Notícias

por Interlegis — publicado 11/02/2021 15h16, última modificação 07/12/2022 13h32
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Larissa Rosado quer Frente de Atendimento Clínico Pós-Infecção por Covid-19

por Amanda Santana Balbi publicado 08/06/2021 11h53, última modificação 08/06/2021 11h53
Vereadora apresentou projeto para implantação de Frente em Mossoró
 Larissa Rosado quer Frente de Atendimento Clínico Pós-Infecção por Covid-19

Vereadora Larissa Rosado propõe Frente de Atendimento voltada para tratar sequelas da Covid-19 .Foto: Edilberto Barros

A vereadora Larissa Rosado (PSDB) apresentou um projeto de lei (nº 124/2021) que tem como objetivo criar uma Frente de Atendimento Clínico Pós-Infecção pela Covid-19 em Mossoró. A intenção é auxiliar os pacientes que, após vencer a doença, ficaram com sequelas provocadas pela infecção.

De acordo com a vereadora, muitas pessoas apresentam problemas respiratórios, mentais e físicos provocados pelo coronavírus. “Por isso queremos a criação de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas para melhor atender esses pacientes”, explicou.

O projeto está em análise nas Comissões Temáticas da Câmara e deve entrar em breve na pauta das sessões ordinárias. “Com isso, peço o apoio dos meus colegas vereadores para a aprovação do texto, que vai beneficiar muitos mossoroenses acometidos por essa doença”, reforçou Larissa.

Confira o texto do Projeto:

http://168.232.152.232:8080/sapl/sapl_documentos/materia/24490_texto_integral

Melhoria nas estradas segue na pauta de reivindicações de Zé Peixeiro

por Sérgio Oliveira publicado 02/06/2021 12h20, última modificação 02/06/2021 12h30
Limpeza e iluminação de campos de várzea são pleiteadas por vereador
 Melhoria nas estradas segue na pauta de reivindicações de Zé Peixeiro

Vereador Zé Peixeiro na sessão do dia 02 de junho de 2021.Foto: Edilberto Barros

A preocupação com a qualidade das estradas de acesso à cidade de Mossoró e, principalmente, aquelas vias fundamentais para a economia do município, segue na pauta de reivindicações do vereador Zé Peixeiro (PP). Junto com as cobranças, ele comemora a notícia de que a via de acesso entre o Abolição IV, na zona urbana de Mossoró e a comunidade rural de Lagoinha, será pavimentada pela prefeitura.

Ao parabenizar a gestão municipal pelo anúncio da pavimentação na zona rural, que sairá em breve, aproveitou para cobrar que o Governo do Estado trabalhe o mais rápido possível a melhoria da Estrada do Melão. “Quando chove, o trecho fica difícil de transportar os produtos da região, por isso vamos continuar cobrando até a sua realização”, afirmou. Voltando ao perímetro urbano, o vereador comentou os pleitos feitos pelos atletas amadores que pedem a limpeza dos campos de várzea e a troca das lâmpadas da iluminação artificial. Com o período das chuvas o mato cresceu e, em alguns campos, já se tornou impraticável o futebol. O vereador espera que os órgãos responsáveis possam atender esse pleito o mais rápido possível. A prática esportiva, em todas as modalidades, aponta o vereador Zé Peixeiro, é um canal para livrar o jovem da marginalidade.

Reforçando o tema das estradas na região de Mossoró, o vereador lembrou da Estrada do Cajueiro, que no período de chuva, se transforma em lama e ninguém consegue passar. Lembrou Zé Peixeiro, que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) já fez várias promessas de conclusão da obra e nada saiu do papel. A Estrada do Cajueiro liga Mossoró à região do Vale do Juguaribe-CE.

Em oração

Nesta quinta-feira, 03 de junho, é celebrado o dia de Corpus Christi, feriado católico. Aproveitando a data, o vereador Zé Peixeiro ao lado do Padre Elizeu, irá colocar nas ruas o Trenzinho do Peixeirão. A partir das 9:00, saindo da matriz de São José, percorrerá vários bairros de Mossoró e unidades hospitalares, levando um momento de oração, principalmente às pessoas enfermas. O vereador Zé Peixeiro convida aos interessados em viver esse momento de oração para comparecer ao local citado e fortalecer esse percurso com sua fé.

