Notícias

por Interlegis — publicado 11/02/2021 15h16, última modificação 23/02/2021 16h13
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Lucas das Malhas ressalta trabalho realizado pela Prefeitura de Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 06/09/2022 11h14, última modificação 06/09/2022 11h14
Entrega de equipamentos públicos e pavimentação de ruas são destaque
Vereador Lucas das Malhas ressalta trabalho realizado pela Prefeitura de Mossoró

Vereador Lucas das Malhas. Foto: Tereza Rêgo/CMM

Na sessão ordinária de hoje, 06, o vereador Lucas das Malhas (MDB) parabenizou o trabalho do prefeito Allyson Bezerra (SD) e listou as obras que a Prefeitura de Mossoró está realizando em toda a cidade. De acordo com Lucas, as benfeitorias que ocorrem em Mossoró através da atual gestão é o motivo do apoio do vereador ao prefeito.

Em relação a obras de mobilidade urbana, Lucas destacou a ponte da Ilha de Santa Luzia, que de acordo com o edil, era um sonho antigo dos moradores do Alto de São Manuel. “A obra já está em fase de finalização e vai melhorar a vida de quem precisa transitar por ali. Solicitação antiga que finalmente foi atendida”, afirmou.

 Além da ponte, o vereador destacou a pavimentação das avenidas Presidente Dutra e Coelho Neto, a instalação de intertravado na região do Alameda dos Cajueiros, a entrega da Unidade Básica de Saúde para o conjunto Jardim das Palmeiras e do Centro de Assistência Social (Cras) no bairro Santo Antônio. “Ainda tivemos entrega de escolas creches e muitas outras melhorias que podem ser vistas por toda a população”, disse Lucas.

Desfile

Lucas das Malhas aproveitou o pronunciamento para parabenizar a instituição de ensino privado Sementes, localizada no bairro Planalto 13 de Maio, pelo desfile cívico realizado na manhã de hoje pelos estudantes da instituição, em alusão ao Dia da Independência, comemorado amanhã, 07 de setembro.

“Evento bonito, organizado, com estudantes engajados. Parabenizo a toda a família Semente, tantos os funcionários, como os alunos e os donos da instituição. E agradeço também o apoio dos guardas de trânsito que auxiliaram na organização”, disse Lucas.  

Câmara prorroga licença do vereador Gideon Ismaias

por Regy Carte publicado 30/08/2022 12h33, última modificação 30/08/2022 12h33
Suplente de vereador Nicó Fernandes continuará no mandato, em setembro
Câmara prorroga licença do vereador Gideon Ismaias

Plenário da Câmara, na sessão desta terça-feira, 30, aprovou prorrogação de licença (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró prorrogou, por mais 31 dias, a licença do vereador Gideon Ismaias (Cidadania) para tratamento de assuntos particulares. Ismaias renovou a licença por meio do Requerimento nº 258/2022, aprovado por unanimidade no plenário, na sessão de hoje (30).

Assim, o suplente de vereador Nicó Fernandes (Cidadania) continuará no exercício do mandato, em setembro. Ele assumiu a titularidade no último dia 5, com a licença de Gideon Ismaias, pré-candidato a deputado federal.

A prorrogação por 31 dias, a contar de 4 de setembro, ainda pode ser prorrogada, conforme o Regimento Interno da Câmara (Art. 311, § 2°).

Gideon Ismaias é um dos dois vereadores de Mossoró em licença no período eleitoral. O outro Isaac da Casca (MDB), pré-candidato a deputado estadual, é substituído pelo suplente Marrrom Lanches (DC).

Omar Nogueira cobra mais segurança ao patrimônio público

por Regy Carte publicado 30/08/2022 12h30, última modificação 30/08/2022 12h30
Segundo vereador, lugar de guarda municipal é protegendo equipamentos do município, e não fazendo trabalho da Polícia Militar
Omar Nogueira cobra mais segurança ao patrimônio público

vereador Omar Nogueira na sessão de hoje, 30 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Ao comentar denúncia de uso excessivo de força por guardas municipais em recente abordagem, o vereador Omar Nogueira (Patriota) disse que a função da guarda é proteger o patrimônio público, e não praticar segurança ostensiva, o que, segundo ele, é papel da Polícia Militar.

“Enquanto isso, equipamentos públicos da Prefeitura estão abandonados, alvo de furtos e arrombamento, como o Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro Santo Antônio”, disse, em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (30).

Omar Nogueira acrescentou que a Guarda Civil Municipal precisa estar presente nos equipamentos públicos da Prefeitura, mas não é isso que diz ver em Mossoró. “Enquanto isso, lamentavelmente, servidores estão indo trabalhar como medo de arrastões, assaltos”, alertou.

Voltando a falar sobre o Cras do bairro Santo Antônio, Omar Nogueira denunciou falta de tomadas e ventiladores na unidade. Lembrou ter sido recentemente inaugurado pela Prefeitura, mas não há atendimento ao público do Cadastro Único, o que prejudica a população mais carente.

“Também faltam profissionais, como assistente social. A titular se afastou, mas não houve substituição”, disse o vereador. Ele pediu providências urgentes à Prefeitura, justificando ser grande o índice de vulnerabilidade social no bairro, portanto, atendimento social precisa ser prioridade.

Raério Araújo destaca trabalho de secretário Faviano Moreira

por Amanda Santana Balbi publicado 30/08/2022 12h16, última modificação 30/08/2022 12h16
Vereador ressaltou investimentos na zona rural de Mossoró
Raério Araújo destaca trabalho de secretário Faviano Moreira

Vereador Raério Araújo. Foto: Edilberto Barros

Na sessão ordinária desta terça-feira, 30, o vereador Raério Cabeção (PSD) parabenizou a Prefeitura de Mossoró e o secretário da pasta de agricultura Faviano Moreia pelo trabalho, que de acordo com o vereador, vem se destacando pela qualidade e competência.

Na fala de parabenização, Raério ressaltou investimentos que a zona rural de Mossoró vem recebendo na atual gestão e destacou o aumento da verba destinada para a agricultura e a compra de equipamentos como carros-pipa e máquinas para a agricultura. “No passado, o orçamento da pasta da agricultura girava em torno de um milhão e 800 mil, agora deverá ser de 15 milhões de reais, que devem ser destinados para melhorar cada vez mais a vida daqueles que vivem na zona rural”, afirmou.

Sumaré

Raério também destacou o calçamento que as ruas do bairro Sumaré estão recebendo e afirmou que a população está satisfeita com o trabalho. “O intertravado está chegando em todo o Sumaré. A população que vivia na lama e poeira agora vai contar com ruas calçadas”, finalizou.

