Zé Peixeiro propõe liberação de café e almoço no Barriga Cheia

por Sérgio Oliveira publicado 01/06/2021 13h47, última modificação 01/06/2021 13h47
Proposta do vereador seria para o período de pandemia
Zé Peixeiro propõe liberação de café e almoço no Barriga Cheia

Vereador Zé Peixeiro propõe gratuidade na alimentação fornecida pelos restaurantes populares. Foto: Edilberto Barros

A situação de vulnerabilidade, principalmente dos moradores de rua, que se agravou no período da pandemia da Covid-19, entrou na pauta de debates no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. O tema levantado pelo vereador Zé Peixeiro (PP) tem como objetivo garantir que essas pessoas possam ter acesso à alimentação, no mínimo, duas vezes ao dia. A saída, propõe o edil, seria a liberação do café da manhã e o almoço através dos restaurantes Barriga Cheia existentes na cidade.

Como a estrutura é da jurisdição do governo do Estado, o vereador pediu apoio aos demais vereadores para que essa reivindicação seja levada diretamente à governadora Fátima Bezerra. “A liberação seria através de senhas entregues a essas pessoas que estão passando fome. Acredito que um ou dois reais não irão fazer falta ao governo”, avalia. Zé Peixeiro citou o exemplo do bairro onde reside, Santo Antônio, no qual existe um Barriga Cheia. O vereador afirmou que é procurado, quase que diariamente em sua residência, pelas pessoas com fome e pedindo dinheiro para ir ao restaurante popular.

Trânsito

Durante a sessão da terça-feira, 01, o vereador José Peixeiro tratou de outros assuntos e, entre eles, voltou a citar o grande fluxo de veículos diariamente registrado na Avenida Dix-Neuf Rosado (Leste-Oeste). Diante dos “engarrafamentos” frequentes no trecho para quem se desloca de um lado para o outro da cidade, o vereador propõe a construção da ponte ligando a rua João Cordeiro, nos bairros Santo Antônio e Barrocas, até a BR-110. Essa medida, além de facilitar o fluxo de veículos na Leste-Oeste, também evitaria a passagem de carros pesados que transportam sal a partir da cidade de Areia Branca pela área central de Mossoró.

Dentro do mesmo tema, o vereador também defendeu a construção da estrada do melão, saindo da comunidade rural de Gangorra, em Tibau, até o município de Baraúna, fronteira também com o estado do Ceará. “Além de escoar a fruticultura irrigada, também fomentaria o turismo rural”, lembrou Zé Peixeiro. Ele aproveitou para informar que vem tratando da construção da imagem de Santa Luzia junto a uma empresa especializada e, em breve, apresentará o projeto aos demais vereadores e aos representantes da igreja, também como forma de fortalecer o turismo religioso e rural, já que a proposta original é colocar a imagem na Serra Mossoró.

Direitos Humanos

Atendendo apelo de familiares de detentos que estão cumprindo pena no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, o vereador levantou uma questão grave. Comentou que as famílias estão denunciando o impedimento de visitar seus maridos e filhos. Existem casos, segundo relatos, de detentos que estão doentes sem o direito à medicação, já que estão impedidos de receber a visita dos seus familiares. Até casamentos estão terminando devido à falta de contato. O vereador prometeu às famílias que irá consultar seu advogado e buscar apoio, junto às entidades de defesa dos Direitos Humanos, para saber o que é possível fazer e apurar o que existe de real em toda a situação denunciada.

Outro tema levantado pelo vereador na sessão ordinária da terça-feira, 01, pelo sistema de deliberação remota, diz respeito à proposta de construção do Mercado do Peixe. Segundo Zé Peixeiro, ele ouviu do próprio prefeito Allyson Bezerra (SD) que essa obra será realizada em seu governo e, aproveitando essa disposição, o vereador apresentou a proposta que o mercado fosse edificado no espaço do Clube Aceu (Ipiranga), hoje fechado, no centro da cidade.