Vereador Thiago Marques ressalta avanços na educação e destaca novos projetos enviados à Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (9), o vereador Thiago Marques (Solidariedade) destacou a importância das políticas educacionais implementadas em Mossoró e celebrou o envio de três novos projetos de lei pelo Executivo Municipal à Câmara.
O parlamentar iniciou sua fala parabenizando a Mesa Diretora e o presidente da Casa, vereador Genilson Alves (UB), pelo trabalho desenvolvido com a TV Câmara.
“Estamos avançando para que o canal chegue também em sinal aberto em Brasília, o que amplia o alcance e a transparência do nosso trabalho”, afirmou.
Educação como transformação
Thiago Marques ressaltou a transformação que a educação pode proporcionar na vida das pessoas, especialmente de filhos e filhas de famílias humildes. “Tenho muito orgulho de construir, junto com o prefeito Allyson Bezerra e toda a equipe da Educação, projetos que estão revolucionando a cultura do estudo em Mossoró. Hoje, nossas crianças e adolescentes da rede municipal passam a ver o estudo como algo forte, essencial, que faz parte da vida diária. Isso muda perspectivas e gera oportunidades”, declarou.
Ele citou o exemplo de sua própria experiência no IFRN, destacando como o esforço e a dedicação eram valorizados entre os estudantes. “Essa cultura de valorização do estudo que vi lá atrás hoje começa a ser realidade na rede pública municipal, graças às iniciativas que estão sendo implementadas”, acrescentou.
Programas em destaque
O vereador lembrou programas já aprovados, como “Partiu Brasil, de Mossoró para o Mundo”, que permite que estudantes da rede pública viajem pelo país e até para o exterior por meio da educação. “Esse projeto mostra que o aluno não precisa ser filho de alguém importante para ter oportunidades. É a própria educação que abre caminhos”, frisou.
Na ocasião, Thiago enumerou os três novos projetos de lei enviados pelo Poder Executivo:
Programa de Apoio ao Estudante (PAE) – concede incentivo financeiro-educacional na modalidade de bolsa, voltado para permanência e êxito escolar de estudantes do ensino fundamental da rede municipal.
Projeto de Lei Ordinária do Executivo (PLOE) nº 145/2025 – institui o Índice de Porte Escolar (IPE) como critério para classificação das unidades de ensino da rede municipal.
PLOE nº 146/2025 – cria o Programa Investe Escola, voltado para investimentos na melhoria da estrutura e funcionamento das escolas municipais.
Para o vereador, esses projetos consolidam um novo momento da educação no município.
“Estamos revolucionando a cultura do estudo em Mossoró. Os projetos enviados hoje a esta Casa fortalecem ainda mais esse processo e abrem novas perspectivas para os nossos estudantes”, concluiu.