 

Genilson Alves defende categoria de guardas municipais e afirma que caso de agressão é situação isolada

por Amanda Santana Balbi publicado 30/08/2022 12h14, última modificação 30/08/2022 12h14
Vereador destacou importante papel que a guarda municipal exerce na cidade
Genilson Alves defende categoria de guardas municipais e afirma que caso de agressão é situação isolada

Vereador Genilson Alves. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na sessão ordinária de hoje, 30, o vereador Genilson Alves (Pros) fez um apelo para que a população não condene precipitadamente a categoria dos guardas civis pelo ocorrido no domingo, 28 de agosto, na Avenida Rio Branco, onde um grupo de guardas civis foi flagrado agredindo adolescentes em uma abordagem. Genilson explicou que o que ocorreu foi um caso isolado e que deve ser apurado pelo órgão competente, mas que a atitude não representa toda a corporação.

O vereador explicou ainda que os adolescentes estavam dirigindo de forma imprudente pela avenida e que uma criança de dois anos quase foi atropelada pelos menores. Mas que de qualquer forma, nada justifica a agressão. “Os guardas estão certos em parar, apurar o que estava ocorrendo, apreender a moto. Mas erraram em agredir e isto será apurado”, afirmou.

Genilson afirmou ainda que algumas pessoas estavam defendendo que não houvesse a abordagem, mas que os guardas municipais de Mossoró exercem importante trabalho de policiamento na cidade, evitando inúmeros crimes e defendendo a população. “Não é certo julgar e condenar todos os guardas por um caso isolado. Eles precisam sim abordar, fazer o policiamento e eles são parte essencial da segurança em Mossoró”.

Aparte

Em aparte, alguns vereadores também defenderam a categoria dos guardas municipais. A vereador Marleide Cunha (PT) deixou claro que é a favor das abordagens, porém é contra a violência. “O guarda tinha que ter parado sim a moto, tinha que ter abordado sim os adolescentes, tinha que ter apreendido a moto, feito um boletim de ocorrência. O errado foi a agressão com chutes e murros e ameaçarem e intimidarem que estava filmando. Isso não pode e deve ser apurado. Não é a conduta certa. Não estou validando os adolescentes, mas sou contra a agressão”, explicou.

Nicó Fernandes defende melhorias para saúde de Mossoró

por Estela Vieira publicado 30/08/2022 11h28, última modificação 30/08/2022 11h28
Vereador alerta para demora de transferência em UPAs e pede atenção à UBS do conjunto Vingt Rosado
Nicó Fernandes defende melhorias para saúde de Mossoró

Vereador Nicó Fernandes pede mais atenção à saúde de Mossoró. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador Nicó Fernandes (Cidadania), em pronunciamento na sessão desta terça-feira (30) da Câmara Municipal de Mossoró, abordou temas envolvendo a saúde pública de Mossoró. O parlamentar, a princípio, falou sobre a grande fila de espera de pessoas que ficam nas Unidades de Pronto de Atendimento (UPAs) da cidade, aguardando transferência para outros hospitais.

Em seguida, tratou sobre a Unidade Básica de Saúde (UBS) do conjunto Vingt Rosado, a UBS Dr. Agnaldo Pereira, e aproveitou o momento para pedir melhorias à Secretaria de Saúde de Mossoró.
Em seu primeiro tópico, o vereador citou que é grande o número de pessoas que ficam nas UPAs da cidade, precisando de transferência para algum hospital, e que podem passar até mesmo dias aguardando esse processo. O parlamentar apontou que há necessidade que os órgãos de saúde tenham a capacidade de receber e atender essas pessoas em tempo hábil.

Antes de concluir, Nicó Fernandes chamou a atenção para o posto de saúde do conjunto Vingt Rosado, UBS Dr. Agnaldo Pereira, que há dois anos, segundo ele, mnão oferta o serviço de atendimento odontológico à população.
O edil pediu que a secretária de Saúde, Morgana Dantas, assim como os demais membros da pasta, possam dar atenção ao posto de saúde do bairro e de outros setores de Mossoró.

“Acredito que a saúde merece um olhar mais atento da gestão”, concluiu.

Vereadora Marleide Cunha repudia forma de abordagem de guarda civil

por Estela Vieira publicado 30/08/2022 11h25, última modificação 30/08/2022 11h25
Vereadora também voltou a falar sobre denúncia relativa ao Cadastro Único
Vereadora Marleide Cunha repudia forma de abordagem de guarda civil

Vereadora Marleide Cunha fala sobre abordagem de guarda civil. Foto: Edilberto Barros/CMM

A vereadora Marleide Cunha (PT) usou seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Mossoró, para reiterar o caso citado por ela em sessão ordinária da semana passada, em relação a um funcionário do Auxílio Brasil que, supostamente, estava cobrando propina para aprovar cadastros no serviço. Além disso, a vereadora falou sobre o caso que ocorreu no último domingo (28), na Avenida Rio Branco.

O primeiro ponto falado pela parlamentar foi “conselho” dado para ela evitar se envolver em temas polêmicos, por ser candidata a deputada estadual. Mas justificou que, antes disso, ela é vereadora de Mossoró, e sua responsabilidade não a deixa silenciar em algumas situações graves.

Marleide disse que, que após seu pronunciamento na Câmara Municipal, quarta-feira (24), encaminhou as provas da cobrança de propina por um funcionário do Auxílio Brasil ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual. A vereadora declarou que aguarda a ação dos setores competentes, para que a situação seja apurada.

“Eu jamais poderia silenciar diante de uma situação dessas, em que é tirado da boca do povo que não tem o que comer”, concluiu a parlamentar.

Guarda Civil

Após esse assunto, a vereadora falou que todos sabem o quanto ela defende o servidor público, mas declarou que não pode tolerar uma conduta errada de um servidor, como no caso ocorrido no domingo (28), em que um guarda municipal agrediu um adolescente na Avenida Rio Branco, durante uma abordagem. “Não podemos tolerar e ser cúmplices desse tipo de conduta em nossa sociedade”, afirmou, defendendo a educação como ferramenta de mudança.

Vereador Naldo Feitosa fala sobre sua vitória em processo do TRE

por Estela Vieira publicado 30/08/2022 11h16, última modificação 30/08/2022 11h16
O vereador ressalta os momentos de dificuldade vivido nos últimos meses
Vereador Naldo Feitosa fala sobre sua vitória em processo do TRE

Vereador Naldo Feitosa na Sessão Ordinária desta terça-feira (30). Foto: Edilberto Barros/CMM

Na manhã desta terça-feira (30), o vereador Naldo Feitosa (PSC) usou seu pronunciamento no pequeno expediente da 53ª Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Mossoró, para falar sobre sua vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Semana passada, a Corte decidiu mantê-lo no mandato, assim como o vereador Lamarque Oliveira (PSC). Os dois tinham sido cassados em decisão de primeiro grau, mas recorreram no exercício do mandato e venceram no TRE.

