Vereadora Plúvia defende política do cuidado e destaca avanços do Governo Federal em Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 06/05/2025 14h10, última modificação 07/05/2025 14h37
Vereadora Plúvia defende política do cuidado e destaca avanços do Governo Federal em Mossoró

Vereadora Plúvia. Foto: Cláudio Júnior/CMM

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (06), na Câmara Municipal de Mossoró, a vereadora Plúvia (PT) utilizou a tribuna para destacar a importância da criação de uma Política Municipal do Cuidado. A proposta apresentada em formato de projeto de lei por ela, visa valorizar o trabalho de quem cuida de outras pessoas, em especial as mulheres, e segue o exemplo de cidades como Martins e Apodi, que já implementaram iniciativas semelhantes.

"Quero convidar a população, principalmente as mulheres, a acompanhar o debate. É fundamental que Mossoró tenha uma política do cuidado, que reconheça e valorize esse trabalho essencial à vida", afirmou a parlamentar, ao pedir o apoio dos colegas para a aprovação do projeto.

Na mesma ocasião, Plúvia anunciou a apresentação de um projeto de resolução que institui a Medalha Rafael Mossoroense da Glória, em homenagem ao líder do Clube dos Espártacos, grupo abolicionista que atuou em Mossoró. A medalha será destinada a pessoas que se destacam na luta contra o racismo e pela valorização da história negra. “É preciso contar o outro lado da história, aquele que envolve negros, negras e pessoas escravizadas que lutaram pela liberdade”, pontuou.

Também foi apresentado um projeto de lei que prevê isenção de IPTU para imóveis localizados em ruas que não possuem serviços públicos essenciais, como iluminação, pavimentação e coleta de lixo. "Se o serviço não é ofertado, não é justo que o morador pague por ele", argumentou Plúvia.

Críticas e defesa de ações do Governo Federal

Durante o pronunciamento, a vereadora também criticou a Prefeitura, que, segundo ela, se negou a doar um terreno para construção de um Instituto Estadual de Educação Profissional (IERN) no bairro Santo Antônio.

Plúvia também chamou atenção para a situação precária da saúde no município. Ela citou que o Centro de Obesidade de Mossoró está há mais de um ano sem endocrinologista e sem nutricionista, e que na UBS Maria Neide, no bairro Dom Jaime Câmara, moradores chegam às 4h da manhã sem garantia de atendimento. 

Por outro lado, a parlamentar elogiou os investimentos do Governo Lula em Mossoró. Segundo ela, a cidade já recebeu ambulâncias, 19 médicos do programa Mais Médicos, reforço no Farmácia Popular, 55 equipes do Brasil Sorridente, além de recursos federais para a cultura via Lei Paulo Gustavo e PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). “A Prefeitura precisa executar os recursos até junho. Caso contrário, perderemos a segunda parcela”, alertou.