Vereadores reforçam apoio para a construção do Santuário de Santa Luzia

por Amanda Santana Balbi publicado 14/04/2023 14h20, última modificação 14/04/2023 14h21
Audiência pública para debater projeto foi realizada nesta sexta-feira
Vereadores reforçam apoio para a construção do Santuário de Santa Luzia

Audiência pública sobre construção de Santuário de Santa Luzia. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na audiência pública sobre o Santuário de Santa Luzia, realizada nesta sexta-feira, 14, os vereadores de Mossoró reforçaram o apoio à iniciativa do vereador Lawrence Amorim (SD) para a retomada do projeto de construção do santuário em Mossoró.

O vereador Genilson Alves (Pros), que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, destacou a possiblidade de geração de emprego e renda para a cidade. “Na condição de presidente da Frente, tenho que ressaltar como o santuário vai gerar emprego e aquecer a economia”. Genilson ressaltou ainda a união de todos os vereadores e vereadoras na causa. “Vemos que o movimento é apartidário e em prol de Mossoró. E podemos ver esse esforço coletivo observando presença de vereadores de situação e oposição na casa, além de representações de parlamentares da esfera estadual, federal e do Poder Executivo”.

Para o vereador Costinha (MDB), a iniciativa, além de gerar emprego e renda, também fortalece a fé do mossoroense. “Sou católico praticante e vejo como é grande a devoção do povo mossoroense a Santa Luzia. Esse projeto vai ser muito importante para os fies, ”.

As vereadoras Marleide Cunha (PT), Carmem Júlia (MDB) e o vereador Omar Nogueira (Patriota) pontuaram a importância do apoio do prefeito Allyson Bezerra para que o projeto tenha continuidade. “O prefeito de Mossoró precisa se empenhar para a construção do santuário. Precisa ter a determinação necessária para vencer os obstáculos”, explicou Marleide. “Provavelmente neste mandato, o prefeito não conseguira construir o santuário, mas é preciso empenho para que o projeto tenha andamento para as próximas gestões”, reforçou Carmem.

Economia

O professor Levogildo Cavalcante, do Departamento de Economia da UERN, aproveitou a audiência para apresentar um estudo sobre a importância do turismo religioso. De acordo com o professor, a atividade movimenta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. Levogildo ressaltou ainda que é necessário um planejamento para  estruturar a cidade e atrair os turistas, após a conclusão da obra. “Não basta apenas construir, é necessário todo um planejamento e tanto o Departamento de Economia como o Departamento de Turismo da UERN se coloca à disposição para fazer parte deste estudo”, garantiu.

O reforço para a viabilidade do turismo religioso após a conclusão da obra também foi destaque na fala de Michelson Frota, que representou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN e de Marcelo Bilico, gerente de desenvolvimento local do Senac. “Assim como foi feito em Santa Cruz, com a construção do Santuário de Santa Rita, Mossoró também tem total condição de realizar essa obra e vemos aqui que conta com incentivo tanto da iniciativa pública como do apoio da iniciativa privada”, destacou Marcelo.