Naldo Feitosa iniciou sua fala dialogando com o vereador Lamarque. Contou terem passado por muitos momentos de angústia e preocupação, ao longo do processo, mas sempre carregando a certeza de que foram às ruas em busca de um objetivo, alcançado nas urnas e confiado pelo povo.

“Graças a Deus, depois de muitos meses, a justiça concedeu o que as urnas falaram: a vontade do povo, porque quem colocou foi o povo”, disse o vereador em seu discurso.

Marleide denuncia suposta irregularidade; Prefeitura apura

por Estela Vieira publicado 24/08/2022 13h23, última modificação 24/08/2022 13h23
Vereadora disse que servidor estaria recebendo propina para aprovar Auxílio Emergencial
Marleide denuncia suposta irregularidade; Prefeitura apura

Vereadora Marleide Cunha apresentou denúncia na tribuna, hoje, 24 (foto: Edilberto Barros/CMM)

A vereadora Marleide Cunha (PT) usou o pequeno expediente da sessão desta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Mossoró, para denunciar suposto caso de corrupção envolvendo possível cobrança de propina no cadastro do Auxílio Emergencial em Mossoró. Diante disso, a Prefeitura de Mossoró anunciou instauração de sindicância, urgente, para apurar o fato.

A vereadora iniciou seu pronunciamento, citando que um cidadão com cargo comissionado que trabalha com o cadastramento de pessoas no Auxílio Brasil estaria cobrando R$ 200 reais para facilitar a aprovação das pessoas no programa.

A vereadora defendeu que o Executivo apure a situação, e afirmou que existem áudios do trabalhador que comprovaria a situação. A parlamentar ainda citou que pessoas que têm direito ao serviço, em maior situação de vulnerabilidade social, podem estar perdendo a oportunidade de serem contempladas com o benefício. Por fim, ela pede que as autoridades competentes investiguem a situação e resolvam imediatamente.

Educação

No mesmo pronunciamento, Marleide Cunha denunciou ainda o caso de criança que não está regularmente matriculada na rede de educação básica. A parlamentar fez ainda um pedido em nome dos moradores da Rua Cícero Luiz da França.

Também disse que esteve no bairro Alto de São Manoel e encontrou com uma mãe, acompanhada de uma criança de seis anos, que não está regularmente matriculada em nenhuma escola.

A vereadora reforçou que prover educação às crianças, a partir dos quatro anos, é obrigação, e solicitou que a Secretaria de Educação resolva a situação ainda esta semana, além de questionar o que houve busca ativa, pois não foi percebido o caso da criança que não tem acesso à educação, e pede que a matrícula seja feita pela Secretaria. “Estamos no meio do ano letivo e essa criança, até hoje, não estudou”, afirmou.

Por fim, citou que moradores da Rua Cícero Luiz de França têm calçada alta por causa da galeria que está na rua, e pedem uma visita técnica para resolver o problema do alagamento em períodos de chuva.

Projeto de lei enfrenta importunação sexual no transporte público

por Regy Carte publicado 24/08/2022 11h59, última modificação 24/08/2022 11h59
Proposta é do vereador Pablo Aires e foi apresentada ontem (23)
Projeto de lei enfrenta importunação sexual no transporte público

Vereador Pablo Aires apresenta mais um Projeto de Lei (foto: arquivo/CMM)

O vereador Pablo Aires (PSB) submeteu na sessão desta terça-feira (23/08), o Projeto de Lei Ordinária, que institui o programa de combate à importunação sexual no transporte coletivo de Mossoró. 

O PL pretende tornar o combate ao assédio sexual no transporte público uma ação permanente do Município de Mossoró, através da realização de campanhas educativas que possam encorajar as vítimas a formalizar denúncias de importunação sexual, bem como a criação de uma rede de apoio para as vitimas. 

Além disso, o projeto prevê que o motorista deve ser informado no momento do ocorrido e deve parar o veículo imediatamente para que seja avisado à Polícia. As empresas devem ainda instalar câmeras de monitoramento no interior dos ônibus e afixar, em locais visíveis e de fácil localização, uma placa com a seguinte mensagem: “Importunação sexual é crime! Praticar ato libidinoso contra alguém acarreta prisão com pena de um a cinco anos. Denuncie pelo 190”. 

Pablo Aires explica que o projeto atende a uma necessidade por segurança para as mulheres que todos os dias enfrentam esse tipo de crime.

“Infelizmente o assédio sexual nos ônibus é uma realidade do dia a dia das mulheres em todo o Brasil, e a opção por não denunciar ocorre muitas vezes pela certeza de impunidade dos agressores. O Estado deve oferecer os mecanismos para as vítimas denunciarem e serem acolhidas”, reforça o vereador Pablo. 

O Projeto contra a importunação sexual no transporte público seguirá seu curso nas comissões da casa legislativa antes de ser novamente levado a plenário para a sua aprovação.

Vereador Marrom Lanches comemora o asfalto da rua Benjamin Constant

por Estela Vieira publicado 24/08/2022 11h05, última modificação 24/08/2022 11h05
O parlamentar também fez um voto de pesar pela morte do cantor mossoroense Vicente Santiago
Vereador Marrom Lanches comemora o asfalto da rua Benjamin Constant

Vereador Marrom Lanches na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 24. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador Marrom Lanches (DC) usou seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 24, para agradecer em nome dos moradores da rua Benjamin Constant, bairro Boa Vista, que teve seu asfaltamento concluído. O parlamentar aproveitou o momento para fazer um voto de pesar em nome do cantor Vicente Santiago, e comentou brevemente sobre a situação dos vendedores do vuco-vuco, citada pelo vereador Omar Nogueira (PATRIOTA).

A princípio, o parlamentar citou que os moradores estão muito felizes com a obra, mas reforça que Mossoró ainda conta com ruas sem o asfalto necessário para um tráfego mais seguro para os motoristas e pedestres.

Antes de concluir, o vereador levou à Sessão o voto de pesar pela morte do cantor mossoroense Vicente Santiago, morador do bairro Santo Antônio, e aproveitou o momento para convidar a todos a participarem do velório, que acontecerá na casa do artista. O parlamentar ainda citou que a situação dos ambulantes, comentada pelo edil Omar Nogueira, é muito difícil.

Vereador Omar Nogueira fala em nome dos feirantes do vuco-vuco

por Estela Vieira publicado 24/08/2022 11h03, última modificação 24/08/2022 11h03
O parlamentar ainda citou as dificuldades enfrentadas pela Zona Rural de Mossoró
Vereador Omar Nogueira fala em nome dos feirantes do vuco-vuco

Vereador Omar Nogueira fala sobre possível perseguição política. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador Omar Nogueira (PATRIOTA) iniciou seu pronunciamento, na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 24, apresentando um requerimento dos feirantes do comércio do vuco-vuco, que estão preocupados com uma suposta perseguição política. O requerimento pede uma lista de feirantes que receberão os blocos, pois alguns temem não ser contemplados com os espaços. 

