Notícias
Vereadora Plúvia convida população para participar de movimento pelo fim da escala 6x1
Na sessão ordinária de hoje, 13, a vereadora Plúvia (PT) destacou um movimento nacional pelo fim da escala de trabalho 6x1. A vereadora explicou que esta semana, movimentos como a Marcha Mundial das Mulheres e outros estão fazendo um dia D de mobilização pela causa.
Plúvia explicou ainda que a redução da jornada de trabalho, além de beneficiar o trabalhador, dando maior qualidade de vida a eles, vai aumentar as vagas de trabalho. “Se supermercados, shoppings e outros locais quiserem se manter funcionando, vão precisar aumentar as vagas de trabalho com a diminuição da escala de 6x1”.
Plúvia destacou ainda que a ideia do dia D é coletar assinaturas em favor de um plebicito popular para que a população possa votar se é ou não a favor da diminuição da jornada de trabalho. “Já tivemos consultas públicas antes no Brasil .Para temas igualmente importantes”, disse.
Além da diminuição da escala 6x1, os movimentos reivindicam também a taxação de grandes fortunas e a isenção de impostos de renda para determinadas faixas de salário.
Vereador Tony Cabelos destaca ações no bairro Dom Jaime Câmara
O vereador Tony Cabelos utilizou a tribuna, na sessão ordinária dessa quarta, 13, para agradecer ao secretário de serviços urbanos de Mossoró, Miguel Rogério, pelas ações de limpeza e carpinagem de mato em Mossoró, e em especial no bairro Dom Jaime Câmara.
“O Dom Jaime Câmara é um bairro muito grande e estava precisando de alguns serviços. O secretário Moguel Rogério prontamente atendeu nosso pedido e enviou equipes de limpeza pro bairro”, explicou Tony.
O parlamentar declarou ainda que outros projetos para o bairro estão em processo de conclusão. “Haverá pavimentação de ruas, incentivo ao esporte com distribuição de material esportivo e manutenção de um campo de futebol”, disse.
Vereador Petras destaca sucesso do projeto Tampinhas da Inclusão
O vereador Petras (PSD) utilizou espaço na sessão ordinária de hoje, 13, para destacar o sucesso da campanha de arrecadação de tampinhas de plástico em troca de cadeiras de rodas, em Mossoró. O projeto, que foi implementado pelo vereador em maio, com apoio do vereador da capital Natal, Técio Tinoco, já arrecadou quase 2 toneladas de tampinhas.
“Todos os dias somos chamados nos quatro cantos de Mossoró para recolher tampinhas. O entusiamos das pessoas é maravilhoso. Todos em prol de uma boa causa. O projeto Tampinha da Inclusão oportuniza a troca de tampinhas por cadeiras de rodas para pessoas que não podem comprar as cadeiras”, explicou Petras.
O parlamentar destacou que, além da causa social, o projeto ainda ajuda a preservar o meio ambiente. “São tampinhas que, se destacadas no meio ambiente, demorariam anos para desintegrarem. Um projeto lindo, com um objetivo em comum, preservar o meio ambiente e incentivar ações sociais”.
“A população que queira doar as tampinhas pode procurar aqui a Câmara Municipal de Mossoró, os espaços Herba Life, a instituição Apae e várias outras instituições que embarcaram nessa causa tão nobre”, destacou o vereador.
Entenda
O projeto Tampinhas da Inclusão tem como objetivo arrecadar tampinhas de plástico de garrafas pet. As tampinhas são destinadas a fábricas de cadeiras e mesas de plásticos. Em contrapartida, estas fábricas fazem doações de cadeiras de rodas para pessoas que necessitam do equipamento e não podem comprar.
Potencial transformador da educação é destaque em discursos de solenidade pelos 20 anos da UFERSA
O poder transformador da educação é destaque nos discursos da solenidade em comemoração aos 20 anos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), realizado na manhã de hoje, 14, na Câmara Municipal de Mossoró.
O vereador Thiago Marques (SD), que é servidor da UFERSA desde os 19 anos, destacou o poder transformador da universidade na vida das pessoas. “Dizem que a UFERSA faz florescer em terra seca. E este é o poder dessa instituição na vida das pessoas. São 20 anos transformando vidas todos os dias pela força da educação. Como servidor da UFERSA, pude mudar a realidade da minha família. Também fui aluno da instituição no curso de administração e vi como a educação melhora a realidade das pessoas”.
