Notícias

por Interlegis — publicado 11/02/2021 15h16, última modificação 23/02/2021 16h13
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Pablo Aires manifesta preocupação sobre fechamento dos restaurantes populares

por Amanda Santana Balbi publicado 20/04/2022 21h05, última modificação 20/04/2022 21h05
Pablo Aires é autor da Frente Parlamentar de Combate à Fome e a Desigualdade Social na Câmara Municipal
 Vereador Pablo Aires manifesta preocupação sobre fechamento dos restaurantes populares

Vereador Pablo Aires. Foto: Assessoria de Imprensa Pablo Aires

Por: Assessoria de Imprensa vereador Pablo Aires

O vereador Pablo Aires (PSB), autor da criação da Frente Parlamentar de Combate à Fome e a Desigualdade Social na Câmara Municipal, manifestou sua preocupação com o fechamento temporário dos Restaurantes Populares na cidade de Mossoró. Em contato hoje com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Habitação e Assistência Social (SETHAS) do Governo do Estado, Pablo pediu informações sobre o tempo que levará para a reabertura dos restaurantes. 

“Estamos preocupados com as centenas de pessoas que, justo nesse momento de crise econômica, estão ainda mais vulneráveis sem poder contar com as refeições com baixo custo dos restaurantes”, afirma Pablo Aires. 

O mandato foi informado que o secretário adjunto Adriano Gomes Oliveira, está na cidade para verificar a situação. O vereador Pablo Aires deverá mobilizar a Frente Parlamentar de Combate à Fome e a Desigualdade Social da Câmara Municipal nos próximos dias para formalizar o pedido e acompanhar a ação do governo através da SETHAS, a fim de cobrar agilidade para a retomada do funcionamento dos restaurantes.

Vereadora Marleide denuncia situação de estagiários nas escolas municipais

por Amanda Santana Balbi publicado 20/04/2022 21h01, última modificação 20/04/2022 21h01
Estudantes atuam nas escolas com alunos que precisam de assistência
Vereadora Marleide denuncia situação de estagiários nas escolas municipais

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Edilberto Barros/CMM

A vereadora Marleide Cunha (PT) disse, na sessão ordinária da quarta-feira, 20, que estagiários contratados para atuar nas escolas municipais de Mossoró não estão recebendo condições adequadas para desenvolver o trabalho de aprendizado.

A vereadora afirmou que esses estudantes são colocados em sala de aula para acompanhar crianças que apresentam dificuldades no aprendizado e algumas acompanham até quatro crianças ao mesmo tempo. “A função do estágio não é essa. Eles recebem uma bolsa de 500 reais e estão chegando nas escolas sem condição nenhuma de desenvolverem seu processo formativo. É importante que eles recebem apoio de outros profissionais e sejam acompanhados no processo de aprendizado”, explicou.

Transporte

A vereadora também solicitou a ampliação do transporte público de Mossoró. “Os moradores do Cidade Oeste não tem como se deslocar para o centro de Mossoró. Outros pontos da cidade também não são atendidos pelo transporte público, o que dificulta a vida dos estudantes e trabalhadores”.

Emendas

Marleide também cobrou reconhecimento por parte dos vereadores das emendas enviadas por deputados federais ao município de Mossoró. Para a vereadora, há muita cobrança, porém quando enviam os recursos, não há reconhecimento. “E isso independe de qual partido o parlamentar ou a parlamentar é. É importante que o vereador procure saber das emendas e também reconheça o esforço dos outros parlamentares em trazer recursos para Mossoró”, disse.

Tribuna Popular: Estudante cobra implantação de Conselho LGBTQIA+ em Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 20/04/2022 20h53, última modificação 20/04/2022 20h53
Órgão tem como objetivo buscar políticas públicas e garantir direitos à população LGBTQIA+
Tribuna Popular: Estudante cobra implantação de Conselho LGBTQIA+ em Mossoró

Tribuna Popular do dia 20 de abril de 2022. Foto: Edilberto Barros/CMM

        Na Tribuna Popular de hoje, a artista transformista Ariana Araújo, interpretada pelo estudante de pedagogia Ariell Rodrigues, reivindicou apoio da Prefeitura de Mossoró para o Conselho Municipal de Políticas Públicas LBGTQIA+ e a destinação de uma emenda já aprovada na Câmara, que deverá ser utilizada para viabilizar a implantação do órgão em Mossoró. 

        Ariana explicou que o Conselho é um órgão colegiado autônomo permanente, de caráter consultivo e que atua no apoio e na busca de inclusão e combate à violência e discriminação sofrida pela comunidade. “A atuação do Conselho envolve direitos humanos, saúde, educação. O objetivo é tão somente contribuir para uma sociedade mais plural, justa, tolerante e inclusiva. Em um Brasil em que diariamente pessoas LBGTQIA+ são violentadas e assassinadas apenas pelo fato de existir e ser quem são, o Conselho é de extrema importância”, ressaltou Ariana.

           De acordo com o estudante, o Conselho atuará cobrando, por exemplo, as políticas públicas aprovadas na Câmara Municipal de Mossoró, e que não são colocadas em prática. “Meu desejo é que Mossoró seja realmente a terra da liberdade para todas as pessoas”, finalizou.

Vereador Omar Nogueira questiona cobrança por peixe popular

por Amanda Santana Balbi publicado 20/04/2022 20h49, última modificação 20/04/2022 20h49
Vereador afirma que a Prefeitura deveria ter doado o produto e não comercializado
Vereador Omar Nogueira questiona cobrança por peixe popular

Vereador Omar Nogueira. Foto: Edilberto Barros/CMM

         Na sessão ordinária desta terça-feira, 19, o vereador Omar Nogueira (Patriota) questionou a venda do peixe popular na Semana Santa, em Mossoró. Para o parlamentar, prefeituras de cidades menores que Mossoró doaram os peixes para as famílias carentes e Mossoró deveria ter seguido este exemplo.

            “Mossoró tinha condições de doar o peixe para as famílias carentes. Não achei nada barato o peixe a dez reais para famílias tão sofridas e pais de família que sofreram muito durante a pandemia. Na nossa comunidade tem muita gente passando necessidade”, afirmou Omar.

Infraestrutura

            O vereador cobrou também celeridade nas obras de pavimentação da cidade. “A demora nas obras está trazendo transtorno para a população. Um exemplo é o cruzamento da Loja Riachuelo e da rua Orlando Dantas”, afirmou.

 

Vereador Paulo Igo cobra celeridade nos serviços de infraestrutura para Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 20/04/2022 20h45, última modificação 20/04/2022 20h45
Vereador fez visita a bairros e conversou com a população
Vereador Paulo Igo cobra celeridade nos serviços de infraestrutura para Mossoró

Vereador Paulo Igo. Foto: Edilberto Barros/CMM

         Na sessão ordinária desta terça-feira, 19, o vereador Paulo Igo (SD) fez um relato sobre visitas que fez em bairros de Mossoró. De acordo com o parlamentar, falta limpeza nas ruas e infraestrutura nas calçadas e vias da cidade.  “A população está sofrendo e cobra limpeza e iluminação. Fiquei triste com a cena que vi no bairro Paredões, próximo ao centro da Cidade, com porcos no meio da rua revirando lixo”, afirmou.

            Paulo Igo relatou ainda que não é recebido pelo secretário de infraestrutura de Mossoró, quando procura informações sobre as obras planejadas para a cidade. “O secretário não me recebe, por quê? Por que sou do bloco independente?”, questionou.