O parlamentar também pediu que a gestão pague um auxílio aos feirantes do vuco-vuco, para não acontecer o que houve na praça de convivência, que foi reformada, mas não está pronta para receber os comerciantes, que ficam sem a renda necessária para seu dia-a-dia.

Antes de concluir, o vereador falou brevemente sobre as questões envolvendo a Zona Rural, que sofre com as estradas sem asfalto, muito esburacadas, e a falta de água, e pontuou que, diariamente, recebe pessoas em sua casa pedindo melhorias para essa área.

“Temos de nos unirmos a favor do povo de Mossoró, devemos lutar, reivindicar e cobrar pelas pessoas mais carentes”, afirmou o parlamentar.

Plenário aprova denominação de 19 ruas de loteamento

por Regy Carte publicado 23/08/2022 12h26, última modificação 23/08/2022 12h26
Projeto, de autoria do vereador Raério, foi votado hoje (23) em regime de urgência
Plenário aprova denominação de 19 ruas de loteamento

Plenário da Câmara, na sessão desta terça-feira (23): projeto aprovado (foto: Edilberto Barros/CMM)

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou, nesta terça-feira (23), denominação de 19 ruas do loteamento Santorini, por iniciativa do vereador Raério Araújo (PSD), no Projeto de Lei Ordinária do Legislativo nº 100/2022. O loteamento fica próximo ao conjunto Odete Rosado.

As dimensões e confrontações das ruas foram informadas à Câmara pela Secretaria Municipal Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, anexados croquis e o boletim técnico nº 6.254/2022-Seimurb.

Conforme o projeto, aprovado em regime de urgência especial, as ruas receberam os nomes de Manoel Sabino de Moura, João Sabino de Moura, José Alves de Santana, Francisco Sebastião da Silva, Olavo Alves de Azevedo.

Também foram denominadas de Rodrigo da Costa Araújo, Carlos Marques Alves, Celso Ferreira de Araújo, Maria Dunga da Luz Costa, Alberlânia Vieira de Lucena, Gicélio Batista da Luz, Genildo de Oliveira, Maria Estela Moreira da Silva, Venceslau Francisco da Silva, Antônio Vieira de Queiroz, Sebastião Ferreira, Sinval Freire de Freitas, Maria Zilda Galvão e Antônio Sebastião Mota.

Com aprovação das denominações no plenário da Câmara, o projeto segue à Prefeitura para sanção (virar lei municipal). “Agradeço ao apoio dos colegas vereadores e vereadoras para aprovação da nossa proposta”, diz o vereador Raério.

Vereador Lamarque Oliveira solicita recursos para UEI do Alto do Sumaré

por Estela Vieira publicado 23/08/2022 10h57, última modificação 23/08/2022 10h57
O vereador também falou em nome dos vereadores do bairro Rincão
Vereador Lamarque Oliveira solicita recursos para UEI do Alto do Sumaré

Vereador Lamarque Oliveira na Sessão Ordinária desta terça-feira, 23. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador Lamarque Oliveira (PSC) iniciou seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta terça-feira, 23, comentando sobre sua viagem a Natal, em busca de recursos para a cidade de Mossoró. O parlamentar falou também sobre a ponte da Avenida Benício Filho e fez uma solicitação em nome dos moradores do Rincão.

O parlamentar citou que esteve em Natal no último fim de semana, procurando a Assembleia Legislativa para conseguir mais recursos para Mossoró. De acordo com Lamarque Oliveira, ele esteve com o deputado estadual Coronel Azevedo (PSC), e solicitou recursos para a UEI do bairro Alto do Sumaré, inaugurada em 2020. O vereador comentou que 300 vagas foram ofertadas à população, mas a demanda de alunos para a Unidade é muito maior. Seguindo seu pronunciamento, o vereador solicitou à deputada federal Carla Dickson (PROS) recursos para a ampliação dessa Unidade de Educação Integral. 

Por fim, o parlamentar citou que fez uma visita à nova ponte da Avenida Benício Filho, localizada no bairro Alto de São Manoel, e testemunhou que a ponte está em fase de conclusão, e que quando concluída, deverá melhorar a mobilidade urbana de Mossoró.

“Veremos aquela ponte ajudando o tráfego, melhorando a mobilidade e melhorando o trajeto às unidades de saúde do bairro Alto de São Manoel”, afirmou. O vereador ainda citou que recebeu um pedido dos moradores do Rincão, que pedem que as máquinas da prefeitura façam as melhorias necessárias na estrada vicinal que dá acesso a essa região.


Vereadora Marleide Cunha fala sobre a falta de cirurgias eletivas em Mossoró

por Estela Vieira publicado 23/08/2022 10h52, última modificação 23/08/2022 10h52
A parlamentar questiona a ausência desses serviços, e afirma que a população não pode continuar sofrendo esse descaso
Vereadora Marleide Cunha fala sobre a falta de cirurgias eletivas em Mossoró

Vereadora Marleide Cunha questiona sobre as cirurgias eletivas. Foto: Edilberto Barros/CMM

A vereadora Marleide Cunha (PT) iniciou seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta terça-feira, 23, falando sobre a saúde pública da cidade de Mossoró. A parlamentar afirma ter conversado com a população, e percebido que uma reclamação constante diz respeito às cirurgias eletivas.

A parlamentar afirmou que a população vem sofrendo com a ausência de cirurgias eletivas na cidade de Mossoró, e que a justificativa do Poder Público é a ausência de insumos para a realização das operações. A vereadora questionou o motivo dessas cirurgias serem realizadas em outros municípios, mas não em Mossoró.

De acordo com a parlamentar, outro problema que dificulta a execução das cirurgias é que não há repasse de verbas ao Hospital Maternidade Almeida Castro, e disse que tem o desejo, assim como a população, de entender o que está acontecendo para a existência desse problema.

“São apelos que a sociedade faz em relação à saúde e que trazemos aqui para termos respostas”, afirmou.

Vereador Omar Nogueira cobra investimento no setor turístico de Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 23/08/2022 10h51, última modificação 23/08/2022 10h51
Vereador afirma que setor está abandonado pela Prefeitura
Vereador Omar Nogueira cobra investimento no setor turístico de Mossoró

Vereador Omar Nogueira. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador Omar Nogueira (Patriota) cobrou maior investimento no setor turístico de Mossoró, durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira, 23. Para o parlamentar, a Prefeitura de Mossoró não investe na divulgação da cidade, que tem grande potencial turístico principalmente no setor religioso.

