Vereadora Marleide denuncia situação de escolas municipais

por Amanda Santana Balbi publicado 08/03/2022 14h02, última modificação 08/03/2022 14h02
Vereadora afirma que situação de muitas escolas é perigosa
Vereadora Marleide denuncia situação de escolas municipais

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Edilberto Barros/CMM

A vereadora Marleide Cunha (PT) denunciou a situação de várias escolas municipais de Mossoró, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 08. De acordo com a parlamentar, em visita às escolas, foi verificado que muitas estruturas estão tão danificadas que trazem risco aos estudantes.

Em uma escola da comunidade Passagem de Pedra, Marleide afirmou que á uma fossa aberta sem sinalização e o portão de ferro e concreto está prestes a cair. “Pode causar um acidente grave e fatal aos estudantes. É uma escola sem estrutura nenhuma para o retorno presencial”.

Abandono

De acordo com Marleide, as escolas ficaram os últimos dois anos em abandono e não receberam o preparo para o retorno das aulas presenciais, ocorrido ontem, 07 de março. “Na escola Alcides Manuel, as janelas estão quebradas. Na Escola José Benjamin, as aulas nem começaram, porque ainda está em reforma e há apenas um trabalhador fazendo os reparos, pois segundo informações, a empresa terceirizada responsável está com o pagamento em atraso”.

Professores

A falta de professores e salas de aula super lotadas também são um grande problema, afirmou Marleide. “Ontem vi uma professora da educação infantil com quatro alunos com necessidades especiais e nenhum auxiliar para ajudar. Crianças com transtorno de hiperatividade ou autismo sem auxílio algum, salas cheias e educadores sozinhos”.

Números

A vereadora explicou que nos últimos dois anos a Prefeitura de Mossoró não investiu o valor exigido pela Constituição Federal na educação pública. “Em 2020, foi investido 20% enquanto o correto é 25%. Não foram feitos os reparos que deveriam ser feitos em 2021, para o retorno das aulas agora. Foi investido em educação apenas 14% do orçamento em relação às outras áreas”.

Piso

Marleide Cunha disse ainda que, apesar de toda a situação citada, os professores estão dando aula, e solicitou que o prefeito Allyson Bezerra garanta o piso estabelecido para a educação. “O salário inicial de um professor com graduação é de 2.995 reais. Isso é o que os professores recebem para enfrentar os problemas na sala de aula e ensinar aos nossos filhos. É preciso valorizar a educação se quisermos transformar a sociedade”, finalizou.