Vereador propõe ampliar acesso ao livro para fomentar a leitura em Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 12/06/2022 00h00, última modificação 10/06/2022 11h36
Projeto Leitura na Praça garantirá acesso gratuito aos livros
Vereador propõe ampliar acesso ao livro para fomentar a leitura em Mossoró

Vereador professor Francisco Carlos. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na busca pela disseminação da cultura em Mossoró, especificamente em relação à leitura de maneira simples e contando com a solidariedade de outras pessoas, o vereador Professor Francisco Carlos defende a aprovação do Projeto Leitura na Praça. Em fase de discussão nas comissões temáticas, a ideia é proporcionar a população o acesso a livros gratuitamente em praça pública. Os livros serão guardados em uma geladeira reciclada doada através de parceiros do projeto.

Ainda de acordo com a proposta os livros ficarão à disposição da população, podendo pegar emprestado e devolver ao termino da leitura, para que os outros possam usufruir dos livros que ali se encontram. “A própria população poderá fazer doações de livros que não lhes são uteis”, acrescenta o professor. Educadores entendem que a leitura é composta por três pilares: família, escola e biblioteca. Em cima desta tríade, o presente projeto tem por finalidade, popularizar e acima de tudo, democratizar o acesso à leitura, permitindo assim que qualquer pessoa tenha o prazer da leitura.

A justificativa para a apresentação do projeto tem sua base em avaliações feitas por profissionais da área. Como por exemplo, de acordo com educadores, o hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem das crianças. Portanto, a iniciativa em questão, explica o vereador, cumpre essa função de estimular e promover a leitura entre os munícipes.