Notícias

por Interlegis — publicado 11/02/2021 15h16, última modificação 23/02/2021 16h13
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Em pronunciamento Raério aborda temas que afligem a população mossoroense

por Sérgio Oliveira publicado 18/11/2020 13h40, última modificação 18/11/2020 13h44
Vereador também condena ações de falsos líderes comunitários na campanha e no cotidiano
Em pronunciamento Raério aborda temas que afligem a população mossoroense

Vereador Raério Araújo durante a sessão dessa quarta-feira. Foto: Edilberto Barros

Aproveitando o grande expediente da sessão ordinária da quarta-feira 18, o vereador Raério Araújo (PSD) abordou vários temas que causam aflição e prejuízos à população mossoroense. Ainda vivendo os primeiros dias pós eleições municipais, ele também criticou a ação de falsos líderes comunitários que, segundo ele, não representam nada e ninguém, apenas pensam em seus próprios interesses.

Raério lembrou que é preciso resolver vários problemas de Mossoró, citando a situação de alguns postos de saúde que estão sucateados. “Tem posto com sala de exames sem porta, o que causa constrangimento às pessoas que já chegam ao local com a saúde debilitada”, criticou. Enquanto isso, acrescenta o vereador, pessoas se apresentam como líderes comunitários quando na verdade conhecem todos esses problemas, porém só estão preocupadas em garantir um cargo na prefeitura e denegrir a imagem de pessoas sérias em período eleitoral, como fizeram com ele. Citou ainda a triste situação do uso do carro-pipa para abastecimento de água. Segundo o vereador, quem vota em candidato ligado à situação, recebe a água, caso contrário, vai ficar com sede.

O vereador considerou estranho ouvir pessoas, na própria Câmara, ainda falando na troca de lâmpadas comuns por lâmpadas led. “Milhões foram locados no orçamento que se somaram aos valores arrecadados com a iluminação pública e as lâmpadas não foram trocadas. Aproveito para perguntar para onde mandaram o dinheiro?”, cobrou Raério. Denunciou que Mossoró ainda vive no tempo da energia do pau amarelo e convive com a escuridão, citando o acesso para quem chega em Mossoró pela BR-110 vindo de Areia Branca.

O vereador ainda falou do péssimo atendimento nas agências bancárias da cidade e também da triste situação vivida pelo esporte. No primeiro caso, narrou Raério Araújo, as pessoas enfrentam filas no sol e quando conseguem chegar ao interior da agência não consegue sequer um copo com água, citando como caso mais grave o Banco do Brasil, embora a cena se repita também em outras agências. “Quanto ao esporte é uma vergonha a cidade ter um time disputando o Campeonato Brasileiro e ser obrigado a jogar em outro município”, lembrou o vereador fazendo referência a participação do Potiguar em competição nacional. Raério concluiu reforçando a luta daqueles que defendem a construção do Santuário de Luzia para desenvolver em Mossoró o turismo religioso, além de valorizar as comunidades rurais existentes nas proximidades da Serra Mossoró, local escolhido para o Santuário.  

 

Genilson Alves garante mandato à disposição do povo

por Sérgio Oliveira publicado 18/11/2020 13h40, última modificação 18/11/2020 13h39
Vereador reeleito aponta saída para geração de emprego e renda no município
Genilson Alves garante mandato à disposição do povo

Genilson Alves na sessão dessa quarta-feira (18). FOTO: Edilberto Barros

Reeleito para mais um mandato na Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Genilson Alves (PROS) disse na sessão da terça-feira, 18, que o momento é de agradecer. Falou da confiança que o eleitor mossoroense e o seu partido, o PROS, depositou em seu nome e mais uma vez colocará seu trabalho à disposição da população, repetindo e ampliando as ações realizadas no mandato que vai chegando ao fim. 

Externando o seu sentimento de gratidão, o vereador citou a importância da sua equipe de trabalho que foi incansável em um processo difícil, quando Mossoró bateu recordes em seu número de candidatos. “Apesar das dificuldades fiz uma campanha limpa, sem agredir ou denegrir a imagem de ninguém. Por isso agradeço, por exemplo, aos moradores do bairro Paredões pela forma carinhosa como me recebeu durante a campanha, muito obrigado”, destacou.

O vereador Genilson também fez questão de parabenizar o prefeito eleito, deputado Allyson Bezerra. “Espero que ele possa voltar suas ações para a geração do emprego e renda, diante do quadro de necessidade enfrentado pelo povo mossoroense”, sugeriu. No entendimento de Genilson, Mossoró possui forte potencial econômico no setor de petróleo, fruticultura e também no turismo. Lembrou inclusive o projeto do Santuário de Santa Luzia que pode ser retomado para fomentar o turismo religioso. O vereador finalizou seu pronunciamento reforçando o compromisso de que o povo de Mossoró mais uma vez pode contar com o seu mandato.

