Vereador registra o avanço de 20 cidades livres da mosca da fruta no RN

por Sérgio Oliveira publicado 12/05/2021 14h53, última modificação 12/05/2021 14h53
Morador da zona rural, Marckuty da Maísa comemora esse avanço para a economia
Vereador registra o avanço de 20 cidades livres da mosca da fruta no RN

Vereador Marckuty. Foto: Edilberto Barros/CMM

O avanço do Rio Grande do Norte, que agora conta com 20 municípios livres da mosca da fruta, foi motivo de registro e comemoração pelo vereador Marckuty da Maísa (Solidariedade), durante a sessão desta quarta-feira, 12, na Câmara Municipal de Mossoró. Residente na zona rural, Marckuty sabe da importância que esse avanço representa para essa área que produz os frutos que alimentam as grandes cidades do Brasil e do mundo.

“Essa é uma conquista do segmento da fruticultura, que assim poderá comercializar seus produtos sem a desconfiança dos compradores, principalmente de outros países para os quais esses produtos saem do Rio Grande Norte para exportação”, destacou. O RN livre da mosca da fruta, reforçou o vereador, atende às exigências dos países importadores. Entre os envolvidos na luta pelo combate à mosca da fruta, o vereador destacou a participação do empresário Luiz Roberto Barcelo, da empresa Agrícola Famosa, que foi um dos percussores do movimento.

A vereadora Larissa Rosado (PSDB), lembrou que essa é uma luta antiga, e foi uma das principais metas de sua passagem pela Secretaria Estadual de Agricultura. Ela lembrou que as pessoas desconhecem que a mosca branca e a febre aftosa atrapalham na exportação do produto do setor agrícola. Retomando a palavra, o vereador Marckuty informou que o combate à praga deverá aumentar em três vezes mais a venda de produtos como melão, pepino e abóbora, em relação ao que era antes comercializado. Com isso, exemplificou ele, a cidade de Mossoró será uma das principais beneficiadas economicamente.