Notícias

por Interlegis — publicado 11/02/2021 15h16, última modificação 23/02/2021 16h13
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Zé Peixeiro exalta ações no bairro Santo Antônio

por Regy Carte publicado 18/08/2020 11h27, última modificação 18/08/2020 11h27
Vereador destaca Centro de Reabilitação e infraestrutura
Zé Peixeiro exalta ações no bairro Santo Antônio

Vereador Zé Peixeiro faz discurso na sessão desta terça-feira, 18 (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Zé Peixeiro (PP) registrou a construção do Centro de Reabilitação no bairro Estrada da Raiz, em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (18). “Quero agradecer, em nome dos moradores. Será de grande importância”, destacou.

O centro, segundo ele, beneficiará não só o bairro Santo Antônio, mas toda a cidade. O parlamentar também enalteceu o anúncio de melhoria na Rua Francisco Pascoal até a Avenida Rio Branco – pleito do seu mandato à Prefeitura, a pedido dos moradores.

“Também destaco creche em tempo integral, saneamento básico, o canal de Santa Helena, que denominamos o Canal do Peixe, uma obra grandiosa. Também foi anunciado o calçamento da ligação da rua Zeca Cirlini ao bairro Barrocas, entre outras realizações”, relacionou.

Zé Peixeiro reconheceu a necessidade de outros avanços, mas que está sendo feito o possível, diante da crise econômica, agravada pela pandemia. “E a Câmara Municipal de Mossoró é parceira das ações, realizadas em prol da população mossoroense”, destacou.

Manoel Bezerra destaca avanços em Mossoró

por Regy Carte publicado 18/08/2020 11h13, última modificação 18/08/2020 11h13
Vereador lembra ser fruto de pleitos da Câmara
Manoel Bezerra destaca avanços em Mossoró

Vereador Manoel Bezerra faz discurso na sessão desta terça-feira, 18 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (18), o vereador Manoel Bezerra (PP) destacou melhorias em bairros. É o caso, segundo ele, do conjunto Jardim das Palmeiras (antiga Favela do Tranquilim), que ganhará em breve Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Unidade Básica de Saúde (UBS).

No Planalto 13 de Maio, Manoel Bezerra enalteceu instalação de lâmpadas de LED e, no conjunto Teimosos, construção de UBS. “No chamado Grande Vingt Rosado, também está sendo construída UBS, obra de alta qualidade, e serão feitos o calçamento e o bueiro da rua que liga o Sest Senat ao Hospital da Mulher”, relacionou.

Acrescentou que, no Alto da Pelonha, será retomado mais de um quilômetro de calçamento e que, na zona rural, avança a recuperação de estradas vicinais, como em Passagem do Rio e Lagoa de Pau. “Há licitação para se fazer 326 quilômetros de estrada para beneficiar várias comunidades”, complementou, ao lembrar que todas as ações têm apoio da Câmara.

Comissão de Educação debate desafio do ensino híbrido nas escolas

por Amanda Santana Balbi publicado 14/08/2020 11h40, última modificação 14/08/2020 11h54
Comissão realizou reunião nesta sexta-feira (14)
Comissão de Educação debate desafio do ensino híbrido nas escolas

Reunião da Comissão de Educação na Câmara. Foto: Edilberto Barros

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou, na manhã desta sexta-feira (14), um debate com educadores que trabalham no ensino público e privado de Mossoró para discutir os desafios do ensino de forma remota durante a pandemia do novo coronavírus.

Para a reunião, os professores Thyago Xavier e Ana Paula Ferreira foram convidados para apresentar estudos sobre ensino híbrido, modalidade que integra ensino virtual e presencial.

No debate, os vereadores e educadores puderam discutir melhor os desafios como falta de acesso à internet, falta de estrutura tecnológica e dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos pais e alunos.

Entre os educadores presentes, o consenso é de que o ensino híbrido é uma tendência que deve continuar mesmo após a pandemia. “É algo que a pandemia fez tornar urgente, mas que já vinha sendo implantado nas escolas. O foco agora é aumentar a inclusão digital para que as tecnologias cheguem a todos os estudantes e não só a uma parcela privilegiada”, afirmou Ana Paula.

 Através de debates como este, é possível repensar políticas publicas para a educação de Mossoró, explicou o vereador professor Francisco Carlos. “É necessário discutirmos estes assuntos junto aos professores para podermos pensar em projetos de lei que aperfeiçoem cada vez mais a educação oferecida aos nossos estudantes. Nos debates aprendemos e escutamos aqueles que estão na linha de frente da educação”.   

