Vereadora Marleide Cunha destaca ações em defesa da causa animal em Mossoró
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (29), a vereadora Marleide Cunha (PT) destacou a importância da causa animal, que esteve em evidência no último fim de semana em Mossoró. A parlamentar mencionou dois acontecimentos que movimentaram o debate sobre políticas públicas de proteção animal no município.
O primeiro foi uma audiência pública realizada na sexta-feira (26), convocada pela 3ª Vara de Execuções Penais de Mossoró. O encontro reuniu representantes do poder público, entidades e sociedade civil para discutir propostas de políticas públicas voltadas aos animais, com foco no aproveitamento da mão de obra de pessoas privadas de liberdade em ações de cuidado e proteção animal. “Foi um momento importante para pensar formas de unir reintegração social e bem-estar animal. Um grupo de estudos foi formado para aprofundar essa pauta”, explicou Marleide.
O segundo ponto levantado pela vereadora foi a denúncia de maus-tratos contra um cão em uma universidade privada da cidade, envolvendo um médico veterinário. A parlamentar informou que a Comissão de Meio Ambiente, Mudança Climática e Proteção Animal da Câmara Municipal de Mossoró já deliberou sobre o caso e encaminhará ofícios às instituições envolvidas.
“É um caso grave, que precisa ser investigado com seriedade. A crueldade contra os animais não pode ser naturalizada. Estamos produzindo ofícios para a OAB, Ministério Público, universidade, clínica veterinária e todos os responsáveis que possam contribuir com o esclarecimento dos fatos e a responsabilização dos envolvidos”, afirmou.
Recursos
Marleide Cunha ainda comentou sobre o remanejamento de recursos públicos realizado pela Prefeitura de Mossoró através da Lei Orçamentária Anual. “Fiquei preocupada, a Prefeitura de Mossoró retirou do orçamento da assistência social 13 milhões de reais. Vai impactar as ações voltadas para a parcela da população mais carente", disse.
Ao final, Marleide Cunha também fez uma reflexão sobre o papel dos vereadores e vereadoras na elaboração de políticas públicas. “É importante que a população compreenda o que é fazer política. Nosso papel nesta Casa é promover debates, apresentar propostas e fiscalizar para que os direitos, inclusive dos animais, sejam respeitados”, concluiu.