Vereadora Marleide Cunha propõe criação do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 09/07/2025 14h09, última modificação 09/07/2025 14h09
Vereadora Marleide Cunha propõe criação do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Mossoró

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Cláudio Júnior/CMM

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou, nesta quarta-feira (09), o regime de urgência para votação do projeto de resolução que cria o Parlamento Jovem, iniciativa da vereadora Marleide Cunha (PT). O objetivo é promover entre estudantes de 12 a 16 anos a vivência prática do processo democrático e a valorização da participação cidadã.

Durante a apresentação do projeto, Marleide destacou que a proposta busca aproximar os jovens da política e despertar o interesse por temas de relevância social. “A política faz parte da vida das pessoas. Precisamos proporcionar uma vivência pedagógica para que nossa juventude compreenda a importância da participação ativa e responsável na construção da sociedade”, afirmou.

De acordo com o texto, cada escola participante escolherá um estudante para atuar como “vereador jovem”, representando temas como educação, cultura, saúde e esporte. Os alunos deverão simular a atuação parlamentar e, inclusive, filiar-se simbolicamente a partidos temáticos, como “partido da cultura”, “partido da educação”, entre outros.

A mesa diretora da Câmara será responsável por organizar o processo, que terá formato semelhante ao funcionamento legislativo real, proporcionando aos estudantes uma experiência prática e educativa. “O Parlamento Jovem é uma semente para formar cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com a democracia”, concluiu a parlamentar.