A reunião da Comissão foi conduzida pelo vereador Francisco Carlos (PP) e pelo vereador Petras (DEM), e contou com a presença de professores e diretores de escolas. A transmissão ocorreu ao vivo através do site www.mossoro.rn.leg.br e da TV Câmara Mossoró. Para evitar aglomeração, a reunião foi realizada de forma virtual e presencial, sendo esta última no plenário da Câmara.

Frente Parlamentar discute turismo e mobilidade urbana

por Regy Carte publicado 13/08/2020 11h40, última modificação 13/08/2020 11h40
Câmara debateu tema, hoje (13), com o consultor Oberi Penha
Frente Parlamentar discute turismo e mobilidade urbana

Vereador Alex Moacir e consultor Oberi Penha na reunião da Frente Parlamentar, hoje, 13 (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana (FPTMU) da Câmara Municipal de Mossoró recebeu, hoje, o consultor de turismo e eventos Oberi Penha, no projeto Diálogos sobre a Mobilidade Urbana.

Presidida pelo vereador Alex Moacir (PP), a FPTMU discutiu Turismo e Mobilidade Urbana. Apontou caminhos para fortalecimento turístico em Mossoró, a partir da interligação entre as duas áreas.

Entre as ações propostas, estão controle de carro de som no Centro (poluição sonora afugenta hóspedes em hotéis); ordenação de vendedores ambulantes para facilitar circulação na área central.

Também melhoria da sinalização turística e na organização do trânsito; criação do projeto Zona Azul (estacionamento rotativo), ciclovias, transporte coletivo e outras ações de mobilidade urbana.

 “Mossoró”, observa Alex Moacir, “tem grande potencial para o turismo de eventos, o que impõe integrar a mobilidade urbana e o turismo. Para que o visitante saia com boa impressão, recomende e volte”.

Referência

Oberi Penha apresentou o exemplo de Campina Grande (PB), a segunda maior cidade paraibana. “Sou natural de lá, onde estive recentemente e não localizei carros de som nem camelôs no Centro da cidade”, conta.

Acrescentou ter percebido muitos ônibus, ciclovias. “A Zona Azul existe há mais de 20 anos, vai evoluir para parquímetro. Fiz um estudo e entreguei à Acim (Associação Comercial e Industrial de Mossoró)”, diz.

Mossoró, segundo ele, poderia seguir esse exemplo, “porque tem o maior calendário de eventos do Nordeste. Pesquisa recente mostra que nem as capitais possuem cronograma tão rico como o nosso”.

Alex Moacir, ao concluir a reunião, informou que encaminhará sugestões, frutos da reunião, à Prefeitura. “Essa é a missão da Frente de Trânsito e Mobilidade: discutir e propor soluções”, frisa o vereador.

Didi de Arnor exalta recuperação de estradas

por Regy Carte publicado 12/08/2020 14h13, última modificação 12/08/2020 14h13
Vereador cita como exemplo acesso à antiga Fazenda São João

O vereador Didi de Arnor (PRB) celebrou a recuperação de estradas na zona rural, em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (12). Ele exaltou, em especial, a manutenção no acesso ao assentamento Nova Esperança, antiga fazenda São João, pleito do seu mandato.

“Como também é pleito do nosso mandato a recuperação de outras estradas vicinais, como a estrada da Lagoinha, acesso entre o assentamento Cheiro da Térrea e o polo Jucuri. Obras em andamento e prestes a começar. Agradeço à Prefeitura de Mossoró pela atenção”, disse.

O parlamentar também registrou avanços na zona rural, como melhorias na Avenida Centenária (bairro Quixabeirinha) e Pousada das Thermas. “Nosso mandato tem ouvido a população e encaminhado pleitos à Prefeitura, que tem atendido na medida do possível”, acrescentou.

Manoel Bezerra registra avanços na zona rural

por Regy Carte publicado 12/08/2020 14h03, última modificação 12/08/2020 14h03
Vereador cita como exemplo Hipólito e Suçuarana
Manoel Bezerra registra avanços na zona rural

Vereador Manoel Bezerra na sessão desta quarta-feira, 12 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (12), o vereador Manoel Bezerra considerou positiva visita ao assentamento Hipólito, com membros da gestão municipal, ontem (12).

A agenda administrativa, segundo ele, obedeceu a lei eleitoral e as recomendações sanitárias. “Conferiu de perto avanços na comunidade, como limpeza de mato e instalação de lâmpadas de LED”, diz.

Manoel Bezerra informou ter encaminhado à Prefeitura o pleito do calçamento no acesso à localidade. A gestão determinou estudo para a obra. Acrescentou que outras comunidades também recebem atenção.

