Vereadora Marleide cobra informações sobre custos do transporte escolar em ano sem aulas

por Sérgio Oliveira publicado 04/08/2021 12h15, última modificação 04/08/2021 12h14
Valores, mesmo sem aula, ultrapassaram os R$ 100 mil em gastos

Vereadora Marleide Cunha cobra informações sobre gastos com transporte escolar em ano de pandemia. Foto: Edilberto Barros/CMM

Abordando o tema do Controle Social, no trabalho de fiscalizar o erário (dinheiro público), a vereadora Marleide Cunha (PT) questionou os valores gastos com o transporte escolar em um ano no qual as aulas foram suspensas, durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 04. Integrante do Conselho Fiscal do Fundeb, ela disse que vai exercer o seu direito de fiscalizar. No momento, o conselho avalia os valores que foram investidos nos anos de 2020 e 2021, lembrando que, por causa da Covid-19, as aulas no ano passado só aconteceram até o dia 17 de março de forma presencial, quando era preciso utilizar o transporte escolar.

O que causou surpresa a vereadora foi o fato de que, mesmo não acontecendo aulas presenciais, ou seja, não foi utilizado o transporte escolar para os alunos, foram gastos R$ 165 mil no setor. Como o conselho não tem o poder de Tribunal de Contas, apenas fiscaliza e acompanha os recursos que precisam voltar para a população em forma de benefícios, seus integrantes querem saber quem pagou e quem recebeu tamanha soma. “São recursos federais e precisamos analisar todas as contas e cobrar explicações”, argumentou Marleide Cunha.

A vereadora segue com seus questionamentos, querendo entender como justificar despesas no ano inteiro em contas pagas a partir de setembro. Foram gatos, somente com pneus do transporte escolar, mais de R$ 90 mil, quando não havia aula. Com peças, o gasto foi de R$ 49 mil. Entende Marleide que é imprescindível saber quem comprou e para onde foi todo esse material. Em relação ao ano de 2021, o Conselho do Fundeb ainda não tem essas informações. Marleide reforça o detalhe de que esse conselho tem o papel de controle social de analisar e questionar.

Ela também reforçou a informação de que os valores gastos são recursos federais e é preciso saber o destino dos R$ 165 mil gastos com transporte escolar em um ano que não houve aula. “É fundamental que a população tenha conhecimento, pois nós sabemos da deficiência do transporte escolar com o uso de carros velhos”, acrescentou.

A vereadora informou que apresentou um Requerimento solicitando informações sobre os contratos do ano passado, além dos informes em relação ao ano em curso. De acordo com Marleide Cunha, a dúvida é como aconteceu esse gasto com transporte escolar se não teve aula. Ela concluiu dizendo que dinheiro público é dinheiro do povo e é o seu papel como vereadora fiscalizar.