Vereadora Marleide Cunha defende ações para melhoria no atendimento a pessoas com autismo

por Amanda Santana Balbi publicado 02/04/2025 14h23, última modificação 02/04/2025 14h23
Vereadora Marleide Cunha defende ações para melhoria no atendimento a pessoas com autismo

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Cláudio Júnior/CMM

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 02 de abril, a vereadora Marleide Cunha (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Mossoró para destacar a importância do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado na mesma data. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a data visa combater discriminação e preconceito contra pessoas autistas e promover a reflexão sobre suas capacidades, desafios e direitos.


A vereadora ressaltou que, embora o autismo seja um assunto amplamente discutido, ainda há muito a ser feito, especialmente no que tange à inclusão social e à oferta de terapias adequadas. “É um tema relevante para a sociedade. Crianças autistas precisam de terapias efetivas, que atendam às suas necessidades individuais, para que possam desenvolver suas competências e habilidades”, afirmou Marleide Cunha.
Emendas


A parlamentar pediu esclarecimento da Prefeitura de Mossoró sobre as emendas da Lei Orçamentária Anual (LOA) destinadas ao desenvolvimento de diagnóstico e terapias para crianças autistas. A vereadora relatou que, todos os anos, destina R$ 100 mil em emendas para esse propósito, mas a maioria delas é considerada inapta. "Isso não pode continuar acontecendo. Precisamos defender essas emendas, já que elas são essenciais para o apoio às crianças autistas", destacou. Marleide cobrou maior transparência da Prefeitura sobre o processo de análise e aprovação das emendas.