Vereador Tony Fernandes reforça luta dos autistas em Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 30/03/2022 13h05, última modificação 30/03/2022 13h04
Vereador cobrou aplicação de lei que veta fogos com estampido
Vereador Tony Fernandes reforça luta dos autistas em Mossoró

Vereador Tony Fernandes. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador cabo Tony Fernandes (SD), em pronunciamento na sessão ordinária de hoje, 30 de março, reforçou mais uma vez as pautas das pessoas com transtorno do espectro do autismo que residem em Mossoró. O vereador cobrou a sanção e execução de uma lei, de sua autoria, aprovada em 2021, que proíbe o uso de fogos de artifício que produzam barulho.

Tony Fernandes lembrou que está é uma luta antiga dos pais e familiares de pessoas com autismo e que os fogos também prejudicam a saúde de idosos, crianças pequenas, pessoas doentes, com deficiência e até de animais. “Não queremos prejudicar o comerciante, os fogos luminosos continuam liberados, mas é preciso termos consciência de como é prejudicial a muitas famílias os barulhos produzidos por fogos de estampido”, afirmou o vereador.
Carga Horária.

Outra solicitação do vereador em relação aos pais de crianças com autismo é a redução da carga horária daqueles que forem servidores municipais. “O Governo do Estado já aprovou lei semelhante e fazemos um apelo para que o município faça o mesmo”, afirmou. O aumento nos atendimentos do médico neuropediatra também fez parte da solicitação de Tony “A Prefeitura disponibilizou o atendimento depois de anos sem este profissional na rede pública municipal e merece nossa parabenização, mas pedimos que o número seja ampliado”.

O parlamentar finalizou o discurso convidando a população para participar de um ato sobre fogos de artifício, que será realizado hoje pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região (Amor). O evento abrirá a Semana de Conscientização do Autismo e será realizado em parceria com o time de futebol Potiguar, no estádio Nogueirão, às 19h .