Aline Couto presta contas de ações do mandato

por Regy Carte publicado 18/11/2020 13h38, última modificação 18/11/2020 13h38
Vereadora cito lâmpadas de LED e recuperação de estradas
Aline Couto presta contas de ações do mandato

Vereadora Aline Couto faz discurso na sessão desta quarta-feira, 18 (foto: Edilberto Barros/CMM)

A vereadora Aline Couto (PSDB) prestou contas de indicações e requerimentos, de autoria do seu mandato. Sobre o assentamento Paulo Freire, citou início da instalação de lâmpadas de LED e recuperação de estradas de acesso. E, para a localidade Rincão, registrou avanços em iluminação pública e abastecimento de água.

A parlamentar também relatou reivindicação de conserto de esgotos no cruzamento das ruas Alberto Maranhão com João Cordeiro, pleito à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A obra, segundo ela, está em fase de conclusão. Também pediu desobstrução de caixas na Travessa Luiz Colombo.

Eleições

Ainda sobre o resultado da sucessão municipal, Aline Couto parabenizou a prefeita Rosalba Ciarlini pelo trabalho em Mossoró. Também congratulou a eleição do deputado Allyson Bezerra e desejou bom trabalho ao prefeito eleito, que forme boa equipe. “Mossoró não pode parar, como aconteceu na gestão anterior”, alertou.

Mais uma vez, a vereadora não reeleita disse que continuará a trabalhar pelo povo, sem mandato, a partir de janeiro de 2021. “Permanecerei como sempre fui: defendendo a comunidade, as pessoas mais humildes, intermediando soluções no Poder Público”, reafirmou Aline, que está concluindo o primeiro mandato de vereadora.

Alex Moacir faz balanço da eleição municipal

por Regy Carte publicado 18/11/2020 13h37, última modificação 18/11/2020 13h37
Vereador não concorreu à reeleição e fez pronunciamento
Alex Moacir faz balanço da eleição municipal

Vereador Alex Moacir na sessão desta quarta-feira, 18 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara, hoje (18), o vereador Alex Moacir (PP) analisou o resultado da eleição municipal de domingo (15). Lamentou não reeleição de colegas, como os vereadores Petras (Democratas), Ozaniel Mesquita (Democratas), Aline Couto (PSDB), Rondinelli Carlos (PL), Alex do Frango (PV) e Tony Cabelos (PP).

“Infelizmente, nem sempre os mais votados são eleitos à Câmara”, observou o parlamentar, que não concorreu à reeleição. Também parabenizou os vereadores reeleitos: Genilson Alves (Pros), Didi de Arnor (Republicanos), Francisco Carlos (PP), Raério (PSD), Ricardo de Dodoca (PP) e Zé Peixeiro (PP).

Alex Moacir estendeu os cumprimentos às vereadoras Sandra Rosado (PSDB), Izabel Montenegro (MDB) e Maria das Malhas (PSD), que fizeram sucessores – respectivamente, Larissa Rosado (PSDB), Carmem Júlia (MDB) e Lucas das Malhas (MDB). Também desejou boas vindas aos futuros vereadores estreantes (17).

Por fim, lamentou a derrota da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e reconheceu o trabalho dela. “Rosalba fez uma campanha digna. Assumiu a Prefeitura como um vazo quebrado e entregará o Município organizado ao sucessor”, concluiu Alex Moacir, ao acrescentar que continuará a servir ao povo, sem mandato.

Rondinelli Carlos parabeniza prefeito e vereadores eleitos

por Amanda Santana Balbi publicado 18/11/2020 11h34, última modificação 18/11/2020 11h34
Vereador também destacou iluminação de ruas na zona rural
Rondinelli Carlos parabeniza prefeito e vereadores eleitos

Vereador Rondinelli Carlos durante a sessão dessa quarta-feira. Foto: Edilberto Barros

O vereador Rondinelli Carlos (PL) utilizou espaço no pequeno expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (18) para agradecer os votos recebidos na eleição para vereador de Mossoró, ocorrida no último domingo.

Rondinelli também parabenizou os vereadores que foram eleitos e o desejou sorte ao prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). “Desejo que os vereadores e prefeito eleitos pelo povo façam um bom trabalho e que Mossoró continue a se desenvolver nos próximos anos”.

