Notícias

por Interlegis — publicado 11/02/2021 15h16, última modificação 23/02/2021 16h13
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Aline Couto solicita à Prefeitura higienização das paradas de ônibus

por Amanda Santana Balbi publicado 27/03/2020 13h39, última modificação 27/03/2020 13h39
Medida visa proteção dos passageiros contra o coronavírus
Aline  Couto solicita à Prefeitura higienização das paradas de ônibus

Vereadora Aline Couto. (FOTO: Edilberto Barros)

A vereadora Aline Couto (Avante) solicitou às secretarias de Limpeza Urbana e Mobilidade Urbana a limpeza e higienização das paradas de ônibus de Mossoró. O objetivo é evitar a contaminação dos passageiros de transporte público de Mossoró pelo coronavírus. 

A vereadora explica que o coronavírus pode ser transmitido tanto pelo ar como por superfícies contaminadas. "É por isso que é tão importante a higienização desses espaços, já que nas paradas há uma grande circulação de pessoas. A limpeza periódica vai diminuir possíveis contaminações". 

"Devemos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para diminuir o contágio da população pelo coronavírus" reforça Aline.

 

Câmara de Mossoró leva ação educativa a bairros

por Regy Carte publicado 27/03/2020 12h30, última modificação 27/03/2020 12h34
Campanha orienta população e parabeniza profissionais de saúde
Câmara de Mossoró leva ação educativa a bairros

Câmara Municipal leva ação educativa a bairros de Mossoró

A Câmara Municipal de Mossoró realiza campanha volante nos bairros, de cunho educativo, para reforçar orientações contra o coronavírus. Entre outras informações, reitera o apelo para que as pessoas fiquem em casa. A iniciativa, em carro de som, segue até o próximo dia 1º.

A presidente do Legislativo, Izabel Montenegro (MDB), explica que a campanha é comunicação pública de interesse coletivo, e mais uma expressão de responsabilidade social da Casa nesse momento de crise, que impõe restrições sociais e econômicas a diversos setores.

“Além de oferecer orientações aos cidadãos e cidadãs, a campanha institucional reconhece e aplaude todo o esforço dos profissionais de saúde, que, mesmo diante do risco e tendo que se isolar das suas famílias, prestam um serviço valioso para o bem da população”, informa.

A vereadora frisa que a campanha fortalece a necessidade de esforço pessoal e comprometimento de cada indivíduo contra a pandemia de covid-19. “Se cada um fizermos a nossa parte, sairemos mais cedo dessa crise e retornaremos à nossa vida normal”, observa Izabel.

Didi de Arnor pede mais pressa em exames de covid-19

por Regy Carte publicado 27/03/2020 12h05, última modificação 27/03/2020 12h08
Vereador mostra preocupação com demora de resultados
Didi de Arnor pede mais pressa em exames de covid-19

Vereador Didi de Arnor alerta para saúde de pacientes com sintomas (foto: Edilberto Barros/CMM)

Com o aumento de dois para cinco casos de covid-19 em Mossoró nas últimas 24 horas, o vereador Didi de Arnor (PRB) defendeu nesta sexta-feira (27) mais pressa no resultado de casos suspeitos.

“Há pessoas com sintomas, confinadas em casa há mais de uma semana, algumas com febre e falta de ar. Mas, sem o resultado do exame, não conseguem uma assistência mais adequada”, alerta.

Ele acrescenta que a demora pode impactar no quadro clínico. “Esses pacientes precisam do resultado para saber que providências tomar. A espera prolongada pode piorar o estado de saúde”, adverte.

O parlamentar também pleiteia oferta de mais testes, para que Mossoró precise melhor o panorama do coronavírus. Há receio, segundo ele, de casos desconhecidos, fora da contagem oficial.

“Reconheço o esforço das equipes de saúde em Mossoró, dos gestores, mas precisamos de alternativas para ampliar o oferecimento dos exames e tornar mais rápidos os resultados”, afirma Didi de Arnor.

João Gentil propõe medida para evitar desabastecimento

por Regy Carte publicado 26/03/2020 10h36, última modificação 26/03/2020 10h36
Vereador defende serviços de oficina e peças para caminhoneiros
João Gentil propõe medida para evitar desabastecimento

Vereador João Gentil defende funcionamento de oficinas e lojas de peças (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador João Gentil (Rede) reivindica à Prefeitura de Mossoró liberação, com as devidas recomendações sanitárias, de oficinas mecânicas e lojas de peças e serviços para caminhoneiros e outros transportadores, responsáveis por abastecer Mossoró de produtos essenciais, como alimentos, água e remédios.