Professora Vânia falou em nome dos docentes da instituição e destacou o potencial dos alunos que são formados na UFERSA. “Nossos alunos desenvolvem habilidades e competências que fazem com que eles contribuam com a sociedade de forma humanizada, e é por isso que a UFERSA é diferenciada. Agradecemos a todas as pessoas que tem contribuído com o crescimento contínuo de nossa instituição”, disse.
Representando os técnicos da UFERSA, Francimar Honorato, servidor aposentado, ressaltou a história da universidade. “Eu chamo de ESAM UFERSA, pois hoje comemoramos 20 anos da UFERSA, mas a história da instituição é mais antiga, antes se chamava ESAM. Eu trabalhei, com muito orgulho, por 45 anos, na universidade. Vi o crescimento dela, vi todo o potencial transformador dela ao longo dos anos em Mossoró e nas cidades do interior do Estado que possuem campi. Desde o início, a instituição contou com professores e servidores qualificados”.
Já o atual reitor da universidade, professor Rodrigo Codes, finalizou os discursos anunciando uma possível ampliação da instituição, “São aproximadamente 1.300 servidores. E vamos crescer cada vez mais. Temos a expectativa de anunciar um grande concurso ainda esse ano. Desafio grande, responsabilidade imensa, mas temos compromisso de sempre defender nossa universidade que é patrimônio mossoroense”.
Vereador Raério Araújo cobra mais emendas para saúde e destaca gestão municipal
O vereador Raério Araújo (União Brasil) utilizou a tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (19), para cobrar o envio de mais emendas parlamentares destinadas à saúde de Mossoró. Segundo ele, os recursos não chegam de forma contínua ao município.
“Precisamos de emendas para a saúde. Infelizmente, os deputados só lembram de Mossoró em época de eleição. Esse apoio é fundamental, porque Mossoró não atende apenas seus moradores, mas também pessoas de cidades vizinhas”, disse.
O parlamentar também destacou o trabalho da gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), que está à frente do Executivo há cinco anos. Raério enumerou obras de reforma e construção de escolas, pavimentação de ruas, recuperação e ampliação de unidades de saúde.
“Nosso prefeito vem fazendo um trabalho ótimo. A cidade é bem vista em todo o Brasil, divulgada pela cultura e pelas grandes festas, como o Mossoró Cidade Junina, o Mossoró Sal e Luz e a Festa do Bode. É difícil encontrar um político tão querido como Allyson, e isso acontece pelo reconhecimento do trabalho”, frisou.
Raério ainda informou que recebeu ligação do médico Dário Maia sobre o aumento de cirurgias no Hospital São Luiz, que em breve realizará um mutirão. “Cobro aqui do Governo do Estado que ajude, e, se não pode realizar, que ao menos envie recursos para que Mossoró execute, pois atendemos toda a região”, completou.
Vereador Dr. Cubano faz apelo por mais amor ao próximo e atendimento no CERS
O vereador Dr. Cubano (PSDB) utilizou a tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (19), para manifestar preocupação com os altos índices de violência registrados em Mossoró, no Rio Grande do Norte e em todo o país.
“O que está acontecendo com as pessoas? Cadê o amor? Hoje não há mais respeito pelas mulheres, pelas crianças, pelas pessoas com deficiência. Quando maltratamos alguém, estamos maltratando toda a população”, destacou o parlamentar.
Dr. Cubano também fez um apelo em favor das mães atípicas, que têm cobrado mais vagas para atendimento dos filhos no Centro Especializado em Reabilitação (CERS).
“ É preciso ampliar esse quadro de funcionários, para que mais crianças possam ser atendidas. Essas mães aguardam há muito tempo e precisam desse suporte”, reforçou.
Vereador Petras alerta para reavaliações do BPC e defende famílias atípicas
O vereador Petras (PSD) utilizou a tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (19), para fazer um alerta sobre as reavaliações do Benefício de Prestação Continuada (BPC) realizadas pelo INSS, que têm preocupado milhares de famílias em Mossoró e em todo o Brasil,.
“Falo hoje em nome de todas as famílias atípicas de Mossoró. Muitas pessoas que recebem o BPC estão passando por reavaliação e isso tem causado verdadeiro terror. O que se aponta é que essas revisões podem resultar em cortes indevidos do benefício”, destacou.
O parlamentar também lembrou a dificuldade enfrentada pela população para conseguir perícia. “As filas de espera já são grandes. Imagine se todas essas pessoas precisarem passar novamente por avaliação e, além disso, tiverem o benefício cortado por erro? A situação se tornará insustentável”, alertou.