Omar comentou que foi à Brasília em 2021 com mais seis vereadores, e na ocasião, visitaram a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), que se mostrou interessada em divulgar a cidade, porém não houve interesse por parte da Prefeitura. “O presidente Carlos Brito (Embratur) se colocou à disposição para divulgar a cidade, mas até agora a Prefeitura de Mossoró não moveu um dedo. A cidade de Mossoró, o turismo é zero por parte da gestão”, disse.

Omar destacou que, em Mossoró, a cada quatro empregos, um é gerado pelo turismo. “Temos cerca de três mil leitos de hotel disponíveis e não temos uma Secretaria do Turismo. Ninguém vê investimento no turismo. Temos uma Secretaria de Desenvolvimento e nas quatro vezes que fui lá, nas segundas-feiras, o secretário não se encontra, porque não trabalha na segunda. É pra dar o expediente”, cobrou.

Aparte

 Em aparte, o vereador Genilson Alves (Pros) rebateu as afirmações do vereador Omar Nogueira.  Genilson explicou que  Mossoró possui a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e uma Diretoria de Turismo, além de possuir vários avanços no setor turístico. “Conseguimos inclusive direcionar mais de 15 milhões de recursos para essa secretaria que está emplacando bons resultados tanto no turismo de eventos como no turismo religioso. O principal que estamos construindo é uma Política Municipal de Turismo em nossa cidade que com certeza será um marco para a história de Mossoró”, finalizou.

Vereador Nicó Fernandes parabeniza o presidente do Sindicato da Lavoura

por Estela Vieira publicado 23/08/2022 10h50, última modificação 23/08/2022 10h50
O parlamentar também solicitou a conclusão de obras realizadas em algumas estradas da Zona Rural de Mossoró
Vereador Nicó Fernandes parabeniza o presidente do Sindicato da Lavoura

Vereador Nicó Fernandes pede mais atenção à Zona Rural. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador Nicó Fernandes (CIDADANIA) iniciou seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta terça-feira, 23, falando sobre a situação da Zona Rural de Mossoró, que de acordo com o parlamentar, conta com 137 comunidades rurais. Ele também aproveitou para parabenizar o novo presidente do Sindicato da Lavoura, Chico.

O parlamentar citou, a princípio, que o Sindicato da Lavoura tem feito um ótimo trabalho nas comunidades rurais de Mossoró. De acordo com o edil, o atual presidente entende que o órgão deve trabalhar com as demais instituições, para prestar um bom serviço à população da Zona Rural.

O vereador citou, ainda, que é muito cobrado pelos cidadãos que moram nessas áreas, e ressaltou a questão das estradas como um problema recorrente. Nicó Fernandes solicitou que a Secretaria de Saúde de Mossoró conclua os serviços iniciados em alguns setores da Zona Rural, que foram parados por causa das chuvas. 

“Por se tratar de uma região muito grande, nós sabemos que essa questão não é simples de resolver”, concluiu.

Vereador Lamarque assegura estar em busca de recursos para Mossoró

por Estela Vieira publicado 17/08/2022 14h47, última modificação 17/08/2022 14h47
Parlamentar também comentou situação da UEI do bairro Sumaré
Vereador Lamarque assegura estar em busca de recursos para Mossoró

Vereador Lamarque anuciou, hoje (17), agenda em busca de recursos (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Lamarque (PSC) participou da Sessão Ordinária desta quarta-feira (17) da Câmara Municipal de Mossoró e usou seu pronunciamento para comunicar que está trabalhando em busca de recursos para Mossoró.

Em um primeiro momento, o edil citou que o vereador Nicó Fernandes (Podemos), seu antecessor na tribuna, tocou em um assunto importante, que diz respeito à organização do comércio local. O parlamentar citou que fica muito feliz pela ampliação do Vuco-vuco e parabeniza a gestão do Executivo por isso.

Além disso, comunicou à Câmara Municipal que amanhã, 18, viajará a Natal em busca de recursos para a cidade.

O vereador também comentou que fez uma visita à Unidade de Ensino Infantil (UEI) do bairro Sumaré, a convite da Presidência do Conselho de Pais. Ele afirmou que a demanda da UEI é muito grande, e que irá em busca de recursos para sua ampliação.

Por fim, citou que solicitará recursos para a área da saúde de Mossoró, pois a cidade tem muitas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que ainda precisam de atenção. “Precisamos desses recursos para melhorarmos nossos equipamentos públicos”, concluiu.

Vereador Nicó Fernandes pede mais viaturas para região do Vingt Rosado

por Estela Vieira publicado 17/08/2022 14h43, última modificação 17/08/2022 14h43
Parlamentar comentou sobre o tema levado à Tribuna Popular, e também falou sobre as ruas esburacadas do conjunto Vingt Rosado
Vereador Nicó Fernandes pede mais viaturas para região do Vingt Rosado

Vereador Nicó Fernandes discursa na sessão de hoje, 17 (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Nicó Fernandes (Cidadania) participou do pequeno expediente da Sessão Ordinária desta quarta-feira (17) da Câmara Municipal de Mossoró parabenizando o tema trazido na Tribuna Popular (uso de estacionamentos públicos para fins privados). O parlamentar ainda falou sobre outros assuntos pertinentes, como a segurança pública da região do conjunto Vingt Rosado.

Além do que foi dito sobre a Tribuna Popular, o edil apontou que a região do Vingt Rosado é muito grande, e enfrenta muitos problemas, como a segurança pública. Dentro deste tema, o edil pediu que o Batalhão de Polícia Militar responsável pela área envie mais viaturas para a região, por causa da grande ocorrência de assaltos.

Por fim, o parlamentar citou que, por causa do inverno, as ruas estão muito esburacadas, e pede que a Secretaria Municipal de Infraestrutura possa resolver essa situação. Antes de se despedir da tribuna, o parlamentar comemorou que o calçamento da Avenida Vingt Rosado Neto está sendo iniciado.

Vereador Naldo Feitosa comemora asfalto da rua Vicente Martins

por Estela Vieira publicado 17/08/2022 14h39, última modificação 17/08/2022 14h39
Parlamentar também comentou a situação abordada na Tribuna Popular
Vereador Naldo Feitosa comemora asfalto da rua Vicente Martins

Vereador Naldo Feitosa na sessão desta quarta-feira, 17 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Nesta quarta-feira, 17, o vereador Naldo Feitosa (PSC) usou o pequeno experiente da 50ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Mossoró, para debater alguns temas de interesse público. Em um primeiro momento, o edil disse que o assunto abordado na Tribuna Popular (uso de estacionamentos públicos para fins privados) é importante, pois é necessário que todos saibam da situação dos estacionamentos de Mossoró.

Ainda sobre o debate da Tribuna Popular, o vereador comentou que foi absurda a atitude de outra gestão que, a mando do Ministério Público, tentou tirar os trabalhadores dos locais públicos, sem um espaço adequado para realocá-los.