            Paulo Igo finalizou o discurso afirmando que continuará cobrando melhorias para a cidade. “Não estamos aqui para elogiar. Nosso trabalho é cobrar e fiscalizar como os recursos estão sendo utilizados. Sabemos que dinheiro tem”, disse.

Câmara de Mossoró já trabalha no Orçamento de 2023

por Regy Carte publicado 20/04/2022 20h08, última modificação 20/04/2022 20h08
Legislativo leu hoje (20), em plenário, projeto da LDO para próximo ano
Câmara de Mossoró já trabalha no Orçamento de 2023

Leitura do projeto da LDO no plenário, nesta quarta-feira, 20 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Base do orçamento anual da Prefeitura, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já está em pauta na Câmara Municipal de Mossoró. Hoje (20), o Legislativo leu, em plenário, a proposta de LDO para 2023, contida no Projeto de Lei do Executivo nº 29/2022.

Trata-se da largada do projeto na Casa. O próximo passo será audiência pública sobre a LDO, próximo dia 28 (quinta-feira), às 9h. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão apresentará síntese da matéria.

A discussão subsidiará, por exemplo, a produção de emendas, que serão apresentadas entre segunda-feira, 25, e o dia 6 de maio – dez dias úteis. Finalizadas as emendas, o plenário votará a LDO em 1º e 2º turnos dias 25 de maio e 7 de junho, respectivamente.

A votação conclusiva, da redação final, está prevista para 14 de junho, conforme calendário oficial, anunciado hoje. A LDO lastreia a Lei Orçamentária Anual (LOA), programada para aprovação em dezembro. A LOA estima receita e fixa despesas da Prefeitura.

Lucas das Malhas pede mais transporte escolar e Programa do Leite

por Regy Carte publicado 20/04/2022 20h03, última modificação 20/04/2022 20h03
Vereador também cobrou reforma do Hospital Regional Tarcísio Maia
Lucas das Malhas pede mais transporte escolar e Programa do Leite

Vereador Lucas das Malhas na sessão desta quarta-feira, 20 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (20), o vereador Lucas das Malhas (MDB) pleiteou ao Governo do Estado ampliação do transporte escolar. Segundo ele, estudantes de comunidades como Estreito, Cidade Oeste e São João da Várzea estão há mais de trinta dias sem ir à escola por causa da falta do serviço.

“Peço ao Governo do Estado que resolva essa situação, de forma rápida. Esses estudantes moram distante das escolas e precisam do transporte escolar para ter garantido o acesso à educação”, reivindicou.

Lucas das Malhas observa que, por outro lado, a Prefeitura apresentou, recentemente, na Estação das Artes, nova frota do transporte escolar, com 22 ônibus para atendimento a cerca de 2.200 alunos, principalmente, da zona rural.

Social

No mesmo discurso, na tribuna do plenário, o parlamentar pediu ampliação do Programa do Leite em Mossoró. “Na minha comunidade, o programa beneficiava cerca de 40 famílias, mas há anos foi cortado pelo Governo do Estado, e ontem uma mãe pediu socorro. Por isso, peço que volte a atender o Planalto 13 de Maio e o Grande Alto de São Manoel”, cobra.

Segurança

Lucas das Malhas também pediu reforço da segurança pública em Mossoró. A Polícia Militar, segundo ele, faz o possível, mas esbarra na falta de efetivo e estrutura. “Temos que ter mais policiais nas ruas. Não podemos mais aceitar o cidadão preso e os bandidos soltos nas ruas”, frisa.

Saúde

Por fim, o vereador contou que, ontem, mais uma família o procurou, para pedir apoio à transferência de familiar de UPA para o Hospital Regional Tarcísio Maia. “Mas recebemos a informação que há 40 pacientes à espera por leito de enfermaria e mais de 20 por UTI no Tarcísio Maia. O que a governadora está esperando para reformar o HRTM, tendo em vista os recursos já em caixa?”, questiona.

Homofobia: Pablo Aires protesta contra crimes e pede Justiça

por Amanda Santana Balbi publicado 20/04/2022 20h00, última modificação 20/04/2022 20h42
Vereador lamentou assassinato do bacharel em Direito Eliel Ferreira
Homofobia: Pablo Aires protesta contra crimes e pede Justiça

Vereador Pablo Aires na sessão ordinária do dia 22 de abril de 2022. Foto: Edilberto Barros/CMM

Por Regy Carte

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (19), o vereador Pablo Aires (PSB) alertou para crimes de homofobia. Como exemplo dessa forma de violência, ele lamentou o assassinato do bacharel em Direito Eliel Ferreira Cavalcante Júnior, no último dia 9, em Mossoró.

“Eliel foi morto porque era Eliel. O atentado contra Eliel e seu namorado, e faço questão de dizer, namorado, foi ‘só mais um’ dentre esse tipo de atentado que acontece a cada 16 horas no Brasil, isso é, dos que acabam em morte”, denunciou o parlamentar, na tribuna do plenário.

Segundo o vereador, o que aconteceu com Eliel e seu namorado tem nome: homofobia. “A morte de Eliel deve ser observada em contexto; não foi somente um crime contra uma pessoa, mas contra um grupo, uma crença, um modo de vida. Esse caso é reflexo da sociedade que a gente vive”, disse.

Acrescentou que a vida curta de Eliel é realidade que a comunidade LGBTQ+ é obrigada a enfrentar e que, na mão do assassino, pesam milhares de outras que reforçam o preconceito.

“Muitos desses atentados nos matam de outras formas. Matam outras coisas. Matam nossos relacionamentos, nossa vontade de viver, nossa liberdade e a paz das nossas famílias”, alertou.

Em mais um festo de solidariedade, Pablo Aires solicitou Moção de Pesar pela morte de Eliel Ferreira, aprovada por unanimidade. “A vida de Eliel enquanto pessoa LGBT era resistência política, e sua luta, sua vida e sua história continuarão presentes nas lutas, nas vidas e nas histórias de todos nós. Que Deus conforte sua família, seus amigos e seu namorado, e que a justiça seja feita”, concluiu.

Raério Araújo reforça lembrança de vagas para professores e quitação de débito

por Sérgio Oliveira publicado 20/04/2022 19h59, última modificação 20/04/2022 19h59
Vereador volta a cobrar ações do Estado que esqueceu Mossoró
Raério Araújo reforça lembrança de vagas para professores e quitação de débito

Vereador Raério Araújo. Foto: Edilberto Barros/CMM

Abordando vários temas ligados às ações da Prefeitura de Mossoró e Governo do Estado, o vereador Raério Araújo (PSD) usou a tribuna durante o grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 20. Lembrou aos estudantes de pedagogia que o município continua com vagas abertas para professores auxiliares, citou ainda o programa de quitação de débito e para complementar o seu pronunciamento, falou sobre o descaso do governo Fátima Bezerra com Mossoró e a região Oeste. 

Em recado direto aos estudantes de pedagogia, e outras áreas, o vereador lembrou que o município continua ofertando vagas de emprego. Em especial, para interessados em acompanhar na educação alunos com necessidades especiais. “Acredito que participar e aproveitar uma dessas vagas por parte dos estudantes, será importante para a educação e pessoas que precisam de trabalho”, comentou o vereador lembrando que o município tem problema hoje com falta de professores e é muito cobrado o auxiliar para as escolas que assistem crianças especiais. 

No segundo ponto de seu discurso, ainda relacionado com ações do executivo municipal, destacou que a prefeitura vem oferecendo oportunidade para quitação de débito com até 90% de abatimento para quem pagar à vista. O mesmo débito, se for do interesse do contribuinte, pode também parcelar esse débito. “Por exemplo, quem tem débito de mil reais, pode pagar apenas cem”, lembrou. Isso posto, o vereador reforça a dica para quem tem situação pendente aproveitar essa oportunidade. 