Vereador Ozaniel Mesquita divulga mutirão no CERS e anuncia ampliação de cirurgias ginecológicas
O vereador Ozaniel Mesquita (PSD) utilizou a tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (19), para divulgar o mutirão realizado no Centro de Reabilitação do Santo Antônio, em Mossoró. Segundo ele, mais de 300 pessoas passaram por triagem e 183 novos atendimentos foram iniciados nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional e outros procedimentos.
“Queremos registrar e divulgar esse trabalho tão importante realizado no CERS do Santo Antônio, que beneficia diretamente a população”, destacou o parlamentar.
Ozaniel também relatou informações recebidas na reunião do Conselho Municipal de Saúde, da qual participou nesta semana. A pauta tratou da realização de cirurgias ginecológicas no município, que vinham sendo feitas em pequena quantidade no Hospital São Luiz.
“Tivemos a informação, repassada pela secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, de que já houve reunião com a diretora da Apamim, e o número de cirurgias será ampliado”, acrescentou.
Vereador Jailson Nogueira presta homenagem ao pai Aldenor Nogueira
O vereador Jailson Nogueira (PL) utilizou a tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (19), para prestar homenagem ao pai, Aldenor Nogueira, que completaria 103 anos de vida em 18 de agosto.
“Meu pai marcou a história de Mossoró como comunicador e político. Programas como A Noite da Saudade marcaram época no rádio. Na vida pública, exerceu quatro mandatos, foi delegado e ex-combatente”, destacou.
O parlamentar lembrou ainda que o Legislativo reconheceu a trajetória de Aldenor ao dar seu nome à Praça Expedicionário, mas lamentou que a placa onde constava a homenagem na praça tenha sido retirada.
“Cobro aqui a reposição da placa. Meu pai foi exemplo de dedicação e amor a Mossoró, e merece esse reconhecimento preservado”, frisou Jailson.
Médico Hugo Oliveira utiliza Tribuna Popular para destacar campanha Agosto Branco
O médico Hugo Oliveira participou da sessão ordinária da Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (19), utilizando a Tribuna Popular para falar sobre a campanha Agosto Branco, voltada à prevenção e conscientização sobre o câncer de pulmão. A ação é desenvolvida pela Liga Mossoroense de Combate ao Câncer.
Segundo Hugo, o câncer de pulmão é um dos mais agressivos e costuma ser diagnosticado tardiamente. “Diariamente, na Liga, realizamos diagnóstico de pacientes, mapeamento da doença e todo o acompanhamento, desde o início do tratamento até cuidados paliativos, quando necessários”, explicou.
O médico orientou que pessoas entre 50 e 80 anos, fumantes ou que tenham parado de fumar há menos de 20 anos, procurem avaliação médica. “Quem fumou por 20 anos ou mais precisa realizar exames de investigação. Para isso, utilizamos tomografia com baixa dose de radiação, que permite detectar o câncer ainda no início”, ressaltou.
Durante o Agosto Branco, a Liga Mossoroense de Combate ao Câncer disponibiliza 100 exames gratuitos voltados à detecção precoce. “Queremos que essa mensagem chegue ao maior número de pessoas no Oeste e Alto Oeste, aumentando as chances de cura. Procurem a Liga neste mês de agosto”, reforçou.
Vereador João Marcelo reforça campanha Agosto Lilás e políticas de enfrentamento à violência contra a mulher
O vereador João Marcelo (PSD) utilizou a tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (20), para destacar a campanha Agosto Lilás, dedicada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.
“Infelizmente, essa ainda é uma dura realidade em nosso país e em nossa cidade. Por isso, é fundamental que o poder público, juntamente com a sociedade, esteja unido em ações de prevenção, conscientização, acolhimento e proteção à mulher”, afirmou o parlamentar.
João Marcelo ressaltou que Mossoró tem um marco histórico importante nesse tema: foi a primeira cidade do Brasil a inaugurar um Centro de Referência da Mulher Brasileira. “Esse equipamento é fundamental, porque garante atendimento psicológico, social e jurídico às vítimas de violência, oferecendo suporte e esperança de recomeço. É símbolo do pioneirismo e da sensibilidade do nosso município”, destacou.
O vereador também parabenizou a gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) pelas ações de fortalecimento da rede de proteção. “Campanhas educativas têm sido ampliadas e levadas às escolas, às comunidades e até aos bares da cidade. Onde há gente, essa conscientização está chegando, demonstrando um compromisso real com a vida e a dignidade das mulheres”, acrescentou.