“É o caso de Suçuarana, que teve rápido conserto da bomba do sistema de abastecimento”, acrescentou, ao comemorar: “Com o bom inverno, pessoas estão retornando ao campo para voltar a produzir”.

Bom Jesus

Manoel Bezerra também registrou melhorias na zona urbana. Exemplificou o bairro Bom Jesus, também visitado ontem e que ganhou quadra de esporte e receberá em breve nova Unidade de Saúde.

Petras denuncia descaso com zona rural e bairro do perímetro urbano

por Sérgio Oliveira publicado 12/08/2020 12h54, última modificação 12/08/2020 12h54
Com projeto “Gabinete nas Ruas” vereador conhece a realidade direto com a população
Petras denuncia descaso com zona rural e bairro do perímetro urbano

Vereador Petras durante sessão ordinária desta quarta, 12 de agosto. Foto: Edilberto Barros

Os inúmeros problemas enfrentados por moradores da zona rural, e também alguns bairros do perímetro urbano do município de Mossoró, foram focados pelo vereador Petras Vinicius (DEM), no plenário da Câmara Municipal, depois de ouvir a população. Para melhor conhecer a realidade enfrentada pelos moradores das duas regiões, o vereador segue com o projeto “Gabinete nas Ruas”, ouvindo diretamente do povo suas reivindicações.

Da zona rural, o vereador colheu informações e resumiu que encontrou comunidades sem infraestrutura para sobreviver. Segundo seu levantamento, falta água, falta escola, falta assistência médica, educação, transporte e as estradas estão sempre em péssimo estado de conservação. “Lembro que visito a comunidade de Sussuarana desde 2008. E desde o ano de 2017 cobro serviço de terraplanagem na estrada do seu acesso e até hoje, 2020, a prefeitura não resolveu esse problema”, destacou. Também em Sussuarana, acrescentou Petras, falta a presença de um médico (clínico geral) e isso tem gerado sofrimento a sua população. Até o abastecimento de água encontra-se em estado precário.

A mesma situação vivida pela população de Sussuarana, que também sofre com problema de iluminação pública, o vereador disse haver encontrado na área da Maisa. “O mesmo quadro, do outro lado da cidade, na zona rural de Espinheirinho que convive com grave problema em sua estrada de acesso. Já levei o caso a secretaria responsável e, mais uma vez, trago para o debate nesta casa, já que a Prefeitura de Mossoró não resolveu”, sentenciou. O quadro de dificuldade na estrada de acesso também foi detectado pelo vereador entre as comunidades de Passagem de Pedra e Rincão.

Perímetro urbano

 No perímetro urbano de Mossoró, o vereador lembrou um antigo problema vivido pela população do bairro Quixabeirinha, pavimentação e drenagem de suas ruas. Lembrou Petras Vinicius que no ano de 2013, ao lado da então prefeita Cláudia Regina, acompanhou o início dessa obra que não teve continuidade. “Deixo aqui a sugestão que na zona rural aproveitem o projeto da ex-prefeita Cláudia Regina de enfrentamento a seca e na área urbana seja retomado o serviço no Quixabeirinha, pois as pessoas que vivem nas duas regiões merecem respeito”, concluiu. O “Projeto de Enfrentamento a Seca” colocado em prática pela ex-prefeita Cláudia Regina tinha como objetivo principal “aposentar” o carro-pipa, porém não teve continuidade após sua saída do executivo municipal.

Alex do Frango defende participação popular na política partidária

por Sérgio Oliveira publicado 12/08/2020 12h52, última modificação 12/08/2020 12h52
Vereador enalteceu trabalho do grupo Coletivo Jovem e manifestou seu apoio
Alex do Frango defende participação popular na política partidária

Vereador Alex do Frango na sessão ordinária do dia 12 de agosto de 2020. Foto: Edilberto Barros

Somente com a intensa participação popular será possível lutar por mudanças. Esse foi o tom do pronunciamento do vereador Alex do Frango (PV) durante sessão ordinária no legislativo mossoroense, na quarta-feira, 12. O parlamentar enalteceu ainda o trabalho realizado pelo grupo Coletivo Jovem e citou também como positiva as informações da chegada de alguns serviços públicos em sua comunidade.

Sobre a participação popular na política partidária, o vereador Alex do Frango disse ficar preocupado com a reação negativa da população. “O povo costuma dizer que anda decepcionado, não gosta de política e eu até compreendo, porém a mudança só será possível se esse mesmo povo participar ativamente, do contrário vai continuar tudo na mesma”, comentou. Ele lembrou ainda que em todas as ações levadas à sociedade tem a gestão da classe política, seja na assistência à saúde, educação ou criação de lei.