Morte de militar expõe falta de estrutura na segurança, afirma Cabo Tony

por Sérgio Oliveira publicado 02/06/2021 12h10, última modificação 02/06/2021 12h29
Vereador lamentou morte do sargento e criticou abandono
Morte de militar expõe falta de estrutura na segurança, afirma Cabo Tony

Vereador Cabo Tony Fernandes na sessão do dia 02 de junho. Foto: Edilberto Barros.

A morte do sargento Antônio Omelton Fernandes, da Polícia Militar, expôs uma série de deficiências na segurança pública do Rio Grande do Norte. A afirmação é do vereador Cabo Tony Fernandes (Solidariedade), que participou de toda a operação na procura do militar a partir do domingo, quando se registrou o seu desaparecimento no momento em que retornava para casa, após sair do serviço.

Inicialmente, usando a palavra na sessão ordinária do legislativo, o parlamentar que também é militar, destacou as qualidades do PM assassinado por bandidos. “Esse é um assunto triste para a cidade de Mossoró, o Rio Grande do Norte e a classe de policiais militares. Estamos falando de um bom policial, honesto, profissional exemplar que merece o respeito dessa casa, da PM e da sociedade que, infelizmente, foi pego pelos bandidos ao sair do trabalho”, lembrou. De acordo com o Cabo Tony, a busca iniciada no domingo e concluída na terça-feira contou com a presença de todas as forças de segurança, e agora segue o trabalho com investigação para pegar e prender os bandidos.  

Estrutura

Na sequência do seu pronunciamento, o vereador Cabo Tony relatou sobre a falta de estrutura da polícia militar no Rio Grande do Norte. “Na área de busca do final e início de semana, em torno de 30 a 40 quilômetros, inclusive com mata fechada, foi preciso recorrer aos drones de amigos, pois não tínhamos um helicóptero à disposição”, lamentou. O helicóptero hoje à disposição no RN, segundo Cabo Tony, não serve ao povo. Ele reforçou suas críticas ao governo para que possa dispensar mais atenção ao setor de segurança pública, dando mais dignidade aos seus profissionais.

O vereador lembrou ainda que o policial não é melhor que as outras pessoas, mas quando um morre, quem perde é a própria sociedade. Defendeu um maior e melhor aparato policial, pois enquanto os bandidos se organizam, a polícia do Rio Grande do Norte vai ficando cada vez mais desorganizada. Lembrou ainda que a sociedade hoje vive com medo. Tem medo de ficar em casa e essa ser invadida nos arrastões e, ao mesmo tempo, tem medo de sair por não saber se vai voltar. “Nosso apelo a todas as autoridades. Vai chegar um momento que perderemos o controle, pois a criminalidade vai chegando em todos nós”, alertou o vereador. Ele encerrou sua fala dizendo que não podemos entregar a nossa cidade, estado e país à criminalidade. Deixando ainda sua solidariedade aos policiais e bombeiros militares.

Larissa pede apoio a Projeto que pode beneficiar artistas mossoroenses

por Sérgio Oliveira publicado 02/06/2021 12h05, última modificação 02/06/2021 12h28
Vereadora defende auxílio emergencial para amenizar situação da classe
Larissa pede apoio a Projeto que pode beneficiar artistas mossoroenses

Vereadora Larissa Rosado na sessão ordinária dessa quarta-feira, 02 de junho de 2021. Foto: Edilberto Barros

Sem trabalhar por conta da pandemia da Covid-19, a classe dos artistas de Mossoró, que fazem a economia cultural, mais uma vez foi às ruas protestar. Na busca de apoio pela sobrevivência, realizaram três atos públicos, tendo como espaços a Câmara Municipal, o Palácio da Resistência (sede do governo municipal), e o adro da igreja de São Vicente. A vereadora Larissa Rosado (PSDB), que tem sido uma voz em defesa da classe, registrou o ato no plenário do legislativo para, mais uma vez, pedir apoio à Projeto de sua autoria que visa beneficiar essa categoria de trabalhadores.