Para João Marcelo, o Agosto Lilás deve ser lembrado como um chamado à sociedade. “Reafirmo meu total apoio a todas as políticas públicas de proteção à mulher. Que Mossoró continue sendo referência por onde quer que nós estejamos e que possamos juntos construir uma cidade cada vez mais justa, segura e acolhedora para todas as mulheres”, finalizou.
Tribuna Popular: Colégio Futuro apresenta proposta de lei sobre espécies vegetais invasoras
A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Mossoró, na sessão desta quarta-feira (20), foi utilizada pelo professor Celielton Silva de Oliveira, representante do Colégio Futuro, para apresentar uma proposta de lei voltada à regulamentação da introdução de espécies vegetais exóticas invasoras em ambientes urbanos e silvestres.
A iniciativa surgiu a partir de uma feira de ciência realizada pela instituição, quando estudantes constataram a invasão preocupante da árvore neem, espécie originária da Índia. “O neem é uma planta exótica que, sem controle natural, acabou invadindo o ambiente. Suas sementes germinam com facilidade e estão ocupando espaços de espécies nativas, afetando a fauna e a flora brasileiras”, explicou o professor.
A estudante Ingrid Letícia, do 8º ano, também falou na Tribuna em nome dos colegas e reforçou os impactos ambientais observados. “O neem disputa água e solo com outras plantas, prejudica o desenvolvimento de frutíferas e afeta abelhas e animais, diminuindo a polinização e trazendo reflexos para a agricultura”, destacou.
De acordo com a proposta apresentada, o projeto de lei prevê, em um primeiro momento, a identificação das áreas com maior incidência da espécie invasora. Em seguida, sugere a execução de ações de manejo, com a retirada das árvores e o plantio de espécies frutíferas nativas.
“Contamos com o apoio dos vereadores, vereadoras e da Prefeitura para preservar a flora nativa de Mossoró”, concluiu o professor Celielton.
Vereadora Marleide Cunha debate projeto de lei sobre a Previ Mossoró
Na sessão ordinária desta quarta-feira (20), a vereadora Marleide Cunha (PT) utilizou a tribuna para debater o projeto de lei enviado pelo Executivo Municipal, que trata de alterações na legislação da Previ Mossoró, instituto responsável pela previdência dos servidores efetivos do município.
Segundo a parlamentar, a proposta amplia atribuições do presidente da Previ e altera a composição dos conselhos previdenciários. “Estamos tratando de algo muito sério: a aposentadoria dos trabalhadores da ativa e também dos que já estão aposentados. Por isso, é preciso cautela e diálogo antes de qualquer decisão”, pontuou.
Marleide defendeu a permanência de servidores efetivos da Câmara Municipal nos conselhos. “É importante que esses espaços contem com servidores efetivos, porque são eles que têm vínculo permanente com o município e compromisso direto com a sustentabilidade da previdência”, argumentou.
A vereadora reforçou o pedido para que o projeto seja amplamente debatido com os servidores. “Precisamos garantir oportunidade de diálogo, de ouvir os trabalhadores e, se necessário, propor emendas para aprimorar a proposta. Só assim pra construir uma solução equilibrada e que assegure a proteção do futuro previdenciário de todos”, concluiu.
Vereador Genilson Alves anuncia lançamento do projeto Câmara Popular
Na sessão ordinária desta quarta-feira (20), o vereador Genilson Alves (União Brasil) utilizou a tribuna para convidar a população para o lançamento do projeto Câmara Popular, que acontecerá na próxima sexta-feira (22), às 18h, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem o objetivo de aproximar ainda mais o Legislativo da comunidade e contará com quatro eixos de atuação: cidadania, empreendedorismo, esporte e cultura.
“O eixo cidadania vai levar a Câmara Municipal até as comunidades, tanto da zona urbana quanto da zona rural, possibilitando que universidades, sistema S, secretarias municipais e outras instituições parceiras ofereçam serviços diretamente à população, como atendimentos de saúde, assistência social e oportunidades na área econômica”, explicou.
Outro ponto destacado pelo vereador foi o eixo empreendedorismo, que oferecerá capacitação para pessoas com perfil empreendedor, em parceria com instituições como Senac, Senai e Sebrae. Já o eixo esportivo pretende apoiar projetos sociais ligados ao esporte, em parceria com a Fundação Aldenor Nogueira.
Por fim, o eixo cultural dará visibilidade a artistas e talentos locais. “Queremos oportunizar que pessoas da nossa cidade, com dons e habilidades, possam sair do anonimato e encontrar apoio para desenvolver seus trabalhos”, afirmou Genilson.