Violência e descaso geral

Afirmando que irá falar no assunto quantas vezes forem necessárias, o vereador Raério Araújo voltou a criticar a governadora Fátima Bezerra que, segundo ele, virou as costas para Mossoró e a região Oeste. “A violência continua e ontem mais um jovem, de apenas 22 anos, foi abatido com mais de 15 tiros. Soma-se aos homicídios os arrastões que crescem na cidade”, denunciou. Mesmo desaparelhada e sem nenhuma atenção, a Polícia Militar, destacou Raério, realiza um trabalho gigante na cidade, porém não dispõe da estrutura necessária para inibir o crime. 

A exemplo do que acontece com o descaso na segurança, o governo da professora Fátima Bezerra também falha com a educação em Mossoró, virou as costas para a saúde e não consegue manter a Caern com um serviço de qualidade. Na educação, por exemplo, segue o problema com o transporte escolar. 

Como saída para substituir os ônibus quebrados, o vereador sugere que o governo alugue veículos que possam prestar esse serviço e evitar que os pais, principalmente na zona rural, sejam obrigados a pagar R$ 30,00 por dia para viabilizar a ida dos seus filhos à escola. Como sugestão de cobrança o vereador lembrou que a governadora deverá participar do Mossoró Cidade Junina e seria interessante a população aproveitar essa presença e manifestar a sua indignação. 


Tricolor 

Na quarta-feira, 20, registra-se 17 anos de um fato histórico no futebol. A data é lembrada especialmente para aqueles que torcem pelo time do Baraúnas em Mossoró. No dia 20 de abril de 2005, há 17 anos, o tricolor mossoroense jogando no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, eliminou o Vasco da Gama em partida válida pela Copa do Brasil. O vereador Raério Araújo registrou a data em seu pronunciamento, parabenizando a imensa torcida do clube tricolor e destacando a participação do atacante e artilheiro Cícero Ramalho, que também fez história vestindo a camisa do Potiguar e de outros clubes dentro e fora do Brasil.


Genilson destaca diferencial na organização do MCJ 2022

por Amanda Santana Balbi publicado 20/04/2022 19h57, última modificação 20/04/2022 19h57
Vereador destaca diálogo e responsabilidade na preparação do evento
Genilson destaca diferencial na organização do MCJ 2022

Vereador Genilson Alves na sessão ordinária do dia 19 de abril de 2022. Foto: Edilberto Barros/CMM

Por Regy Carte

O vereador Genilson Alves (Pros) destacou o caráter participativo da organização do Mossoró Cidade Junina 2022, em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (19).

“Diferentemente de outras edições, o planejamento vem sendo feito de forma coletiva, envolvendo diversos segmentos, dando oportunidade para quem não era ouvido participar das decisões”, destaca.

A primeira etapa do trabalho, segundo ele, foi abertura de diálogo com artistas e barraqueiros, por exemplo. Já a segunda fase envolveu entidades de classe, como CDL e Sindilojas.

“O Mossoró Cidade Junina 2022 promete ser o maior da história, e será realizado com responsabilidade fiscal: salários em dia e pagos dentro do mês, Previ e servidores terceirizados em dia”, exemplificou.

Genilson Alves também enalteceu a conquista de direitos há tempos aguardados pelo servidor público, como a progressão funcional de 888 servidores, publicadas na última semana.

“Portanto, teremos Mossoró Cidade Junina em 2022, realizado pela Prefeitura de forma responsável, num evento que beneficiará a economia e a cultura de todo o município”, frisa.

 

Raério Araújo volta a criticar descaso do governo estadual com Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 20/04/2022 19h46, última modificação 20/04/2022 19h46
Vereador elogia programa de venda de peixe na Semana Santa
Raério Araújo volta a criticar descaso do governo estadual com Mossoró

Vereador Raério Araújo. Foto: Edilberto Barros/CMM

Preocupado com o descaso nas áreas da segurança, saúde e os serviços prestados pela Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o vereador Raério Araújo (PSB) voltou a criticar a falta de atenção do Governo Estadual com a cidade de Mossoró. No entendimento do parlamentar municipal, falta um programa que atenda às necessidades de Mossoró e até mesmo da região Oeste. 

Lembrou que seu colega vereador Pablo Aires (PSB) questionou a falta de segurança em seu pronunciamento. “Faz tempo que eu venho cobrando por mais segurança e hoje não podemos ir a uma praia sem colocar um muro alto. Arrastões são registrados quase todos os dias, até a arma de um policial foi tomada”, citou Raério.  Apesar de todo esse quadro, o vereador fez questão de parabenizar os policiais que, mesmo sem condições, continuam trabalhando. 

Como falar em segurança em um Estado, acrescenta Raério, que praticamente não tem policiais por falta de concurso público. “O Governo do Rio Grande do Norte é um desgoverno”, resumiu. O vereador seguiu com sua fala citando ainda a educação que, apesar de dois anos sem aula presencial, retornou sem colocar à disposição dos estudantes o ônibus escolar. É o mesmo quadro de descaso encontrado na área da saúde. “É uma situação pior, pois não tem onde se fazer um procedimento em Mossoró. Ouvi no rádio que não precisa sair de Mossoró para fazer eletiva, e na realidade é preciso sair e se consultar em Apodi para, só depois, conseguir uma cirurgia”, concluiu. 

Sobre os serviços da Caern prestados em Mossoró, o vereador Raério Araújo aproveitou para fazer um apelo. “Aqui tem várias bancadas. É bancada do governo, oposição, bancada de Carlos Augusto e bancada do Governo Estadual. Espero que os pedidos feitos em audiência pública cheguem ao governo”, cobrou. Entre os serviços deficitários citou a Caern. Lembrou da promessa de renovação da tubulação em parte do São Manoel que não aconteceu. Mesmo assim, segundo Raério, quando algo é providenciado pela Caern, essa acaba usando manilhas que não suportam a pressão da água e acabam rompendo.


 Peixe popular

A exemplo do que fizeram outros vereadores na sessão da terça-feira, 19, o vereador Raério Araújo também destacou a retomada do projeto, agora denominado de “Peixe Popular”. Programa que envolveu quarenta pessoas trabalhando na venda do produto a preços populares durante o período da Semana Santa. “Vamos agradecer pelas 22 toneladas disponibilizadas que devem aumentar nos próximos anos”, destacou. 

Raério aproveitou para destacar que o programa foi um pedido do vereador Zé Peixeiro e colocado em prática pelo prefeito Allyson Bezerra. Usando da palavra o vereador Zé Peixeiro lembrou que essa venda já chegou a quantia de 50 toneladas, espera-se que no próximo ano melhore. O edil manifestou confiança que a tendência é aumentar a quantidade com a manutenção do programa.


Lucas das Malhas fala sobre Calçadão que irá beneficiar ambulantes no centro da cidade

por Sérgio Oliveira publicado 20/04/2022 19h43, última modificação 20/04/2022 19h43
Vereador fala sobre venda do peixe e assistência aos camelôs
Lucas das Malhas fala sobre Calçadão que irá beneficiar ambulantes no centro da cidade

Vereador Lucas das Malhas. Foto: Edilberto Barros/CMM

Duas ações recentes com a assinatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), mereceram destaque no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. Os temas foram levantados pelo vereador Lucas das Malhas (MDB) na sessão ordinária da terça-feira, 19, tratando da venda do peixe a preços populares, durante a Semana Santa e, na sequência, falando de uma discussão antiga relacionada a uma melhor acomodação dos camelôs que atuam no centro comercial de Mossoró. 