Como fator positivo da participação popular na vida pública, o vereador elogiou o trabalho desenvolvido pelo movimento Coletivo Jovem. Alex lembrou que é preciso trabalhar hoje pensando no futuro e, em relação ao que virá, é importante a participação dos mais jovens, pois tudo gira em torno deles. “Como político, cidadão e empresário, todos podem contar com o meu apoio”, acrescentou.

Benefícios

 Ainda em sua fala, quando defendia a importância da união em favor de Mossoró, o vereador reconheceu alguns benefícios que estão chegando em sua comunidade. Citou melhorias em Unidades Básicas de Saúde, recuperação de ruas e limpeza, em relação aos bairros da zona norte de Mossoró. Segundo o vereador, as obras estão chegando, por isso o registro é feito, assim como foi cobrado no passado.

Alex Moacir comemora obras de infraestrutura em Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 12/08/2020 12h49, última modificação 12/08/2020 12h49
Vereador também cobrou conservação de estrada que liga Mossoró à Tibau
Alex Moacir comemora obras de infraestrutura em Mossoró

Vereador Alex Moacir na sessão ordinária do dia 12 de agosto de 2020. Foto: Edilberto Barros

Na sessão ordinária desta quarta-feira (12), o vereador Alex Moacir (PP) falou sobre o sentimento de alegria que teve ao visitar as obras realizadas pela Prefeitura de Mossoró em diversos bairros da cidade. São obras de infraestrutura, que de acordo com o vereador, são realizadas através do financiamento Finisa.

Alex Moacir destacou as obras de infraestrutura no Pousada das Thermas, Três Vinténs e Conjunto Cidade Nova. “São obras que eram muito esperadas pela população e que precisou a prefeita Rosalba Ciarlini voltar à prefeitura para organizar as contas da cidade para que a população pudesse finalmente receber esse benefício”, explicou.

O vereador agradeceu ainda os vereadores que votaram a favor do financiamento solicitado pela Prefeitura à Caixa Econômica. “Através desse financiamento estas obras estão sendo realizadas. Fico feliz em fazer parte da bancada na Câmara que proporcionou esse benefício à população”.

RN-013

 Alex Moacir também cobrou, durante o pronunciamento, a manutenção da RN-013, de responsabilidade do Governo do Estado. “O mato está dificultando a visibilidade dos motoristas e os animais estão invadindo a pista, colocando em risco os motoristas que ali trafegam. Já fiz a solicitação ao Governo do Estado e espero que logo aquela RN seja recuperada”, afirmou.

Francisco Carlos apresenta projetos que beneficiam escolas municipais e condomínios de Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 12/08/2020 12h48, última modificação 12/08/2020 12h48
Projetos de Lei foram apresentados nesta quarta-feira (12)
Francisco Carlos apresenta projetos que beneficiam escolas municipais e condomínios de Mossoró

Vereador Francisco Carlos na sessão ordinária do dia 12 de agosto de 2020. Foto: Edilberto Barros

Na sessão ordinária desta quarta-feira (12), o vereador Francisco Carlos (PP) apresentou dois Projetos de Lei na Câmara Municipal de Mossoró. Um dos projetos é voltado para a manutenção de escolas municipais e o outro visa a segurança nas estruturas dos condomínios construídos em Mossoró.

O primeiro Projeto apresentado durante a sessão pelo vereador é o Projeto de Lei Ordinária 174/2020, que instituí o Programa Adote uma Escola. O objetivo é incentivar pessoas físicas, jurídicas e a sociedade civil organizada a contribuírem para a conservação e a manutenção das Escolas Municipais e Unidades de Educação Infantil do município.

O outro Projeto é o Projeto de Lei Ordinária 175/2020, que requer que os síndicos de condomínios exibam um relatório do estado de conservação do prédio, a cada três anos.

“São dois projetos que, com certeza, trarão muitos benefícios aos mossoroenses. O Adote uma Escola vai aumentar a participação das empresas e comunidade na comunidade escolar. E o relatório produzido pelos condomínios garantirá a segurança na estrutura dos prédios da cidade ao longo dos anos. Não temos em Mossoró problemas em relação a estrutura dos prédios, mas o projeto já pensa no futuro das edificações”, explicou Francisco Carlos.

 Agora os projetos seguirão para análise nas das Comissões Temáticas da Câmara e posteriormente seguem para votação no plenário da Casa Legislativa.

        

Ações do documento