No ofício 08/2020-GVJG/CMM, o parlamentar solicita alteração no inciso II do Art. 2° do Decreto Municipal nº 5.631, de 23 de março de 2020, que declara situação de calamidade pública em Mossoró devido à pandemia do coronavírus (covid-19).

“Temos recebido mensagens de transportadores, preocupados com alguns termos do decreto, porque oficinas mecânicas e lojas de peças e serviços que atendem aos caminhoneiros estão fechadas. Isso precisa ser revisto”, defende.

Comprometimento

João Gentil lembra que Mossoró tem localização estratégica para o transporte de cargas, entre as capitais Natal e Fortaleza (CE), e que os postos de combustíveis estão em funcionamento. “Mas, os outros serviços primários, que mantêm o setor em pleno funcionamento, como as oficinas, não estão funcionando”, alerta.

O parlamentar diz confiar no atendimento do pleito, haja vista a importância da medida para evitar desabastecimento de gêneros essenciais à sobrevivência. Até porque, lembra, ainda não existe previsão concreta quanto à normalização dos serviços por causa do coronavírus. “Nossa proposta visa a aperfeiçoar o decreto 5.631”, conclui.

Alex Moacir quer garantia para televenda e delivery

por Regy Carte publicado 24/03/2020 11h31, última modificação 24/03/2020 11h31
vereador solicita autorização específica para setor
Alex Moacir quer garantia para televenda e delivery

Vereador Alex Moacir apresenta proposta no contexto da crise da covid-19 (foto: Edilberto Barros)

O vereador Alex Moacir solicita à Prefeitura de Mossoró, que autorize oficialmente venda por telefone, internet e entrega em domicílio, no período de restrições comerciais devido à covid-19.

O parlamentar diz entender a necessidade do decreto municipal nº 5631, que restringe o funcionamento do comércio, e que a intenção é aperfeiçoá-lo para dar segurança jurídica ao serviço de delivery.

“O decreto nº 5631 é uma medida importante. Como não expressa o funcionamento de televenda, venda por aplicativo e a entrega, sugerimos uma autorização específica para esse setor”, justifica.

Proteção

O parlamentar explica que essa medida beneficiará pequenos e médios comércios, ao regulamentar o funcionamento, e protege a população, que se sentirá mais estimulada a não sair de casa.

“Nessa fase de recomendável isolamento social voluntário, a venda por telefone, aplicativo e a entrega em domicílio garantem emprego e renda e promovem a saúde pública e”, observa Alex Moacir.

Emílio propõe escolas como abrigos provisórios

por Regy Carte publicado 23/03/2020 17h59, última modificação 23/03/2020 17h59
Vereador sugeriu espaços para pessoas em situação de rua
Emílio propõe escolas como abrigos provisórios

Vereador Emílio propõe uso de escolas, provisoriamente

Em meio à pandemia do Covid-19, o vereador Emilio Ferreira chamou a atenção para as pessoas em situação de rua em Mossoró. De acordo com o parlamentar, o Poder Executivo precisa urgentemente agilizar abrigos emergenciais para acolher os moradores de rua, que, segundo Emilio Ferreira, estão mais suscetíveis a enfermidades e principalmente o contagio pelo Coronavírus.

Ele sugere que, provisoriamente, o município disponibilize abrigos nas unidades escolares que estão sem funcionar, para o acolhimento das pessoas em situação de rua.

"Provisoriamente, essas pessoas podem ser acolhidas nas escolas, que  estão com suas atividades paralisadas. Dependendo de como se comporte a pandemia, podemos analisar outras alternativas, mas em principio esses abrigos emergenciais nas escolas atendem a necessidade", observa.

 (Assessoria vereador Emílio Ferreira)

Aline Couto propõe abrigos e continuidade de merenda

por Regy Carte publicado 23/03/2020 15h29, última modificação 23/03/2020 15h29
Vereadora defende atenção a crianças e pessoas em situação de rua
Aline Couto propõe abrigos e continuidade de merenda

Vereadora Aline Couto faz proposta aos governos no contexto do coronavírus

Diante da crise provocada pelo coronavírus em Mossoró, a vereadora Aline Couto (Avante) chama a atenção dos Executivos Municipal e Estadual, a fim de que mantenham a merenda escolar para crianças e jovens.