O antigo problema que atinge comerciantes e consumidores, que parecia esquecido, voltou à pauta de discussão. A presença dos vendedores ambulantes, os conhecidos camelôs, no centro de Mossoró. O debate faz parte do noticiário de rádios e, no passado, dos jornais da cidade, devido a sua importância nos quesitos econômicos do município e até de sobrevivência das pessoas envolvidas. A nova proposta é de criação do - Calçadão dos Camelôs. 

Uma situação que se arrasta por vários anos, embora uma solução para o caso seja urgente. “Na última semana, o prefeito recebeu representantes da categoria e comerciantes. Um plano foi apresentado para que se crie uma espécie de calçadão ao lado do Mercado Central e alguns camelôs mostraram satisfação com o projeto e aguardam a sua concretização”, comentou Lucas. Entendem as partes envolvidas que a nova área irá facilitar o acesso ao consumidor e melhorar as condições de trabalho dos ambulantes que precisam garantir o sustento de suas famílias. 


Peixe popular

O preço do peixe na Semana Santa com valores mais acessíveis foi o tema que fechou o pronunciamento do vereador. “O prefeito Allyson sensível a situação de dificuldade financeira do momento, proporcionou a venda de peixe de boa qualidade e com valor de apenas dez reais, beneficiando as famílias carentes”, comentou. De acordo com Lucas das Malhas, o restante do valor foi custeado pela Prefeitura de Mossoró. 

O vereador aproveitou para parabenizar também o ex-vereador Alex do Frango, hoje diretor do Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (Afim), pela forma correta como conduziu a distribuição nos pontos de venda. Lucas disse, ainda, que foi até um dos locais de venda no São Manoel e confirmou a satisfação das pessoas beneficiadas por essa ação que havia sumido de Mossoró nos últimos anos.


Câmara denomina UBS do Carnaubal de Raimundo Nonato da Silva

por Amanda Santana Balbi publicado 20/04/2022 19h01, última modificação 20/04/2022 19h01
Projeto do vereador Isaac da Casca homenageia servidor público
 Câmara denomina UBS do Carnaubal de Raimundo Nonato da Silva

Mesa diretora na sessão ordinária da terça-feira, 19 de abril de 2022. Foto: Edilberto Barros/CMM

Por Regy Carte

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou hoje (19), por unanimidade, o Projeto de Lei 30/2022, de autoria do vereador Isaac da Casca (MDB), que denomina de Raimundo Nonato da Silva a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Caic do bairro Carnaubal.

Raimundo Nonato da Silva (1969/2020) foi funcionário público estadual no Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRTM) e no Hemocentro de Mossoró, além de servidor municipal. Trabalhou na UBS Caic Carnaubal por mais de uma década.

“Suas características mais marcantes eram a inteligência, o bom humor e trato com as pessoas. Quem conheceu a pessoa de Raimundo, conheceu um homem inteligente, altruísta, íntegro e dono de um coração nobre e de bom humor contagiante”, destaca Isaac da Casca.

Segundo o autor a homenagem, a aprovação do projeto é mais um reconhecimento à trajetória humana e profissional de Raimundo Nonato da Silva e faz jus à imensa folha de serviços prestados dele. “Agradeço aos colegas vereadores e vereadoras pelos votos favoráveis ao projeto”, diz Isaac.

Câmara aprova apoio a entidades de defesa dos animais

por Amanda Santana Balbi publicado 20/04/2022 18h56, última modificação 20/04/2022 18h56
Plenário reconhece utilidade pública de três entidades, por iniciativa do vereador Pablo Aires
Câmara aprova apoio a entidades de defesa dos animais

Plenário da Câmara na terça-feira, 19 de abril de 2022. Foto: Edilberto Barros/CMM

Por Regy Carte

Por unanimidade, o plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou, nesta terça-feira (19), o reconhecimento de utilidade pública municipal da Associação Mossoroense de Proteção Animal e Responsabilidade Ambiental, Centro Modelo de Ajuda e Proteção dos Animais/Abrigo Mossoró (Cemapa) e Instituto Renata Praxedes.

Os pedidos de reconhecimento estão contidos nos Projetos de Lei 192/2021, 200/2021 e 200/2021, de autoria do vereador Pablo Aires (PSB), aprovados em regime de urgência especial. Segundo o parlamentar, são entidades que há anos atuam na proteção dos animais e que necessitam de mais apoio, especialmente do Poder Público.

“A utilidade pública possibilitará o envio de recursos públicos para reforçar a atuação dessas organizações, que desempenham o papel que o Poder Público deveria fazer. Porém, mais do que essa questão financeira, a aprovação é um justo reconhecimento da Câmara ao trabalho das entidades”, destaca Aires. Os projetos seguem à Prefeitura para sanção ou veto.

Genilson Alves defende investimentos no RN e cita Conselho de Ex-governadores do Ceará como exemplo

por Sérgio Oliveira publicado 13/04/2022 12h50, última modificação 13/04/2022 14h51
Vereador destaca investimentos em Mossoró
Genilson Alves defende investimentos no RN e cita Conselho de Ex-governadores do Ceará como exemplo

Vereador Genilson Alves. Foto: Edilberto Barros/CMM

Durante a sessão ordinária da quarta-feira, 13, usando o espaço da Tribuna Popular, Clélio Soares que vem liderando um movimento em favor da duplicação da BR-304, falou da necessidade urgente desse investimento. Usando o grande expediente, o vereador Genilson Alves (Pros) parabenizou pela luta e ao mesmo tempo cobrou mais atenção da classe política do Rio Grande do Norte que, segundo ele, é bem diferente do Ceará onde existe entendimento e investimento. 

Reforçando a importância do trabalho desenvolvido por Clélio Soares, o vereador Genilson lamentou as péssimas condições da BR-304 que, além da insegurança, também provoca prejuízos à economia do Rio Grande do Norte. “Muitos empreendedores de Mossoró e da região Oeste, às vezes preferem se deslocar até Fortaleza diante das dificuldades para chegar até Natal. Enquanto a BR-304 é estreita e perigosa, o deslocamento no Ceará é facilitado nas suas rodovias”, disse. De acordo com o vereador, logo que o motorista deixa o RN em direção ao Ceará, percebe a diferença. 

Como exemplo de trabalho que vem dando certo, citou a existência de uma espécie de conselho que reúne ex-governadores do Ceará, denominado de “Ceará 2050”, ou seja, pensando o Estado para o futuro. “Enquanto isso no Rio Grande do Norte a classe política só se une agora, em ano eleitoral. Vejam o exemplo da governadora Fátima Bezerra e o ex-senador Garibaldi Filho que negociam uma aliança para as eleições”, exemplificou. O vereador aproveitou para sugerir aos candidatos a deputado federal que incluam esse tema em suas pautas de campanha, ou seja, a duplicação da BR-304 hoje conhecida como - A estrada da morte. 

O vereador reforçou seu apelo para que os candidatos levem esse sonho a Brasília para contemplar todos os potiguares de uma vez por toda. E, entende ele, agindo assim os novos parlamentares estarão agindo diferente daqueles que passaram cerca de 40 anos na Câmara Federal e não conseguiram implementar nenhuma mudança nesta importante rodovia. 