Lembrou a vereadora que os artistas mossoroenses estão há mais de um ano sem trabalhar e é chegado o momento de receber apoio oficial. “Nosso projeto de fomento à cultura propõe a definição de um auxílio emergencial para o período da pandemia. A proposta é constitucional e inclusive já tem o reconhecimento do STF”. A vereadora ainda solicitou que o prefeito Allyson Bezerra receba os artistas e abra o diálogo.

Durante o ato público os artistas entregaram ao executivo municipal uma carta explicando a situação e pedindo o apoio para sobreviverem nesse período no qual não estão podendo trabalhar. Retomando a defesa do seu Projeto, a vereadora Larissa citou o exemplo da cidade de Caruaru-PE, onde a prefeita Raquel Lira irá contemplar os artistas locais com um auxílio que vai de mil a três mil reais em parcela única. Lembrou também que no estado do Ceará, o governo já começou o pagamento da segunda parcela. “Reforço o pedido de apoio aos colegas para aprovação do nosso projeto e, lembrando, toda a diretriz de como ele irá funcionar será definida pelo prefeito e a sua Secretaria de Cultura”, reforçou.

Hemocentro

A vereadora Larissa também reforçou a luta da sua colega, vereadora Carmen Júlia (MDB), em defesa da doação de sangue para melhorar o estoque do hemocentro. “Me junto à vereadora Carmen Júlia na luta importante da doação de sangue e parabenizo o presidente da casa, Lawrence Amorim, por integrar a comunicação da Câmara com o hemocentro”, comentou a vereadora. Ela inclusive disse que conversou com a direção do hemocentro Mossoró que externou preocupação com o estoque baixo, podendo faltar sangue a qualquer momento. Por esse motivo, reforça a luta e incentivo para que os doadores compareçam e deixem sua colaboração.

 

Vereador Francisco Carlos anuncia site com informações sobre mandato

por Amanda Santana Balbi publicado 02/06/2021 11h26, última modificação 02/06/2021 11h26
Site também deve facilitar comunicação entre população e o parlamentar
Vereador Francisco Carlos anuncia site com informações sobre mandato

Vereador professor Francisco Carlos anuncia site para fornecer informações do mandato à população. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador professor Francisco Carlos (PP) anunciou, nesta quarta-feira, o lançamento de um site que trará informações sobre o mandato dele na Câmara Municipal de Mossoró, além de informações importantes sobre a cidade e atualidades. O endereço do site é www.professorfranciscocarlos.com.br.

“Essa nova ferramenta que criamos também servirá de ponte entre os eleitores e o nosso mandato. E neste site disponibilizaremos ainda as informações sobre obras que estão sendo financiadas pelo FINISA, empréstimo realizado pela gestão de Rosalba Ciarlini em parceria com a Caixa Econômica Federal. É importante que o mossoroense tenha acesso a essas informações e saiba o que foi planejado e está sendo executado através desses recursos”, defendeu.

Censo da educação

Francisco Carlos solicitou apoio dos colegas vereadores para a solicitação que fez à Secretaria Municipal de Educação, que pede a realização de um censo entre os estudantes de Mossoró. O vereador quer saber quantos são, qual a situação deles e como estão conseguindo ter acesso às aulas remotas. “Precisamos saber a realidade desses alunos, para pensarmos políticas públicas voltadas para a melhora da educação municipal, principalmente em tempos de pandemia”, explicou.

Ainda sobre educação, o vereador reforçou o pedido para que o pagamento do décimo quarto salário e a progressão funcional dos professores da educação básica sejam garantidos o mais breve possível pela Prefeitura de Mossoró.

Veto

O vereador parabenizou os senadores e deputados federais pela derrubada do veto do presidente a um Projeto de Lei que tem como objetivo fornecer internet aos estudantes de escolas públicas de todo o Brasil. “Precisamos dar acesso a todos. É um Projeto importante que vai permitir a distribuição de acessos à internet e tecnologia aos estudantes”, afirmou.