O parlamentar encerrou reforçando o convite à população. “Esse será um momento importante para a nossa cidade. A Câmara Municipal de Mossoró está cada vez mais próxima do povo, e o Câmara Popular é a prova disso”, concluiu.
Vereador Cabo Deyvison parabeniza Corpo de Bombeiros por conquista em competição internacional
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (20), o vereador Cabo Deyvison (MDB) iniciou sua fala parabenizando o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, que conquistou o segundo lugar geral em uma das maiores competições de salvamento em altura da América Latina, realizada nos dias 7 e 8 de agosto, em Atibaia (SP), com participação de equipes de vários estados brasileiros e da Argentina.
“Esses guerreiros arriscam diariamente a própria vida em defesa de terceiros. É justo que esta Casa reconheça e aplauda esse trabalho”, destacou o parlamentar.
Em seguida, o vereador tratou de questões relacionadas à saúde pública e ao atendimento social em Mossoró. Ele fez um alerta aos gestores de unidades como UBS, UPA e CRAS sobre a importância da transparência no serviço público.
Segundo Deyvison, o registro por meio de filmagens em repartições públicas, quando não fere a privacidade pessoal, é um direito de qualquer cidadão e uma ferramenta de fiscalização do mandato. “Gestores não podem impedir a população ou os vereadores de registrarem situações dentro de equipamentos públicos. Isso faz parte do princípio da publicidade e da legalidade, previstos na Constituição”, explicou.
Por fim, relatou casos de cidadãos que enfrentam dificuldades no acesso a benefícios sociais e pediu mais sensibilidade do Poder Público. “Recebi o apelo de uma mãe que está há três meses sem conseguir a visita social necessária para manter seu auxílio. Precisa da visita da assistente social e não tem.”, afirmou.
Alex do Frango cobra agilidade em construção de passarelas em Mossoró e elogia projeto Câmara Popular
Na sessão ordinária desta quarta-feira (20), o vereador Alex do Frango (PSD) destacou reunião realizada no DNIT sobre as obras de passarelas em Mossoró. Ele lembrou que o projeto, que já contempla estruturas em áreas como o Sumaré e Malvinas, precisa incluir também os bairros Abolições, Rosado, Santa Helena e Redenção, regiões que registram acidentes em travessias.
Segundo o parlamentar, o DNIT informou que a conclusão da primeira etapa, prevista para dezembro, depende da remoção de postes de alta tensão. Alex sugeriu alternativas para garantir acessibilidade, como a instalação de elevadores, mas recebeu a justificativa de que haveria alto custo de manutenção. “A população precisa ser prioridade. Não podemos ter obras que não atendam ao povo da forma adequada”, ressaltou. O vereador também destacou a importância das marginais de acesso às universidades, como forma de melhorar a mobilidade urbana.
Além das cobranças, Alex do Frango elogiou a gestão do presidente Genilson Alves (UB) e o lançamento do projeto Câmara Popular, que engloba eixos de cidadania, esporte, empreendedorismo e cultura. Ele ressaltou o papel da iniciativa em aproximar o Legislativo da população. “Nunca dei um voto tão bem dado para presidente desta Casa. Genilson conhece a realidade porque vive, porque passa, porque sente na pele. Agora, com a Câmara Popular, vamos valorizar servidores, apoiar projetos esportivos e dar espaço para a cultura mossoroense”, afirmou.
Raério Cabeção critica PT e questiona sindicatos em discurso na Câmara
Na sessão ordinária desta quarta-feira (20), o vereador Raério Cabeção (União Brasil) usou a tribuna para criticar a atuação do Partido dos Trabalhadores (PT) e levantar questionamentos sobre sindicatos no país.
O parlamentar afirmou enxergar "hipocrisia" no discurso de membros do PT que, segundo ele, dizem defender os servidores, mas não apresentam resultados concretos. Ele também fez críticas ao funcionamento do Hospital da Mulher em Mossoró, que, na avaliação dele, enfrenta problemas estruturais e de atendimento, apesar do número elevado de funcionários. "Até hoje o hospital não realizou um parto se quer", declarou.
Raério ainda comentou a situação do Hospital Tarcísio Maia e destacou as dificuldades enfrentadas pelos pacientes. Para ele, a organização recente de serviços no entorno da unidade de saúde não trouxe melhorias e aumentou a vulnerabilidade de quem aguarda atendimento.
Em outro momento, o vereador voltou sua fala contra os sindicatos, especialmente em relação a descontos do INSS e a práticas que, segundo ele, prejudicam trabalhadores e aposentados. Raério acusou entidades sindicais de “assaltar o povo” e defendeu maior fiscalização do Ministério Público sobre o destino dos recursos.