 

Investimentos em Mossoró

Ainda falando sobre investimentos, o vereador Genilson Alves resolveu ampliar a discussão iniciada na sessão da terça-feira, 12, quando citou alguns exemplos implementados na Prefeitura de Mossoró. Na oportunidade destacou investimentos na área da saúde.

Enquanto a lei exige entre 12 e 15 por cento, o prefeito Allyson Bezerra quase duplicou esses percentuais, se aproximando, segundo o parlamentar líder da bancada governista, dos 30 por cento. “Nós precisamos visitar as UBS nas quais existem demandas que podemos avançar apresentando sugestões”, acrescentou. 

Como ampliação de investimentos na cidade de Mossoró, o vereador Genilson Alves lembrou o lançamento do evento cultural Mossoró Cidade Junina (MCJ). Destacou que o MCJ mais uma vez irá atrair e gerar dezenas de oportunidades, principalmente na área de turismo cultural. Citando entre suas atrações o “Pingo da Mei Dia”, sempre realizado com sucesso. 


Francisco Carlos convida para Sessão Solene em homenagem ao aniversário da Ufersa

por Sérgio Oliveira publicado 13/04/2022 12h50, última modificação 13/04/2022 14h53
Vereador também cobra aprovação do Projeto Gestão Democrática
Francisco Carlos convida para Sessão Solene em homenagem ao aniversário da Ufersa

Vereador Francisco Carlos. Foto: Edilberto Barros/CMM

Dois temas ligados à educação deram o norte do pronunciamento do vereador Professor Francisco Carlos (PP), ao usar a tribuna durante o pequeno expediente na sessão desta quarta-feira, 13. No primeiro momento o parlamentar registrou o aniversário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) quando o legislativo mossoroense estará realizando uma Sessão Solene. Na sequência cobrou dos próprios vereadores agilidade para que o Projeto de Gestão Democrática na rede municipal de ensino seja enviado ao plenário para votação.

Em proposta apresentada pelo professor Francisco Carlos a Câmara Municipal de Mossoró promoverá uma Sessão Solene em homenagem ao aniversário da Ufersa. “Será uma maneira de incentivar uma universidade pública e gratuita que orgulha Mossoró e o Rio Grande do Norte”, lembrou. De acordo com o vereador, a instituição nasceu fruto do trabalho de vários sonhadores, dentre os quais destaca a luta do professor Vingt-un Rosado. “Sem a visão desse cidadão hoje não teríamos essa gigante”, acrescentou. 

Francisco Carlos lembrou ainda as dezenas de profissionais que foram formados em Mossoró e outras cidades do RN, onde hoje a instituição possui sua representação. Constatando a importância desta instituição, o vereador autor da proposta convida seus pares para participar do evento no qual cada um terá a oportunidade de reconhecer o seu trabalho homenageando professores, funcionários, técnicos e docentes. “A casa legislativa entendeu e todos estão convidados e usarão da palavra em uma sessão conduzida pelo presidente Lawrense Amorim”, disse Francisco Carlos, reforçando que, com esse ato a Câmara reconhece o trabalho de todos na educação que emancipa. 


Gestão democrática

Registrando a importância da educação, o professor Francisco Carlos fez questão de fazer alusão a gestão democrática das instituições de ensino. “Segue em tramitação, e já se passaram meses, um projeto que trata do tema nesta casa enquanto no restante do Brasil amplia-se essa proposta, em Mossoró estacionou”, lamentou. O vereador reforça que em Mossoró essa proposta consta no programa de governo do prefeito Allyson Bezerra (SD), inclusive registrado em cartório, por isso, entende o parlamentar, não tem como dizer que não se comprometeu. 

Defende Francisco Carlos que não se pode deixar um projeto de tamanha importância dormindo nas comissões. Hoje existem pessoas que procuram o vereador para denunciar a falta de preparo de alguns gestores nas escolas. Entende o parlamentar que não falta competência aos diretores, e sim o perfil para atuar na educação e a gestão democrática surge como forma de corrigir esse quadro que hoje se apresenta de forma negativa. “Temos que pensar na qualidade da educação e uma delas é aprovar a gestão democrática das escolas”, concluiu.


Omar Nogueira defende peixe da Semana Santa aos mais carentes

por Regy Carte publicado 13/04/2022 12h06, última modificação 13/04/2022 12h06
Vereador propõe distribuição com base em cadastramento social
Omar Nogueira defende peixe da Semana Santa aos mais carentes

Vereador Omar Nogueira na sessão desta quarta-feira, 13 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (13), o vereador Omar Nogueira (Patroiota) defendeu distribuição de peixe subsidiado pela Prefeitura, na Semana Santa, com base no Cadastro Único do Governo Federal. A intenção, segundo ele, é contemplar efetivamente as pessoas mais carentes, com base no cadastramento oficial social.

“Os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e outros equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social possuem cadastramento das famílias mais carentes. Que esse cadastro seja usado na distribuição do peixe na Semana Santa”, propõe o parlamentar.

Omar Nogueira diz que essa proposta faz parte da sua principal bandeira na Câmara Municipal de Mossoró: defesa dos mais necessitados, em especial da área onde há anos reside: região do bairro Santo Antônio, Barrocas, Santa Helena, Estrada da Raiz e Terra Prometida.

“Esse setor está esquecido pelo Poder Público”, lamentou o vereador, ao cobrar mais rapidez na reforma da praça do conjunto Freitas Nobre. “A comunidade precisa da praça para caminhada, prática de esporte, peço ajuda apoio colegas vereadores para se somar e pleitear ao prefeito. E também melhorar a limpeza pública”, reivindica.

Cultura

Em outro pronunciamento na sessão, o vereador Omar Nogueira anunciou,  um projeto de autoria dele para que o Mossoró Cidade Junina seja reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do município de Mossoró. O objetivo é ressaltar a importância do evento, que movimenta a economia da cidade e ressalta a cultura nordestina.

“Um evento que representa o mossoroense e que já virou nossa tradição merece esse reconhecimento”, defendeu Omar. O projeto de lei deve passar pelas Comissões Temáticas da Câmara para posteriormente ser votado em plenário.

Lucas das Malhas destaca ações ao bairro Planalto

por Regy Carte publicado 13/04/2022 12h03, última modificação 13/04/2022 12h03
Vereador destaca compromisso do prefeito Allyson com as comunidades
Lucas das Malhas destaca ações ao bairro Planalto

Vereador Lucas das Malhas na sessão desta quarta-feira, 13 (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Lucas das Malhas (MDB) destacou recente visita, com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), aos bairros Planalto 13 de Maio, Papoco, Liberdade, Alameda dos Cajueiros, Inocoop, Walfredo Gurgel. Na oportunidade, encaminharam ações para essas comunidades.

É o caso da pavimentação da rua Vera Lúcia Lopes de Medeiros, na Alameda dos Cajueiros. “Uma obra há muito tempo esperada pelos moradores”, destacou o parlamentar, em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, na sessão desta quarta-feira (13).

Acrescentou Lucas das Malhas: “Caminhamos com o prefeito Allyson em diversas ruas. Ele, de pronto, assumiu compromisso de calçar e asfaltar vias do Planalto e de outros bairros da região. É uma luta do nosso mandato em prol do bairro, que tem recebido diversas melhorias”.

É o caso também, segundo o parlamentar, da retomada do transporte coletivo, com o programa Ônibus no Bairro. “Agradeço ao prefeito Allyson Bezerra pela atenção com a nossa comunidade e com toda Mossoró. A gestão está presente em todas as comunidades”, disse.