Saúde

Francisco Carlos finalizou o pronunciamento, durante a sessão ordinária, solicitando informações sobre o porquê do desligamento de dez servidores da área da saúde do Núcleo de Atenção de Saúde da Família. “Estes dez profissionais foram desligados e tiveram suas cargas horárias diminuídas de 40h para 20h. Queremos uma explicação da Prefeitura de Mossoró. Estes profissionais estão, inclusive, entrando na justiça para reivindicar o direito deles”, protestou.

Lawrence Amorim é selecionado para participar de Rede de Ação Política pela Sustentabilidade

por Amanda Santana Balbi publicado 02/06/2021 10h29, última modificação 02/06/2021 10h29
Vereador foi um dos 80 nomes escolhidos entre mais de mil candidatos
Lawrence Amorim é selecionado para participar de Rede de Ação Política pela Sustentabilidade

Presidente da Câmara Lawrence Amorim é escolhido para participar do RAPS. Foto: Edilberto Barros

O presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (SD) anunciou a sua participação na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), durante a sessão ordinária de hoje, 02 de junho. O parlamentar foi um dos 80 selecionados entre mais de mil inscritos no processo seletivo para ser um líder RAPS.

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade é uma organização apartidária, criada em 2012 e que tem como objetivo contribuir para o processo político brasileiro.  A Rede trabalha dando apoio e viabilizando a conexão e desenvolvimento entre lideranças políticas que possuam diferentes ideologias e posicionamentos. O foco principal é o desenvolvimento do país.

“Hoje compartilho com vocês a minha felicidade de ser um dos selecionados. Minha escolha, entre mais de mil inscritos, mostra que estamos no caminho certo. Com a minha entrada no programa de líderes RAPS irei me desenvolver cada vez mais como político, para devolver ao povo de Mossoró o voto a mim confiado, respondendo com muito trabalho, ideias inovadoras e sustentáveis”, afirmou Lawrence.

Vereador Raério ressalta trabalho da Secretaria Municipal de Educação

por Amanda Santana Balbi publicado 02/06/2021 10h27, última modificação 02/06/2021 10h27
Apesar das dificuldades, escolas estão sendo recuperadas
Vereador Raério ressalta trabalho da Secretaria Municipal de Educação

Vereador Raério Araújo durante a sessão da quarta-feira, 02 de junho de 2021. Foto: Edilberto Barros

O vereador Raério Araújo parabenizou a atuação da Secretaria Municipal de Educação de Mossoró, na sessão ordinária de hoje, 02 de junho. Raério destacou o esforço da secretária Hubeônia Alencar para recuperar as unidades de educação da zona urbana e rural de Mossoró.

“A nova gestão encontrou colégios sem nenhuma estrutura para receber os estudantes e está fazendo um trabalho árduo e dedicado para transformar essas escolas. Passei quatro anos cobrando, mas agora, com essa gestão, posso ver os serviços sendo realizados e o zelo pela educação”, afirmou Raério.

O vereador finalizou o discurso afirmando que a atual gestão escuta e trabalha em prol das pessoas mais carentes. “Finalmente as pessoas mais necessitadas de Mossoró estão sendo ouvidas. Nossa cidade é muito rica e tem muito potencial para crescer, e sei que com a gestão atual, iremos nos desenvolver cada vez mais”.

Vereador pede inclusão da imprensa no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19

por Amanda Santana Balbi publicado 01/06/2021 18h39, última modificação 01/06/2021 18h39
Isaac da Casca destacou papel fundamental da imprensa
Vereador pede inclusão da imprensa no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19

Foto: Assessoria

Texto: Italo Bruno Marinho

Na manhã de hoje (01), durante a votação da LDO do município, o vereador Isaac da Casca (DC) abriu espaço para parabenizar todos os profissionais da imprensa em comemoração ao seu dia. O parlamentar não só parabenizou, como também pediu a inclusão desses profissionais no grupo de prioridade da vacinação. "Reconhecemos que desde o início da Pandemia a informação nunca nos faltou, a imprensa sempre esteve presente na linha de frente da informação, por isso nada mais justo do que também inclui-los como prioridade", destacou o vereador.