O edil também comentou que esteve no bairro Belo Horizonte, com o vereador Wiginis do Gás (Podemos), visitando a Rua Vicente Martins, onde passará o transporte coletivo no bairro. O vereador cita ter pedido o asfalto dessa rua, que começou a receber a mudança ontem, e agradece ao Poder Executivo de Mossoró pela ação.

Tribuna Popular: advogado denuncia mau uso de estacionamentos públicos

por Estela Vieira publicado 17/08/2022 14h34, última modificação 17/08/2022 14h34
Max Delys afirmou, em pronunciamento no plenário, ser a favor de audiência pública sobre o tema
Tribuna Popular: advogado denuncia mau uso de estacionamentos públicos

Advogado Max Delys em discurso na Tribuna Popular, nesta quarta-feira, 17 (foto: Edilberto Barros)

A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Mossoró desta quarta-feira (17) trouxe à 50ª Sessão Ordinária um tema importantíssimo para a sociedade mossoroense. O advogado Max Delys, representante da OAB em Mossoró, comentou sobre o mau uso de estacionamentos públicos, que na cidade são, muitas vezes, ocupados por comerciantes para atividade privada.

O advogado iniciou seu pronunciamento comentando sobre um trailer que fica ao lado da Câmara Municipal de Mossoró, e questionou se ele está regulamentado para usar o estacionamento público. Ele citou outros exemplos, como os comerciantes ambulantes, e declarou ser a favor de uma audiência pública para debater com os órgãos responsáveis.

“Todo trabalho é digno e as pessoas precisam trabalhar, mas é obrigação do Poder Público realocar essas pessoas em locais regulamentados para exercerem suas atividades comerciais”, afirmou durante seu pronunciamento.

Repercussão

Na participação dos vereadores após o pronunciamento de Max Delys, o vereador Lamarque Oliveira (PSC) parabenizou o advogado e citou ter feito uma reclamação, junto à secretaria responsável, para que seja feita uma fiscalização desses espaços na cidade de Mossoró. Além disso, o parlamentar declarou que participará da audiência pública para contribuir com a busca de uma solução para o problema. “O que acontece no centro de Mossoró é uma indústria de multa”, afirmou.

O vereador Raério Araújo (PSD) disse que esse é um problema presente há muito tempo na cidade, e citou que em 2016 o Executivo tentou realocar os ambulantes do centro de Mossoró, mas, sem a aprovação social, a ação foi interrompida. Ele também falou sobre a reforma no centro comercial Vuco-vuco, que gerará mais vagas para que os empreendedores possam sair cada vez mais das ruas do centro de Mossoró, e aproveitar um lugar adequado para suas instalações.

Em outro momento, ainda comentando sobre o que foi dito na Tribuna Popular, Raério disse que esteve conversando com o prefeito Allyson Bezerra sobre o assunto debatido, e que o Executivo pensa em construir um espaço para colocar os trailers que estão nos estacionamentos privados de Mossoró.

“Somos uma cidade grande, com uma cabeça de cidade pequena”, afirmou, falando que a cidade de Mossoró ainda não percebe seu crescimento, e mantém costumes de cidades pequenas.

Já o vereador Omar Nogueira (Patriota) citou que o caso dos ambulantes é um assunto muito importante, mas que não tirar essas pessoas de seus espaços não é suficiente. O edil exemplificou com a situação dos comerciantes da Praça de Convivência, que foi reformada e entregue, mas não concluída para que eles possam trabalhar com segurança.

“Hoje a gestão se preocupa com a indústria da multa. As pessoas reclamam pela falta de estacionamento, mas o Poder Público se preocupa apenas em multar os cidadãos”, concluiu.

Seguindo a sequência de pronunciamentos, o vereador Costinha (MDB), citou que a atual gestão está ampliando o espaço do Vuco-vuco, e mostrou sua preocupação com os impactos que a realocação dessas pessoas em lugares sem estruturas pode causar.

“Esse tema precisa ser provocado com audiências públicas, e é possível ser resolvido de forma que amenize o impacto nessas pessoas”, pontuou.

O vereador Pablo Aires (PSB), por sua vez, aproveitou o momento e fez um convite às universidades e aos estudantes, para juntos buscarem alternativas para essa situação que sejam boas para todos os lados envolvidos. “Precisamos de uma solução que dê segurança à população e aos comerciantes”, afirmou.

O vereador Naldo Feitosa (PSC) foi o último a falar sobre o assunto, e afirmou que é um tema importante, mas muito difícil de debater. O edil citou que não existe mais estacionamento em Mossoró, pois as vagas foram tomadas por trailers e barracas dos ambulantes. Ele também comentou sobre a ideia de espaço para food truck, citada pelo vereador Raério Araújo (PSD), dizendo que essa proposta exige uma estrutura grande e organizada, para não tirar as pessoas da rua e colocá-las em qualquer lugar.  “Como o dr. Max falou, não se pode fazer esse tipo de prática, pois é um espaço do povo”, finalizou.

Lucas das Malhas ressalta avanços na educação municipal

por Regy Carte publicado 17/08/2022 13h05, última modificação 17/08/2022 13h05
Vereador também destaca melhorias na área de infraestrutura urbana
Lucas das Malhas ressalta avanços na educação municipal

Vereador Lucas das Malhas na sessão desta quarta-feira, 17 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (17), o vereador Lucas das Malhas (MDB) destacou avanços na educação pública do município. Entre as conquistas na rede municipal, citou reforma de diversas escolas, entregues, e outras encaminhadas à conclusão.

O parlamentar ressaltou a Escola Municipal José Benjamim, no bairro Papôco, que tem recebido significativas melhorias da gestão municipal. E enalteceu, em razão dessas e outras realizações, o empenho do prefeito Allyson Bezerra no resgate da educação do município.

“A rede municipal de ensino tem avançado, através da recuperação de dezenas de unidades de ensino e outras ações”, frisou Lucas das Malhas, na tribuna do plenário. Esse reconhecimento, segundo ele, estende-se à população, cuja ampla maioria do mossoroenses aprova a gestão municipal.

Infraestrutura

No mesmo discurso, o parlamentar ressaltou a importância de parceria administrativa entre a Prefeitura de Mossoró e o Governo Federal, que tem enviado recursos para importantes obras no município. Entre as áreas contempladas, mencionou o setor de infraestrutura urbana.

“Várias ruas foram e estão sendo asfaltadas, e a pavimentação alcançará outras vias”, antecipou Lucas, ao revelar uma novidade. “Ruas receberão pavimentação com piso intertravado. Piso até então restrito a condomínios de luxo de Mossoró vai para as ruas de Mossoró”, anunciou.