Segurança

No mesmo pronunciamento, o vereador reivindicou ao Governo do Estado reforço no policiamento do bairro Planalto 13 de Maio e adjacências. Segundo Lucas, o crescente índice de violência, com casos de assaltos e tiroteio, por exemplo, amedrontam toda a comunidade.

Cultura

Lucas das Malhas destacou também o lançamento oficial do Mossoró Cidade Junina, ontem, cujo evento ele participou. Ressaltou a importância do MCJ para a cultura e a economia de Mossoró. “Parabéns ao prefeito Allyson e ao secretário de Cultura, Etevaldo”, reconhece.

Duplicação 

Por fim, Lucas das Malhas se somou ao movimento pela duplicação BR-304, no trecho entre Mossoró e Natal. “Sugiro, inclusive, que a governadora Fátima Bezerra lidere a mobilização por essa obra, ela que já foi congressista e tem experiência em Brasília”, propõe.

Vereador Lawrence Amorim ressalta importância cultural e econômica do Mossoró Cidade Junina

por Amanda Santana Balbi publicado 13/04/2022 11h56, última modificação 13/04/2022 11h56
Programação do evento foi lançada na terça-feira, 12
Vereador Lawrence Amorim ressalta importância cultural e econômica do Mossoró Cidade Junina

Vereador Lawrence Amorim. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na sessão de hoje, 13, o vereador e presidente da Câmara, Lawrence Amorim parabenizou o lançamento do Mossoró Cidade Junina, realizado ontem pela Prefeitura de Mossoró. Lawrence lembrou que há dois anos o tradicional evento da cidade não pôde ser realizado por causa da pandemia. 

“Finalmente a pandemia está acabando e poderemos novamente realizar esta importante festa que aquece a economia do nosso município e traz alegria à população. Hotéis, ambulantes, lojas de roupas, taxistas, motoristas de aplicativo, uma infinidade de trabalhadores é beneficiada. O evento leva nossa cultura e história ao Brasil inteiro”, lembrou o parlamentar.

Lawrence finalizou ressaltando os esforços da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Infraestrutura para organizar o MCJ 2022. “O tema deste ano é Tradição e Liberdade. Não tenho dúvidas de que será um evento bonito, bem organizado. A programação já está agradando o mossoroense. Nós, da Câmara, vamos ajudar no que for preciso e ser parceiro desse evento. Parabenizo os secretários de cultura e de infraestrutura pelo esforço na organização”.


Duplicação da BR 304 é tema na Tribuna Popular

por Amanda Santana Balbi publicado 13/04/2022 11h49, última modificação 13/04/2022 11h49
Campanha é encabeçada por família que perdeu filho em um acidente de carro
Duplicação da BR 304 é tema na Tribuna Popular

Clélio Soares encabeça campanha que luta por maior segurança na BR 304. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na Tribuna Popular de hoje, 13, Clélio Soares, pai do menino de apenas seis anos Gabriel Victor, que faleceu em um acidente de carro na BR 304, reivindicou a duplicação da via que liga Mossoró à Natal, uma maior fiscalização da BR pela Polícia Rodoviária Federal e um plano estadual de atendimento de emergências em caso de acidentes de carro. 

De acordo com Clélio, na época do acidente sofrido pela sua família e que tirou a vida de seu filho mais velho, o hospital que atendeu os ocupantes do carro não tinha raios-X disponível. “Meu filho morria em meus braços por hemorragia interna e eu estava com três costelas quebradas e o médico disse que infelizmente não podia fazer nada, pois não tinha um simples equipamento de raios-X”, disse.

O ideal, de acordo com Clélio, é que o estado disponibilize helicóptero de resgate e tenha um plano para socorrer as vítimas de acidentes graves. “Desde 2020, 38 pessoas perderam a vida na BR e foram registrados 394 acidentes graves”, justificou.

Sobre a fiscalização, Clélio lembrou que a maior causa de acidentes é a imprudência dos motoristas. “São ultrapassagens erradas e perigosas que diariamente colocam a vida de famílias em risco. Quero levar um abaixo assinado ao superintendente da PRF para que a fiscalização na BR 304 seja intensificada e que esses motoristas imprudentes sejam punidos”, defendeu. 

Clélio, junto com sua esposa, encabeça um importante movimento que luta pela duplicação da BR 304 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mossoró. “A luta pela duplicação é uma luta pela preservação das famílias que precisam trafegar pela BR. É uma luta apartidária e de todos”, explicou.


Vereador apresenta projeto que garante atendimento psicopedagógico para crianças da rede municipal de ensino

por Amanda Santana Balbi publicado 12/04/2022 13h01, última modificação 12/04/2022 13h01
Projeto é de autoria do vereador Edson Carlos
Vereador apresenta projeto que garante atendimento psicopedagógico para crianças da rede municipal de ensino

Vereador Edson Carlos, autor do projeto. Foto: Edilberto Barros/CMM

O projeto de lei do vereador Edson Carlos (Cidadania), que dispõe sobre a implantação do programa de Assistência Psicopedagógica Fono-Neuro em toda a rede municipal de ensino foi lido na sessão desta terça-feira, 12. O objetivo é atender crianças das creches e escolas do município que apresentem dificuldades no aprendizado.

“O atendimento servirá tanto para intervir como para prevenir problemas no aprendizado das crianças e adolescentes. O serviço será prestado por profissionais habilitados em psicopedagogia fono-neuro e o atendimento se dará em cada unidade escolar, uma vez por semana”, explica o vereador no projeto de lei.

Agora, o texto seguirá para a análise nas Comissões Temáticas da Câmara, para posteriormente ser votado em plenário.

Câmara institui Dia Municipal do Protetor de Animais

por Regy Carte publicado 12/04/2022 12h55, última modificação 12/04/2022 12h55
Plenário aprovou projeto com essa finalidade, hoje (12)
Câmara institui Dia Municipal do Protetor de Animais

Plenário na sessão desta terça-feira, 12 de abril (foto: Edilberto Barros)

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou, hoje (12), o Projeto de Lei 45/2021, de autoria do vereador Lamarque Oliveira (PSC), que institui o dia 4 de outubro como Dia Municipal do Protetor de Animais.

O objetivo, segundo a proposta, é conscientizar a população sobre a importância do protetor de animais para a saúde pública e para a proteção e promoção dos direitos dos animais.

“A data de 4 de outubro foi escolhida por se tratar das comemorações do dia de São Francisco de Assis, reconhecido como o padroeiro dos animais”, informa Lamarque Oliveira.

Como o projeto recebeu emendas, retornará em breve ao plenário para aprovação da redação final. “Agradeço aos colegas vereadores e vereadoras pelos votos favoráveis a esse justo projeto”, reconhece o autor.

Vereador Raério destaca obras da Prefeitura de Mossoró

por Regy Carte publicado 12/04/2022 12h35, última modificação 12/04/2022 12h35
O reconhecimento, segundo ele, faz justiça ao esforço da Prefeitura para melhorar Mossoró
Vereador Raério destaca obras da Prefeitura de Mossoró

Vereador Raério reconhece obras da gestão municipal

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (12), o vereador Raério enumerou obras da gestão Allyson Bezerra, em andamento e concluídas. O reconhecimento, segundo ele, faz justiça ao esforço da Prefeitura para melhorar Mossoró, apesar da crise econômica.

Segundo Raério, são realizações há muito esperadas. É o caso do calçamento do Conjunto Novo, onde visitou com Allyson Bezerra para autorização do serviço. “Obra iniciada, meio fio já sendo construído, todas as ruas, pondo fim à espera de 12 anos, com iluminação”, cita.

