os dados revelam um percentual ainda maior: 9,1% da população mossoroense vive com alguma deficiência, o que corresponde a aproximadamente 23.425 pessoas. A cidade ocupa a segunda colocação no Estado, ficando atrás apenas de Natal.
Para Petras, os números reforçam a necessidade de fortalecer as políticas públicas para esse segmento. “Esse é um chamamento para que possamos, enquanto Câmara Municipal, continuar lutando, apresentando indicações, projetos de lei e requerimentos que visem garantir direitos e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência em Mossoró”, concluiu.