O parlamentar também criticou o governo federal e fez referência negativa a lideranças internacionais, como o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Câmara realiza audiência pública sobre combate à LGBTI+fobia em Mossoró
A Câmara Municipal de Mossoró promoverá, nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, às 9h, no plenário da Casa, a audiência pública “Mossoró da diversidade contra a LGBTI+FOBIA”. A iniciativa é da vereadora Plúvia Oliveira (PT), em parceria com a Comissão de Diversidade e Minorias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O debate reunirá representantes da sociedade civil, movimentos sociais, instituições de defesa dos direitos humanos e autoridades, com o objetivo de discutir estratégias de enfrentamento às diversas formas de violência e preconceito contra pessoas LGBTI+ em Mossoró.
De acordo com a parlamentar, o evento acontece em um contexto que exige maior fortalecimento de políticas públicas voltadas à dignidade e ao respeito da população LGBTI+. “Combater a LGBTI+fobia em Mossoró é uma tarefa urgente. Nosso mandato já apresentou sete proposições que impactam diretamente a vida dessa população, como o Projeto de Lei de Vedação à Nomeação de Condenados por LGBTI+fobia e racismo, que impede a ocupação de cargos públicos municipais por pessoas condenadas. Essa é uma luta pela vida, pela igualdade e pela justiça”, afirma Plúvia Oliveira.
A audiência será aberta ao público, e toda a sociedade está convidada a participar e contribuir com o debate. O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara Mossoró (canal 23.2 TCM).
Câmara entrega Moção de Aplausos pelos 62 anos da Rádio Rural de Mossoró
A Câmara Municipal de Mossoró entregou, nesta quinta-feira (21), Moção de Aplausos em homenagem aos 62 anos da Rádio Rural de Mossoró. A iniciativa foi do vereador Vladimir de Paula Tavares (PSD), autor do Requerimento nº 106/2025, aprovado pelo plenário da Casa Legislativa.
Fundada em 2 de abril de 1963, a Rádio Rural nasceu com o propósito de ir além da transmissão de notícias e entretenimento. Desde sua origem, assumiu missão educativa e social, voltada à formação cidadã e humana do povo sertanejo.
Sua inauguração foi um marco histórico, com a presença de grandes autoridades da época, como o então Presidente da República João Goulart, o governador do Estado Aluísio Alves, o senador Dix-huit Rosado, o deputado federal Vingt-un Rosado, além de líderes eclesiásticos, entre eles o futuro diretor da emissora, Monsenhor Américo Simonetti, e o então bispo da Diocese de Mossoró, Dom Gentil Diniz Barreto.
Ao longo das décadas, a Rádio Rural consolidou-se como verdadeiro patrimônio cultural de Mossoró e região, sendo pioneira em iniciativas de educação, como a alfabetização de adultos pelo rádio, dentro do Movimento de Educação de Base (MEB). Sempre manteve viva a tradição do serviço público, com informação de credibilidade, valorização da música e difusão da cultura popular.
Seu crescimento técnico, com o aumento da potência de 1 para 10 kW, foi acompanhado por sua expansão institucional e pelo destaque de grandes comunicadores, como o inesquecível Manoel de Alves Oliveira, o “Seu Mané”, que marcou gerações com programas como A Rural no Sertão e A Hora da Coalhada.
“Esta homenagem é um reconhecimento justo à contribuição da Rádio Rural ao povo mossoroense, não apenas pelo marco dos 62 anos de existência, mas também pelos relevantes serviços prestados à sociedade ao longo de sua história”, destacou o vereador Vladimir de Paula Tavares.
Audiência na Câmara Municipal de Mossoró debate desafios e garantia de direitos para pessoas LGBTI+
A Câmara Municipal de Mossoró realizou, na manhã de hoje, 22, audiência pública com o tema Mossoró da Diversidade – Contra a LGBTI+ Fobia. Na ocasião, a luta da comunidade LGBTI+ por respeito e garantia de direitos foi o tema central da audiência, de iniciativa da vereadora Plúvia (PT).
Representando o Poder Legislativo mossoroense, o vereador e presidente da Câmara, Genilson Alves (UB) destacou o papel da Câmara no combate ao preconceito. “Nosso objetivo, como poder legislativo, é construir caminhos para facilitar e dar dignidade a todas as pessoas, independente de ideologias e identificações. Estamos e estaremos sempre à disposição para somar na luta contra a LGBTfobia”, declarou.