O parlamentar relacionou ainda a construção da ponte na Rua Benício Filho, no bairro Ilha de santa Luzia, reforma do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, Museu Municipal Lauro da Escóssia, Praça da Convivência, mercado Vuco-vuco, praça do conjunto Abolição 4.

“Também construção de complexo esportivo no bairro Dom Jaime Câmara, várias Unidades Básicos de Saúde (UBSs) e Unidades de Ensino Infantil (UEIs) sendo reformadas, calçamento sendo feito em vários bairros, asfaltamento de vias estratégicas”, acrescenta.

Entre as vias sendo asfaltadas, Raério ressaltou as ruas Dom Helder, no bairro Belo Horizonte, e Mota Neto, nos bairros Nova Betânia e Aeroporto. Também citou as reformas da praça da Pirâmide, dos bairros Alto da Conceição e Liberdade, praça do basquete do Santa Delmira.

“Enfim, são inúmeras realizações há muito tempo esperadas pelo povo de Mossoró. Só não vê quem não quer”, frisou o vereador, para quem a gestão Allyson Bezerra representa a mudança decidida pela maioria da população na eleição de 2020 e que corresponde a essa expectativa.

Lawrence defende mais atenção ao setor eólico

por Regy Carte publicado 12/04/2022 12h21, última modificação 12/04/2022 12h21
Lawrence propõe ajuste na legislação para tornar Mossoró mais atrativa para empresas do segmento
Lawrence defende mais atenção ao setor eólico

Vereador Lawrence Amorim na sessão de hoje, 12

Mossoró e região precisam exercer maior protagonismo na indústria de energia eólica. A opinião é do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade). Ele abordou o tema, em pronunciamento na tribuna da Casa, na sessão de hoje (12).

Segundo o parlamentar, a economia do Rio Grande e de Mossoró está diante de janela histórica. “Semana passada, o Governo Federal lançou o Plano Decenal de Expansão de Energia, que prevê investimentos de R$ 3 trilhões no setor até 2031”, informou.

Para aproveitar essas e outras oportunidades, Lawrence defende ajuste na legislação municipal, a fim de tornar Mossoró mais atrativa para empresas do setor.

O vereador se refere à atração de fornecedoras de bens e serviços para usinas eólicas, cuja instalação aumentou 19% Rio Grande do Norte em 2021, com destaque para Serra do Mel e Touros.

“É inegável a importância de setores tradicionais da economia, como fruticultura, sal e petróleo, mas há outros potenciais a serem desenvolvidos em Mossoró e região. E a energia eólica, que já é uma realidade no Estado, tem potencial gerar muitos mais empregos e divisas no Oeste”, observa.

Omar Nogueira pede atenção a bairros de Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 12/04/2022 12h10, última modificação 12/04/2022 12h10
Vereador reclamou de qualidade nos serviços prestado
Omar Nogueira pede atenção a bairros de Mossoró

Vereador Omar Nogueira. Foto: Arquivo/CMM

O vereador Omar Nogueira (Patriota) utilizou espaço na tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira, 12, para solicitar à Prefeitura de Mossoró atenção aos bairros Santo Antônio, Santa Helena e Barrocas. De acordo com o parlamentar, estas regiões de Mossoró estão esquecidas. 

Omar afirmou ainda que quando o serviço é realizado, não é feito com qualidade. “Ruas esburacadas, praça com serviço paralisado por falta de pagamento da empresa responsável, asfalto de má qualidade. Convido o prefeito e os vereadores para visitar aquela região e verificar o que está ocorrendo”, afirmou Omar. 

Saúde

Em relação à saúde municipal, Omar Nogueira relatou ainda problemas nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento. “Faltam lençóis, os colchões estão rasgados e a população jogada. A secretária municipal de saúde disse que quase duas mil cirurgias foram realizadas em Mossoró e eu me pergunto, em quem? Os culpados não são os servidores, é a gestão que não da as condições necessárias para eles trabalharem”. 

Vuco-vuco

Omar Nogueira finalizou cobrando mais uma vez celeridade nas obras de recuperação da Praça da Convivência e a recuperação do mercado do Vuco-vuco. “Essas obras de recuperação de mercados e feiras precisam ser feitos de forma célere, são pais e mães de famílias que ficam prejudicados, sem trabalhar, aguardando o fim das reformas”.


Genilson Alves fala de audiência e investimentos na saúde de Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 12/04/2022 12h03, última modificação 12/04/2022 12h03
Vereador destaca que investimento do município foi superior ao Estado
Genilson Alves fala de audiência e investimentos na saúde de Mossoró

Vereador Genilson Alves. Foto: Arquivo/CMM

A Audiência Pública da segunda-feira, 12, realizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, tendo como tema principal a luta pelo fim das filas para pacientes com Oncologia, acabou provocando alguns debates na sessão ordinária da Câmara dos Vereadores nesta terça-feira, 12. O vereador Genilson Alves (Pros), por exemplo, definiu que a proposta do deputado estadual Bernardo Amorim (MDB) foi tranquila e produtiva. 

O vereador disse que observou na intenção das partes envolvidas, municipal e estadual, em avançar na construção de trabalhar caminhos no sentido de zerar a fila de espera de pacientes de oncologia. “Me chamou atenção que uma servidora estadual disse que o Estado estava cumprindo a exigência de 12 por cento. Eu digo que é mentira, o estado não conseguiu chegar a esse percentual”, comentou. Genilson Alves considerou ser naquele momento a melhor posição de não polemizar, por isso não desmentiu a servidora durante a audiência. 

Ele lembrou ainda que a representante do Estado entendeu que o vereador Raério Araújo teria dito que o Estado não tinha investimento nenhum. Corrigindo a informação equivocada da servidora estadual, lembrou Genilson que, o vereador apenas disse que o RN é o Estado que menos investiu na saúde. “Essa informação não é nossa, é o que tem nos levantamentos oficiais. Em 2021 o Rio Grande do Norte é o que menos investiu no Nordeste, chegou a 11,73% e, contra números e fatos não existem argumentos”, sentenciou o parlamentar. Reforçou parabenizando o deputado Bernardo Amorim pela iniciativa e a vereadora Larissa Rosado pela feliz observação durante os debates quando reconheceu o trabalho em parceria entre estado e município. 

A Lei Complementar 141 diz que, o município tem que investir 12 por cento e, em Mossoró de acordo com a palavra do líder da bancada de situação, o município investiu 30%. “Falta mais investimento, falta, sabemos que Mossoró tem que melhorar, porém nós entendemos que 1 ano e 3 meses de gestão não tem como resolver tudo”, entende. De acordo com Genilson existem problemas de ordem nacional que afetam o município, e aos poucos a gestão vai construindo caminhos para diminuir, citando que tem números que trarão fortes impactos no crescimento de Mossoró. 


Larissa defende correção em tabela SUS e apoia greve dos servidores

por Sérgio Oliveira publicado 12/04/2022 11h59, última modificação 12/04/2022 11h59
Vereadora lembra da importância do servidor efetivo
Larissa defende correção em tabela SUS e apoia greve dos servidores

Vereadora Larissa Rosado. Foto: Arquivo/CMM

Acompanhando de perto a luta para a diminuição das filas dos pacientes de Oncologia em Mossoró e cidades da região no interior do Rio Grande do Norte, a vereadora Larissa Rosado (União Brasil) participou de audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa do RN. A proposta é iniciativa do deputado Bernardo Amorim (MDB) que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Mossoró.