Zona Rural

O vereador finalizou o pronunciamento destacando os trabalhos realizados nos últimos dias em Mossoró, que foram fruto de solicitações do mandato dele como vereador, como a iluminação de um campo de futebol e ruas na zona rural da cidade.

Câmara regulamenta teletrabalho na Casa

por Regy Carte publicado 17/11/2020 13h57, última modificação 17/11/2020 13h57
Legislativo estabelece normas para expediente não presencial
Câmara regulamenta teletrabalho na Casa

Sessão ordinária na Câmara, nesta terça-feira, 17 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Na sessão de hoje (17), o plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou a Resolução 14/2020, que regulamenta teletrabalho (não presencial) na instituição. A norma estabelece condições para a modalidade, em crescimento mundial em razão da Covid-19.

A resolução veda o teletrabalho para servidores com contraindicações por motivo de saúde, constatadas em perícia médica, ou que tenham sofrido penalidade disciplinar. Terão prioridade servidores com deficiência; com filhos, cônjuge ou dependentes com deficiência.

Também gestantes e lactantes; que desenvolvam a maior parte das atividades em trabalhos externos à sede da Câmara, vinculados às suas funções; que demonstrem comprometimento e habilidades de autogerenciamento do tempo e de organização, entre outras condições.

A norma assegura o funcionamento dos setores com atendimento ao público externo e interno; enseja fixação de quantitativo mínimo de dias por ano para o comparecimento do servidor à instituição; estipula metas de desempenho mensais, plano de trabalho e avaliações periódicas.

“A Câmara acompanhará e a capacitará gestores e servidores envolvidos com teletrabalho, sempre que necessário”, informa a presidente da Casa e autora do projeto, Izabel Montenegro, para quem a modalidade adéqua a Câmara à nova realidade do mercado de trabalho.

Homenagens

Também na sessão desta terça-feira, o plenário aprovou revogação de denominação de ruas no loteamento Campo Belo, para resolver problemas de CEP e acesso dos Correios; denominação de Praça do Terço da praça no entroncamento da Avenida Rio Branco com Rua Juvenal Lamartine.

Aprovou ainda Medalha do Mérito Industrial e Comercial Diran Ramos do Amaral da Câmara para Francisco Cândido da Silva, ambos de autoria do vereador Petras Vinícius. Também aprovou indicações e requerimentos. Confira pauta completa (trancada do dia 10), exceto os projetos, analisados por força de requerimentos de regime de urgência: https://bit.ly/3f7mfAg

Gilberto defende revogação de título de persona non grata

por Sérgio Oliveira publicado 17/11/2020 13h48, última modificação 17/11/2020 13h48
Vereador também discorda das afirmações do fim do Partido dos Trabalhadores
Gilberto defende revogação de título de persona non grata

Vereador Gilberto Diógenes na sessão ordinária desta terça-feira. Foto: Edilberto Barros

Tentando corrigir o que ele considera como sendo uma injustiça contra uma pessoa que sempre defendeu a classe trabalhadora, o vereador Gilberto Diógenes (PT) propôs a revogação do projeto que deu o título de persona non grata a sindicalista Marleide Cunha. No mesmo pronunciamento na sessão da terça-feira, 17, do legislativo mossoroense, o representante petista também condenou a fala daqueles que apontam o fim do seu partido com o resultado das últimas eleições. 

Eleita vereadora de Mossoró pelo PT no domingo, 15, a ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró, Marleide Cunha, assumira seu mandato no dia 1º de janeiro de 2021. “E Mossoró e essa Câmara não podem recepcionar uma pessoa com o título de persona non grata, por isso vou apresentar um requerimento pedindo a revogação desse título que é injusto para alguém que defende os direitos dos professores e servidores em geral”, adiantou Gilberto. A vereadora Sandra Rosado (PSDB) lembrou que na época da votação existiu excesso dos dois lados, uma referência as críticas que recebeu em relação aos projetos que eram debatidos na Câmara, entende que é preciso ouvir a voz do povo que elegeu Marleide e, por este motivo, antecipou que votará favorável à proposta de Gilberto.

Eleição 

Em relação aos resultados das urnas na eleição municipal de 2020, o vereador Gilberto Diógenes considerou como inadequada as afirmações de que o PT foi o grande derrotado e caminhava para o seu fim. “O PT herdou a luta dos trabalhadores contra o capitalismo e, enquanto existir alguém mendigando migalhas por esse país, o Partido dos Trabalhadores existirá. Enquanto existir o capitalismo no Brasil, o PT existirá”, afirmou. Fechando sua fala sobre o tema, Gilberto lembrou que o seu partido elegeu em todo país um total de 2.584 vereadores, 189 prefeitos e ainda estará na disputa em 15 cidades no segundo turno das eleições municipais de 2020. Assim, entende Gilberto Diógenes, comete erro aqueles que pensam no fim do PT.