Pautas
O principal foco da audiência foi debater a garantia de direitos para pessoas LGBT. A vereadora Plúvia destacou projetos de lei que, após debate com os grupos, serão protocolados na Câmara. “Já protocolamos projetos de lei voltados à garantia de direitos e vamos debater e construir outros projetos. É importante ocuparmos espaços como este hoje, na Câmara Municipal de Mossoró, para assim podermos defender a voz das pessoas que, por preconceito da sociedade, encontram dificuldades em acessar esses lugares”.
Além de projetos de lei, também foram pontuadas durante a audiência a dificuldade de pessoas LGBT terem direitos respeitados, como o direito ao uso do nome social, acesso ao sistema público de saúde, além da violência enfrentada pela comunidade por preconceito. “O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo, uma pessoa trans é assassinada a cada três dia. Vidas que poderiam ser salvas com políticas públicas efetivas”, falou emocionada, Andreza, que as apresentou como mãe e militante da causa.
Também participaram da audiência o presidente da Comissão da Diversidade da OAB/Mossoró, Luiz Bernardo, representante da Marcha Mundial das Mulheres, Estefane Maria, a promotora de justiça Dra. Ana Ximenes, Dr. Emanuel Ferreira, procurador federal do MP em Mossoró, além de representantes de entidades, universidades e da sociedade civil organizada. Todos os pontos debatidos entre os presentes serão encaminhados para as providências necessárias. “Nosso objetivo é fazer encaminhamentos dessa audiência. Não é apenas um momento que vai finalizar aqui com o fim do evento. Pretendemos buscar resultados para as questões levantadas”, destacou Plúvia.
Câmara de Mossoró lança projeto itinerante de serviços gratuitos para a população
A Câmara Municipal de Mossoró lançou o projeto Câmara Popular, na noite desta sexta-feira, 22, em evento na Praça Cícero Dias, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. A proposta do projeto, de acordo com o presidente da Câmara, Genilson Alves (UB), é levar serviços gratuitos nas áreas da saúde, esporte, cultura e cidadania.
Participaram do evento vereadores, secretários municipais, o prefeito Allyson Bezerra (UB), o vice-prefeito Marcos Medeiros (PSD) , representantes do SENAI, SEBRAE, SENAC Ufersa, UERN, Uninassau, Liga Mossoroense Contra o Câncer, entre outras entidades.
“Este é um grande projeto que acredito que irá trazer muitos benefícios para a população mossoroense. E temos muitos parceiros nessa nova empreitada. Foi a soma do auxílio de todos os parceiros, servidores da Câmara Municipal e dos vereadores que fez com que pudéssemos lançar este projeto na noite de hoje. Agradeço pelo empenho de todos”, disse Genilson.
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, parabenizou a Câmara pela iniciativa. “Tenho certeza que todos os bairros de Mossoró ficarão interessados em receber este projeto e faço questão de estar na primeira edição”, destacou.
Para Alcivaneide de Morais, que acompanhou o lançamento do projeto na plateia, a iniciativa vai aproximar o Poder Legislativo ainda mais da população. “Achei o programa bem interessante, pois aproxima os vereadores dos bairros. Estou aguardando anunciar meu bairro, que é a Lagoa do Mato. Gostei demais, porque são várias ações que chegarão às comunidades, estamos precisando disso”, pontuou.
A primeira edição do Câmara Popular deve acontecer no bairro Santo Antônio, no mês de outubro e vai levar ao bairro uma gama de serviços gratuitos, além de apresentações culturais e informações. A cada mês, outros bairros e comunidades da zona urbana e rural de Mossoró serão contemplados com o projeto.
Câmara levará sessão e serviços de cidadania ao bairro Santo Antônio em outubro
É por meio do programa “Câmara Popular” que os vereadores de Mossoró pretendem se aproximar ainda mais da população. A proposta é levar diversos serviços gratuitos para as comunidades. Além disso, a nova legislatura realizará sessões da Câmara diretamente nos bairros, facilitando a participação popular.
Com o “Câmara Popular”, o cidadão terá acesso à emissão de identidade, atualização do CPF, corte de cabelo e barba, orientações jurídicas, vacinação, serviços de saúde, regularização de documentos e outros atendimentos, tudo de forma totalmente gratuita em seu próprio bairro.
Lançado na última sexta-feira (22), a primeira edição do programa acontecerá em outubro, na região do bairro Santo Antônio. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Genilson Alves (União Brasil), o objetivo é ampliar o acesso da população a serviços essenciais, facilitando a vida de quem mais precisa.