Segundo atualização realizada pela Press Emblem Campaing (PEC), organização não-governamental que fica em Genebra, na Suíça, e publicada também pela FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), o número de jornalistas vítimas da Covid-19 no Brasil é de 196. Essa situação coloca o País em 2º lugar no ranking de óbitos pela doença no mundo, atrás apenas da Índia, onde o descontrole em relação a pandemia já vitimou mais de 221 profissionais da área.

Vale lembrar que em Mossoró e região também houveram grandes perdas como Emery Costa, Olismar Lima e Francileno Góis. Nomes da imprensa local que se foram devido a complicações relacionadas ao vírus. Diante disso, e sabendo do grande risco que esses profissionais passam diariamente, o vereador Isaac da Casca tratou como essencial a imprensa. "A exposição física na apuração pela verdade e na busca da informação desde o princípio, é o que nos motiva a buscar essa prioridade", finalizou o parlamentar.

Marleide Cunha comemora início de vacinação de profissionais da educação

por Amanda Santana Balbi publicado 01/06/2021 14h51, última modificação 01/06/2021 14h51
Vereadora ressaltou importância de vacinação para retorno das aulas presenciais
Marleide Cunha comemora início de vacinação de profissionais da educação

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Edilberto Barros

A vereadora Marleide Cunha (PT) comemorou o início da vacinação de profissionais da educação em Mossoró, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 01. A parlamentar destacou que apenas com a vacinação dos professores e trabalhadores da educação será possível o retorno das aulas presenciais de forma segura.

Marleide acompanhou o início da imunização dos trabalhadores da educação pessoalmente. “Não são apenas professores, são merendeiras, o pessoal das secretarias, entre outros. É um alívio, principalmente para os profissionais do ensino privado, que já retornaram às aulas presenciais e estavam angustiados por não terem sido vacinados”, disse.

Concurso Público

Ainda na sessão de hoje, a vereadora defendeu a realização de concursos públicos para o quadro de efetivos do município em todas as áreas. Marleide lembrou que o último concurso da educação foi realizado em 2013 e o último concurso da saúde foi realizado em 2008. “A contratação de servidores, através de concurso público, garante a continuidade e eficiência do serviço público oferecido à população. A contratação através de processo seletivo deve ser realizada apenas em casos excepcionais”, disse.

 

Vereadores aprovam texto da LDO em primeiro turno

por Amanda Santana Balbi publicado 01/06/2021 14h50, última modificação 01/06/2021 14h50
Votação final acontece no dia 09 de junho
Vereadores aprovam texto da LDO em primeiro turno

Vereadores aprovam, em primeiro turno, texto da LDO. Foto: Edilberto Barros

Os vereadores da Câmara Municipal de Mossoró aprovaram, em primeiro turno, por unanimidade, o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano 2022, na sessão ordinária desta terça-feira, 01. O texto foi aprovado com a emenda aditiva nº 04/2021, de autoria da vereadora Larissa Rosado (PSDB).

A LDO é a Lei que dá o direcionamento dos investimentos do Poder Executivo na cidade. O vereador Genilson Alves falou em nome da bancada de situação e agradeceu a cooperação dos vereadores na aprovação. “Parabenizo os vereadores, pois vemos que apesar da divergência de opiniões, nós pudemos trabalhar em união, em prol de melhorias para a população. Parabenizo também a Prefeitura Municipal pela elaboração da peça”.

O vereador professor Francisco Carlos (PP) também fez um pronunciamento, em nome da bancada de oposição. “Concordo, confirmo e corroboro com as palavras de Genilson, que podemos trabalhar em união, apesar do confronto de ideias. Votei pela aprovação, mas acredito que o texto precisaria melhorar. Gostaria de deixar aqui o meu registro”, disse.

Emenda

A Emenda da vereadora Larissa Rosado destina recursos da seguridade social para a capacitação de agentes públicos da segurança municipal no combate à violência contra a mulher. “O objetivo é fortalecer a proteção às mulheres através da guarda municipal. A emenda, com certeza, vai beneficiar as mulheres mossoroenses”, afirmou a vereadora.

A votação final da LDO para o ano 2022 está prevista para a sessão ordinária do dia 09 de junho, em horário regimental. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró e pelo site www.mossoro.rn.leg.br .

Ações do documento