Mês de Proteção à Mulher em Mossoró será celebrado em maio

por Regy Carte publicado 16/08/2022 13h12, última modificação 16/08/2022 13h12
Plenário da Câmara aprovou, hoje (16), projeto de autoria do vereador Lamarque
Mês de Proteção à Mulher em Mossoró será celebrado em maio

Vereador Lamarque Oliveira é autor do projeto que cria Mês de Proteção à Mulher (foto: Edilberto Barros/CMM)

Mossoró ganhará mais uma lei para apoio à mulher em estado de vulnerabilidade em consequência de violência doméstica. Nesta terça-feira (16), o plenário da Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei Ordinária do Legislativo 85/2021, do vereador Lamarque Oliveira (PSC), que institui o “Mês de Proteção à Mulher”, a ser celebrado anualmente em maio.

Os objetivos são estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas a violência contra a mulher; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral as mulheres em estado de violência e apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade, com o intuito de prevenir, combater e enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A violência contra a mulher tem aumentado ano a ano e neste momento de grande instabilidade emocional devido a todas as sequelas maléficas trazidas pela Covid-19, o quadro de violência doméstica contra a mulher tem se agravado”, alerta Lamarque Oliveira.

O intuito do projeto, segundo ele, é celebrar anualmente, durante todo o mês de maio, ações preventivas com o intuito de combater e enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher.

“Isso é necessário em razão da contínua necessidade de promover a educação, a informação e a cultura histórica em toda sociedade aliadas à luta pelo fim da violência contra a mulher”, reforça o vereador.

Câmara cria carteira de identificação de pessoa com autismo

por Regy Carte publicado 16/08/2022 13h01, última modificação 16/08/2022 13h01
Projeto da vereadora Carmem Júlia foi aprovado nesta terça-feira
Câmara cria carteira de identificação de pessoa com autismo

Vereadora Carmem Júlia na sessão de hoje, 16: atenção à pessoa com autismo (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró instituiu a Carteira de Identificação do Autista (CIA), ao aprovar, hoje (16), o Projeto de Lei Ordinária do Legislativo 47/2022, de autoria da vereadora Carmem Júlia (MDB). O documento é destinado a conferir identificação à pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ao destacar que a pessoa diagnosticada com TEA é legalmente considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos, com direito à assistência social, Carmem Júlia informa que a CIA será expedida sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico, confirmando o diagnóstico com a CID 10 F84, bem como de demais documentos exigidos pelo competente órgão municipal.

Segundo ela, a Carteira de Identificação do Autista terá validade de cinco anos, devendo ser revalidada com o mesmo número. Verificada a regularidade da documentação recebida, o competente órgão municipal pela expedição da CIA determinará sua emissão no prazo de 30 dias.

“A intenção é facilitar a identificação das pessoas autistas para que tenham assegurados seus direitos, inclusive o atendimento preferencial, haja vista que o autismo não é fácil ser identificado por quem não tenha um contato direto. E, dessa forma, assegurar e promover, em condições de igualdade material, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, visando a sua inclusão social e cidadania”, justifica a vereadora.

Aprovado projeto de atenção à saúde mental de jovens

por Regy Carte publicado 16/08/2022 12h52, última modificação 16/08/2022 12h52
Proposta do vereador Costinha cria Semana Municipal de Sensibilização e Conscientização da Saúde Mental Infanto-juvenil
Aprovado projeto de atenção à saúde mental de jovens

Vereador Costinha, autor do projeto, alerta para saúde mental de jovens (foto: Edilberto Barros/CMM)

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou, nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei Ordinária do Legislativo 53/2022, do vereador Costinha (MDB), que institui a Semana Municipal de Sensibilização e Conscientização da Saúde Mental Infanto-juvenil.

A semana será celebrada de 21 a 29 de setembro de cada ano e objetiva disseminar conhecimento sobre transtornos mentais que afetam crianças e adolescentes e orientar a respeito de diagnóstico e tratamento.

“Também tem a finalidade de detectar possíveis casos do transtorno em Mossoró e promover seminários, palestras e outras mobilizações sobre a importância de suporte à saúde mental dos jovens”, diz Costinha.

O vereador acrescenta que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 75% dos transtornos mentais começam na infância e adolescência, e que os casos de depressão aumentaram 25% em todo o mundo.

O projeto, aprovado em regime de urgência especial e enviado à Prefeitura para sanção ou veto, estabelece que o Poder Executivo regulamentará a lei. “Sou grato aos colegas vereadores e vereadoras pelo apoio a esse importante projeto”, agradece Costinha.

Plenário aprova capacitação em primeiros socorros em escolas

por Regy Carte publicado 16/08/2022 12h48, última modificação 16/08/2022 12h48
Projeto do vereador Marckuty também alcança estabelecimentos de recreação infantil
Plenário aprova capacitação em primeiros socorros em escolas

Vereador Marckuty, na sessão de hoje, ressalta importância do projeto (foto: Edilberto Barros/CMM)

Professores e demais servidores de estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil em Mossoró terão que passar por capacitação em noções básicas de primeiros socorros. É o que torna obrigatório o Projeto de Lei Ordinária do Legislativo 74/2022, do vereador Marckuty (Solidariedade), aprovado na Câmara Municipal, hoje (16).

Conforme a proposta aprovada, o curso deverá ser ofertado anualmente, e os estabelecimentos deverão manter, durante cada turno, nas sedes e nas atividades externas, pelo menos 1/3 de professores e demais funcionários habilitados em curso de noções básicas de primeiros socorros.

A responsabilidade pela capacitação caberá aos respectivos sistemas ou redes de ensino, e os cursos de primeiros socorros serão ministrados por entidades municipais ou estaduais especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população, no caso dos estabelecimentos públicos, e por profissionais habilitados, no caso dos estabelecimentos privados.

Ainda segundo o projeto aprovado, os estabelecimentos de ensino e de recreação citados deverão dispor de kits de primeiros socorros, conforme orientação das entidades especializadas em atendimento emergencial à população.

Os estabelecimentos deverão fixar em local visível e de fácil acesso o selo de identificação, padronizado, denominado Selo “Escola Segura”, bem como o nome dos profissionais capacitados.

O selo será emitido pela Secretaria Municipal de Educação e tem a finalidade de atestar que os funcionários dos estabelecimentos de ensino e de recreação são habilitados no curso periódico de noções de primeiros socorros.

Os alunos de todos os anos da educação básica receberão lições de primeiros socorros na forma de atividades educativas e palestras, que acontecerão durante o período letivo regulamentar.

“Estima-se que, no Brasil, todos os anos cerca de 700 crianças morrem vítimas de sufocação ou engasgamento, daí, a importância das medidas previstas no nosso projeto, pelo qual agradeço a aprovação”, diz Marckuty. O projeto segue à Prefeitura para sanção ou veto.