“Devido às aulas estarem suspensas e muitos dependem dessa alimentação, solicitamos a esses poderes que criem ações que venham suprir essa necessidade”, reivindica a parlamentar.

Aline Couto também solicita que os governos municipal e estadual abram seus equipamentos, e que as igrejas disponibilizem templos/capelas para servir de abrigos para os que estão em situações de rua.

“Certo da compreensão de todos nesse momento de enfrentamento ao coronavírus (covid-19), esperamos que logo encontraremos a saída para essas situações que citamos”, diz a vereadora.

Alex do Frango defende verba do MCJ para saúde

por Amanda Santana Balbi publicado 23/03/2020 15h17, última modificação 23/03/2020 15h17
Vereador quer ampliação de unidades de saúde e contratação de mais profissionais
Alex do Frango defende verba do MCJ para saúde

Vereador Alex do Frango. Foto: Edilberto Barros

Com a intenção de melhorar a saúde pública no município de Mossoró e diante da ameaça do novo coronavírus, o vereador Alex do Frango (PMB) fez um apelo para que os investimentos destinados ao Mossoró Cidade Junina sejam redirecionados para a ampliação de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

O vereador explica que, com os recursos, que no ano de 2019 chegaram a cerca de 4 milhões de reais, seria possível realizar a ampliação, de forma emergencial, dos espaços físicos das UBS e UPAs e a compra de respiradores, além da contratação de profissionais da saúde.  “Os novos espaços para receber leitos extras dentro dos terrenos das Unidades Básicas de Saúde poderiam ser, inclusive, construídos com os mesmos materiais utilizados nas estruturas do Mossoró Cidade Junina”, afirmou.

Alex do Frango finalizou defendendo que medidas emergenciais devem ser tomadas para amenizar os impactos do coronavírus na cidade. “O Mossoró Cidade Junina é um evento muito importante, e que movimenta a economia de Mossoró, mas diante da ameaça do COVID-19, precisamos unir forças e adotar medidas rápidas para garantir o atendimento dos doentes. A realocação desses recursos se faz necessária”, defendeu.          

Ozaniel alerta para segurança de profissionais de saúde

por Regy Carte publicado 23/03/2020 13h58, última modificação 23/03/2020 13h58
Vereador pede à Prefeitura atenção a EPIs
Ozaniel alerta para segurança de profissionais de saúde

Vereador Ozaniel se preocupa com profissionais de saúde (foto: Edilberto Barros)

O vereador Ozaniel Mesquita (PL) pediu à Secretaria Municipal de Saúde atenção aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de trabalhadores do setor de saúde pública de Mossoró.

“Sabemos que os profissionais da saúde estão na porta de entrada de todos os serviços. Por isso, pedimos providências quanto aos EPIs, tanto em qualidade quanto em quantidade”, diz.

Entre os equipamentos de proteção na área da saúde, segundo a NR 32, estão luvas de segurança, máscara respiratória, touca, avental descartável, óculos e sapatos de segurança.

“Também estamos atentos e preocupados com situação e condições de trabalho nas UPAs, UBSs, Hospital São Camilo e demais órgãos de saúde da cidade”, alerta o parlamentar, técnico de enfermagem e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Mossoró.

Izabel reforça campanha para compra de respiradores

por Regy Carte publicado 23/03/2020 13h45, última modificação 23/03/2020 14h41
Equipamentos são fundamentais para tratar covid-19
Izabel reforça campanha para compra de respiradores

Izabel Montenegro defende campanha para comprar respiradores (foto: Edilberto Barros)

A presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro (MDB), está engajada em campanha de arrecadação de valores para compra de respiradores, destinados para pacientes com covid-19.

Respiradores são fundamentais para pacientes infectados pelo coronavírus e que necessitam de cuidados intensivos. Ajudam a suprir oxigênio ao doente, já que o covid-19 é agressiva ao sistema respiratório.

“Tenho conversado com empresários, que se dispuseram a colaborar, mas preferem não divulgar seus nomes. Portanto, quem tiver amigos potenciais doadores, solicitem. Cada respirador custa R$ 52 mil”, propõe Izabel, ao alertar que o equipamento pode faltar no mercado devido à alta procura.

A vereadora acionou a Procuradoria da Câmara de Mossoró, para avaliar a legalidade de possível doação do Legislativo à campanha. “Alguns entes públicos foram proibidos, como em Minas Gerais. Daí, é mais fácil fazer esse trabalho com o setor privado, porém vamos tentar doar pela Câmara também”, diz.

Ações do documento