Lembrou a vereadora que, durante a sua fala, externou sua impressão que o Governo do Estado e a prefeitura de Mossoró estão trabalhando juntos para discutir pontos importantes como o dia da cirurgia e a biópsia. “Fiz considerações no sentido de agilizar as cirurgias de Mossoró e do Estado. Digo assim, por termos 60 pessoas de Mossoró e 100 pessoas de outras cidades na fila de espera”, solicitou. 

Acrescenta, Larissa Rosado, outro problema existente nessa assistência relacionado ao tabelamento do SUS que, segundo ela, é muito baixo. Observa, com justa razão, que as pessoas com câncer não podem esperar. Além da bancada federal que já tem sua luta em favor da melhora da tabela SUS, é preciso que os governos do Estado e Município também trabalhem para agilizar essa situação. “Sabemos que a responsabilidade maior é dos dois entes federativos”, acrescenta. De acordo com a parlamentar municipal, os prestadores de serviço estão com suas obrigações em dia, enquanto os repasses estão atrasados e tabelas sem reajustes, precisando do refinanciamento. 


Apoiando os servidores

Em Mossoró, continua a greve em vários segmentos dos servidores públicos efetivos. “Quero registrar nosso apoio aos servidores públicos municipais que estão em greve e acamparam em frente ao Palácio da Resistência. O servidor efetivo estará na ativa por muito tempo prestando serviço, e o comissionado tem tempo determinado”, lembrou. 

Diante desta realidade, a vereadora pede ao prefeito que escute os servidores que preferem permanecer em seu local de trabalho, porém, precisam ter seus direitos garantidos. Pede ainda mais respeito, não assédio e condições dignas de trabalho. A vereadora Larissa encerrou sua fala reforçando que sempre esteve e estará ao lado do servidor de Mossoró e do RN.


Vereadora Marleide Cunha critica suplente de vereador que debochou de servidores públicos

por Amanda Santana Balbi publicado 12/04/2022 11h51, última modificação 12/04/2022 11h51
Servidores estão em greve por reajuste salarial
Vereadora Marleide Cunha critica suplente de vereador que debochou de servidores públicos

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Arquivo/CMM

Na sessão ordinária de hoje, 12, a vereadora Marleide Cunha (PT) criticou a posição de um suplente de vereador, do partido Solidariedade, que segundo a parlamentar, debochou dos servidores públicos municipais que cobram direitos junto à Prefeitura de Mossoró. 

Marleide explicou que o suplente de vereador, que exerce cargo comissionado na Prefeitura de Mossoró, filmou e debochou dos servidores, durante o horário de trabalho dele. “Servidores estes que estão pedindo apenas a reposição da inflação do último ano”, disse.

De acordo com a vereadora, o suplente não sabia sobre o que se tratava a greve e chegou a afirmar que estudantes estão sem aula. “Ele nem sabia sobre o que se trata a greve. Os grevistas não são professores, são técnicos de enfermagem, merendeiras, ASGs, psicólogos, técnicos de raio-x e servidores da administração municipal que estão há anos com os salários defasados, sem reajuste e sofrendo pela inflação. O suplente de vereador deveria ter o mínimo de respeito pela luta dos servidores que lutam pelos direitos garantidos por lei e pela Constituição Federal”. 

Título de eleitor

A vereadora Marleide Cunha parabenizou a jovem Eloisa Almeida, que está promovendo uma campanha na cidade de Mossoró para que jovens a partir dos 16 anos tirem os títulos de eleitor para participar das eleições de 2022. “São atitudes e iniciativas assim que fazem com que tenhamos esperança em um contexto que  há descrédito na política”, afirmou. 


Tribuna Popular: Políticas públicas e apoio para LBGTQIA+ é tema desta terça-feira

por Amanda Santana Balbi publicado 12/04/2022 11h50, última modificação 12/04/2022 12h16
Cidadã Alana Ferreira representou a categoria
Tribuna Popular: Políticas públicas e apoio para LBGTQIA+ é tema desta terça-feira

Alana Ferreira. Foto: Arquivo/CMM

A Tribuna Popular desta terça-feira, 12, foi ocupada pela cidadã Alana Ferreira da Silva Rocha, que utilizou o espaço para cobrar o apoio da Prefeitura de Mossoró ao Encontro Estadual de Travestis, Transexuais e Homens Trans e pedir apoio dos vereadores para políticas públicas voltadas aos LGBTQIA+. 

O encontro, realizado com o apoio do Governo do Estado, da Associação dos Homossexuais do Vale do Assu e da Ong Atreva-se, será realizado entre os dias 27 e 29 de maio. O objetivo é construir diálogos com as diversas categorias da sociedade e buscar políticas públicas para pessoas trans. “Estamos aguardando o apoio, que já foi solicitado, da Prefeitura de Mossoró. Esta causa independe de religião, de posicionamento pessoal. Fazemos parte da sociedade e queremos respeito e inclusão”, explicou Alana. 

Emprego

Alana aproveitou o espaço para criticar o posicionamento de alguns políticos que afirmam que a categoria dos LGBTQIA+ querem privilégios quando lutam por políticas públicas e colocação no mercado de trabalho. “Queremos vagas de emprego para sair da profissão do sexo. Pelo preconceito, somos excluídos nas entrevistas de emprego. Não queremos privilégios, lutamos por dignidade e respeito”, afirmou. 


Assembleia Legislativa e Câmara debatem atendimento a pacientes oncológicos

por Amanda Santana Balbi publicado 11/04/2022 12h47, última modificação 11/04/2022 12h47
Audiência foi uma iniciativa do deputado estadual Dr. Bernardo
Assembleia Legislativa e Câmara debatem atendimento a pacientes oncológicos

Audiência pública sobre situação dos pacientes oncológicos. Foto: Edilberto Barros/CMM

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta segunda-feira, 11, uma audiência pública para debater o atendimento a pacientes com câncer em Mossoró e Região Oeste, no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. A iniciativa partiu do deputado estadual Dr. Bernardo. O principal objetivo da audiência é buscar parcerias e recursos para zerar a fila de pacientes oncológicos que aguardam cirurgias.

Na ocasião, o médico Geison Moreira, da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, apresentou dados e demandas do instituto, que foi fundada no ano de 2000 e atualmente atende pacientes de 64 municípios. “A Liga presta um serviço de excelência, mas é necessária uma contrapartida por parte do governo para que os tratamentos não sejam interrompidos”, declarou, apontando atrasos nos repasses de verba como um dos problemas no atendimento dos pacientes.

Para a secretária municipal de saúde, Morgana Dantas e para a secretária adjunta de saúde da Secretaria de Saúde Pública do Estado, Lyane Ramalho, é necessário que mais recursos sejam enviados pelo Governo Federal. “Queremos entender os problemas e resolver juntos a fila de cirurgias”, afirmou Lyane.

Para o deputado estadual Dr. Bernardo, é urgente o reajuste na tabela do SUS e o envio de emendas federais para o tratamento e combate ao câncer. “Os valores de exames e atendimentos está defasado há anos. Existe exame que o SUS repassa aos médicos dois reais. Precisamos que nossos deputados federais e senadores lutem para mudar essa realidade”, afirmou.

Ao vereadores Raério Araújo, Genilson Alves, Tony Fernandes, Francisco Carlos, Lawrence Amorim, Lamarque Oliveira, Gideon Ismaias, Larissa Rosado, Omar Nogueira, Paulo Igo, Naldo Feitosa, Ricardo de Dodoca e Lucas das Malhas também contribuíram com o debate. Ao final da audiência, um documento com os encaminhamentos será produzido e encaminhado ao Governo do Estado e ao Governo Federal.

 

 

Ações do documento