 

 

 

Ozaniel Mesquita agradece votos e parabeniza os eleitos

por Sérgio Oliveira publicado 17/11/2020 13h45, última modificação 17/11/2020 13h45
Vereador diz que sai de cabeça erguida pelo trabalho realizado
Ozaniel Mesquita agradece votos e parabeniza os eleitos

Vereador Ozaniel Mesquita durante sessão ordinária desta terça-feira. Foto: Edilberto Barros

Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Mossoró após o domingo, 15, de eleições, o clima foi de agradecimento pelo sucesso nas urnas ou pela confiança daqueles que receberam o voto, porém não conseguindo renovar o mandato. É o caso do vereador Ozaniel Mesquita do DEM que, mesmo não conseguindo manter sua cadeira no legislativo, manteve a postura de respeitar a vontade do povo.

Consciente de que o resultado positivo ou negativo faz parte do cenário político, Ozaniel usou seu tempo para agradecer aos 1.460 eleitores, os quais chamou de amigos, pela confiança depositava no seu nome. “Estou saindo pela porta da frente e de cabeça erguida, pois tenho a consciência do dever cumprido. Posso andar pelas ruas de Mossoró sem medo de ser chamado de covarde ou traidor, pois sempre mantive minha postura de servir ao povo”, comentou. Ozaniel também agradeceu ao trabalho e apoio de sua equipe de gabinete e aqueles com os quais caminhou na última campanha.

O vereador Ozaniel aproveitou para parabenizar aos colegas vereadores que conseguiram renovar seus mandatos, aos novos vereadores eleitos e desejou sorte ao prefeito eleito Allyson Bezerra. Ozaniel Mesquita entende que todos irão encontrar muitas dificuldades pela frente, porém desejou que todos encontrem o melhor caminho para uma Mossoró melhor. Sobre sua votação o vereador entende que até conseguiu votos para permanecer na Câmara Municipal, porém respeita as regras eleitorais que definem quem entra ou não para um novo ou renovação de mandato.

 

 

Vereador Petras agradece votos recebidos na eleição 2020

por Amanda Santana Balbi publicado 17/11/2020 13h41, última modificação 17/11/2020 13h41
Petras afirmou que continuará trabalhando por Mossoró
Vereador Petras agradece votos recebidos na eleição 2020

Vereador Petras durante sessão ordinária desta terça, 17 de novembro. Foto: Edilberto Barros

O vereador Petras (DEM) utilizou espaço na sessão ordinária desta terça-feira, 17, para agradecer os votos recebidos na eleição municipal deste ano. O vereador afirmou ainda continuará trabalhando em prol da população mossoroense, mesmo sem ocupar uma das cadeiras do legislativo.

Petras destacou o trabalho desenvolvido durante o mandato, principalmente aqueles relacionados às pautas em defesa de pessoas com deficiência e autistas. “Continuarei defendendo estas questões, assim como já defendia antes de ser vereador. Agradeço a todos que confiaram o voto a mim e acreditaram no nosso trabalho”, reforçou.

Petras finalizou o discurso desejando sorte ao prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e aos vereadores e vereadoras eleitos para a próxima legislatura.

Izabel Montenegro agradece por boa votação da filha

por Amanda Santana Balbi publicado 17/11/2020 13h20, última modificação 17/11/2020 14h09
Carmem Júlia foi a segunda mais votada na eleição 2020 em Mossoró
Izabel Montenegro agradece por boa votação da filha

Vereadora Izabel Montenegro na sessão ordinária desta terça-feira, 17 de novembro. Foto: Edilberto Barros

Na sessão ordinária desta terça-feira, 17, presidente da Câmara, vereadora Izabel Montenegro (MDB) agradeceu aos votos que sua filha, Carmem Júlia (MDB) recebeu na eleição municipal deste ano. Carmen Júlia foi a segunda candidata eleita mais votada para a Câmara Municipal de Mossoró nas eleições de 2020.

“Agradeço a todas as pessoas que acreditaram no projeto e elegeram minha filha vereadora. Fizeram a justiça ao reconhecerem a minha história de luta ao elegerem Carmem Júlia”, afirmou Izabel Montenegro.

A vereadora destacou também a dificuldade em realizar uma campanha em apenas 20 dias. “Substituímos minha candidatura pela de minha filha, e agradeço a todos que continuaram comigo nesta campanha. Acompanharei minha filha durante todo o mandato”, finalizou.

Ações do documento