Omar Nogueira defende abastecimento de água para zona rural

por Regy Carte publicado 16/08/2022 12h45, última modificação 16/08/2022 12h44
Vereador também pede melhorias para educação, saneamento e infraestrutura
Omar Nogueira defende abastecimento de água para zona rural

Vereador Omar Nogueira na sessão desta terça-feira, 16 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Na sessão da Câmara Municipal de Mossoró desta terça-feira (16), o vereador Omar Nogueira (Patriota) pediu informações à Prefeitura a respeito do abastecimento de água nas localidades rurais de Santo Antônio, Ema, Pau D’arco, Tabuleiro Alto e Cajazeiras. Segundo ele, é constante a reclamação de moradores quanto ao abastecimento nas comunidades.

No plenário, Omar Nogueira, em pronunciamento na tribuna, reiterou ser a favor da reforma da Unidade de Ensino Infantil (UEI) Tereza Fernandes de Souza Néo, no bairro Barrocas. E reivindicou mais carteiras, portas e ar condicionados para UEI Lindalva de Oliveira Castro, no mesmo bairro.

Também pleiteou asfaltamento das ruas Zeca Cirilino, Orlando Dantas, Lira Tavares, entre outras vias do bairro Santo Antônio, e do saneamento básico da rua Gilberto Miranda Bezerra, no mesmo bairro. Segundo ele, é responsabilidade da Prefeitura concluí-lo e repassá-lo à Caern.

Ainda no pronunciamento, Omar Nogueira relatou recente visita ao canteiro de obras da reforma do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, e levantou questionamentos quanto à qualidade do serviço. “São demandas do povo, pois é para o povo que nosso mandato está a serviço”, assegura.

 

Vereador Raério destaca bom desempenho de Mossoró em avaliação sobre Gestão e Finanças

por Amanda Santana Balbi publicado 16/08/2022 12h09, última modificação 16/08/2022 12h09
Avaliação é realizada pelo Ministério da Economia
Vereador Raério destaca bom desempenho de Mossoró em avaliação sobre Gestão e Finanças

Vereador Raério Araújo. Foto: Edilberto Barros

 Na sessão ordinária de hoje, 16, o vereador Raério Araújo (PSD) parabenizou a Prefeitura de Mossoró pela nota máxima recebida pelo Ministério da Economia na avaliação sobre gestão e finanças. A avaliação foi divulgada ontem pela Prefeitura.

A  Capacidade de Pagamento (Capag 2022) analisou todos os municípios do Brasil. E entre todos os municípios potiguares, Mossoró ficou em primeiro lugar, com nota A. De acordo com Raério, Mossoró nunca havia obtido um resultado tão bom. “Mossoró pode receber recursos e financiamentos de todos os lugares agora. Está apta. Parabenizo o prefeito Allyson por fazer uma gestão com responsabilidade e elevar nossa cidade a um patamar nunca antes alcançado”, disse.

 O vereador destacou ainda o trabalho da Prefeitura de Mossoró que, de acordo com Raério, está realizando obras em toda Mossoró. “E adianto que logo todas as salas de aula de todas as escolas municipais de Mossoró receberão ar condicionado. Também vão receber eletrodomésticos com o fogões e televisões”, comemorou.

.

Vereador Nicó Fernandes ressalta Festa do Bode e pede melhorias ao bairro Van Rosado

por Amanda Santana Balbi publicado 16/08/2022 11h56, última modificação 16/08/2022 11h56
Vereador utilizou a Tribuna nesta terça-feira
Vereador Nicó Fernandes ressalta Festa do Bode e pede melhorias ao bairro Van Rosado

Vereador Nicó Fernandes. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador Nicó Fernandes (Cidadania) parabenizou a organização da 22ª Festa do Bode, durante a sessão ordinária de hoje, 16. O evento foi realizado no último final de semana.

Nicó destacou o trabalho da Secretaria de Agricultura e do prefeito Allyson Bezerra pelo evento. “Muito importante para a nossa zona rural. São 137 comunidades rurais e sabemos como um evento como a Festa do Bode beneficia os criadores de nossa cidade”, afirmou.

Como sugestão de melhorias para as futuras edições, o vereador ressaltou a melhoria no estacionamento. “Não é uma crítica, é uma sugestão. O estacionamento precisa ser revisto para as próximas edições. Foi um evento que atraiu muita gente, de muito sucesso”, disse.

Van Rosado

Nicó ressaltou ainda a pavimentação que está sendo realizada no bairro Van Rosado. “Uma pavimentação que vai beneficiar, principalmente, as vias onde o transporte público passa. E isso é muito importante”, disse.

Também no Van Rosado, o vereador falou sobre constantes problemas enfrentados por causa de vazamentos de água. “Solicito à CAERN que reveja essa situação. Às vezes, um vazamento é consertado em um dia e no outro o cano estoura novamente”, afirmou. O vereador finalizou solicitando maior estrutura para o Van Rosado e também para os bairros vizinhos.

 

Vereador Tony Fernandes fala sobre solicitações à Prefeitura de Mossoró

por Estela Vieira publicado 16/08/2022 11h28, última modificação 16/08/2022 11h28
O parlamentar também pede mais atenção ao conjunto Resistência
Vereador Tony Fernandes fala sobre solicitações à Prefeitura de Mossoró

Vereador Tony Fernandes na 49ª Sessão Ordinária. Foto: Edilberto Barros/CMM

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 16, o vereador Tony Fernandes (SOLIDARIEDADE) usou seu pronunciamento para pedir que a Prefeitura de Mossoró receba o Sindicato da Saúde, falar sobre a Lei Federal nº 13.935/2022, e pedir que o Poder Público dê mais atenção ao conjunto Resistência.

Em um primeiro momento, o parlamentar solicitou que a Prefeitura Municipal de Mossoró receba, o quanto antes, o Sindicato da Saúde, para tratarem da implantação do piso salarial dessa categoria. O vereador pontuou a importância desses profissionais para a sociedade, e da luta da categoria durante a pandemia de Covid-19.

O parlamentar também discutiu sobre uma notificação feita à Secretaria de Educação para cumprimento da Lei Federal nº 13.935/2019, considerada por ele de extrema importância, e que obriga o estado e o município a compreenderem a importância dos psicólogos e assistentes sociais na escola pública, inserindo estes profissionais no dia-a-dia dos estudantes.

Por fim, o edil falou sobre uma reunião feita com os moradores do conjunto Resistência. Os cidadãos reclamaram de diversas falhas do Poder Público, tais como a falta de coleta de lixo, ausência de linhas de transporte público, o tamanho da UBS da região, que é muito pequena para a demanda da sociedade, a falta de  pavimentação e falta de água, por exemplo.

“Pedimos a atenção do Poder Público de forma geral, pois não podemos abandonar aquela localidade”, conclui.

Ações do documento