Vereadores Tony Cabelos e Ozaniel Mesquita tomam posse

por Regy Carte publicado 30/05/2023 11h25, última modificação 30/05/2023 11h25
Eles substituem Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira , cassados pelo TSE
Vereadores Tony Cabelos e Ozaniel Mesquita tomam posse

Ozaniel Mesquita e Tony Fernandes em juramento de posse na sessão desta desta terça-feira, 30 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Os vereadores Antônio José Costa e Silva, "Tony Cabelos" (Progressistas) e Ozaniel Alves de Mesquita (União) tomaram posse, hoje (30), na Câmara Municipal de Mossoró. Eles substituem Naldo Feitosa (PSC) e Lamarque Oliveira (PSC), cujos mandatos foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por irregularidades do PSC no lançamento de candidaturas de mulheres na eleição de 2020.

Parlamentares na legislatura passada (2017/2020), Tony Cabelos e Ozaniel Mesquita obtiveram 2.219 e 1.460 votos, respectivamente, na eleição de 2020 e estavam na suplência. Com a diplomação, sexta-feira (26), assumem como titulares para mandatos de 30 de maio de 2023 a 31 de dezembro de 2024.

Convocados pela Presidência ao plenário, na sessão de hoje, os dois vereadores fizeram juramento de posse na tribuna e, em seguida, foram declarados empossados. Na sequência, a leitura do termo de compromisso e de posse, pela Mesa Diretora, concluiu o ato da posse, e a palavra foi passada aos parlamentares.

Primeiro a falar, Ozaniel agradeceu a Deus e às pessoas que nele votaram em 2020. Homenageou Alberto França, servidor do Samu, falecido, defendeu o piso salarial de enfermagem, a saúde, e conclamou engajamento das mulheres na política. "Vou honrar o mandato de um ano e seis como se estivesse assumindo em 1º de janeiro de 2021", assegurou.

Tony Cabelos, por sua vez, rememorou suas votações (2.375 votos em 2016 e 2.219 em 2020) e atribuiu esse reconhecimento à preocupação e respeito ao povo. "Um simples cabelereiro vereador, representando a população mais humilde", frisou. Pediu aos dirigentes partidários que deem prioridades à mulher na política e concluiu: "Estou aqui para somar".

Em seguida, diversos vereadores deram boas vindas aos novos vereadores. Lideranças políticas foram à Câmara prestigiar a posse. É o caso dos ex-vereadores e vereadoras Aline Couto, Izabel Montenegro, Petras Vinícius, Nogueira de Dodoca e o deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade). "Posse merecida, grande serviço prestado a Mossoró", destacou o parlamentar.