O “Câmara Popular” também será palco para apresentações de artistas da comunidade. “Queremos dar oportunidade para aquele fazedor de cultura que mora na comunidade e que, às vezes, não tem chance de mostrar seu potencial. Vamos fomentar a cultura nos bairros, proporcionando oportunidades”, destacou Genilson Alves.
O programa será desenvolvido com base em quatro eixos: cidadania, cultura, empreendedorismo e esporte. As ações serão realizadas em parceria com a Fundação Vereador Aldenor Nogueira, OAB Mossoró, SENAI, SEBRAE, SENAC, Ufersa, UERN, Uninassau, Liga Mossoroense Contra o Câncer, Prefeitura de Mossoró, entre outras entidades.
Jovens adventistas apresentam ações comunitárias na Câmara e convidam para congresso
Na Tribuna Popular da sessão desta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Mossoró recebeu o jovem Caio Vitor de Melo Silva, representante da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que destacou o papel de transformação social desempenhado pela juventude adventista no município.
Segundo ele, as ações do grupo vão além dos momentos espirituais e recreativos e alcançam diretamente as comunidades. Entre as iniciativas mencionadas estão o projeto Vida por Vidas, de incentivo à doação de sangue, e a Missão Caleb, voltada a atividades comunitárias e de apoio social.
Caio ressaltou que os jovens adventistas estão sempre dedicados a servir à população, desenvolvendo projetos voltados ao bem-estar coletivo.
Na oportunidade, ele também convidou a sociedade para participar do Congresso Código 7, que será realizado no próximo sábado (30), no Thermas Hotel & Resort, com programação durante todo o dia. O evento, segundo o representante, tem como objetivo fortalecer a comunidade e reafirmar o compromisso social dos jovens adventistas.
Cabo Deyvison cobra mais segurança e defende fortalecimento da Guarda Civil Municipal
Na sessão ordinária desta terça-feira (26), o vereador Cabo Deyvison (MDB) usou a tribuna para lamentar o assassinato do sargento Roberto Trindade, ocorrido na noite anterior (25). O parlamentar, que também é policial, destacou o luto da categoria e reforçou a necessidade de investimentos na segurança pública.
Cabo Deyvison alertou para o avanço das facções criminosas, que impõem controle em bairros periféricos de Mossoró e de outras cidades do Rio Grande do Norte. Segundo ele, essa realidade compromete a rotina de comerciantes, moradores e até órgãos públicos. “Há regiões em Mossoró onde até conselheiros tutelares precisam de escolta para trabalhar”, exemplificou.
O vereador defendeu o fortalecimento da Guarda Civil Municipal, com ampliação de efetivo, valorização profissional e investimentos em equipamentos. Ressaltou, ainda, que a segurança deve ser prioridade para garantir a paz social e a tranquilidade da população.
Vereador John Kenneth destaca projeto “Comunidade em Ação” no bairro Barrocas
Na sessão ordinária desta terça-feira (26), o vereador John Kenneth (Solidariedade) relatou a realização de mais uma edição do projeto “Comunidade em Ação”, que aconteceu na Escola Celina Guimarães, no bairro Barrocas.
A iniciativa levou diversos serviços gratuitos à população, como vacinação humana e animal, fisioterapia, odontologia, clínica médica, pequenas cirurgias e mutirão de ultrassonografias. Segundo o parlamentar, foram atendidos mais de 380 animais com vacinação, realizados mais de 60 procedimentos cirúrgicos e executadas 25 ultrassonografias apenas no período da manhã.
John Kenneth destacou a alegria e satisfação dos moradores com o atendimento, citando o caso de Dona Margarida, que conseguiu realizar um exame de ultrassom no mutirão. “A felicidade no olhar das pessoas nos motiva a expandir ainda mais o projeto”, afirmou.
O vereador ressaltou as parcerias com instituições como a Faculdade Católica do RN, que disponibilizou profissionais voluntários, além da Prefeitura de Mossoró, que contribuiu com vacinas, exames e mutirão de pequenas cirurgias.
John Kenneth também lembrou a importância de aproximar a Câmara Municipal da população, destacando iniciativas como o Câmara Popular. O parlamentar anunciou ainda que pretende realizar uma nova edição do projeto em novembro, expandindo as ações para a zona rural do município.
Vereador Ozaniel Mesquita parabeniza Hospital da Mulher e destaca avanços na saúde em Mossoró
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (26), o vereador Ozaniel Mesquita (PSD) iniciou suas palavras parabenizando o Hospital Parteira Maria Corrêa, conhecido como Hospital da Mulher, que, após alguns meses de atuação na cidade, realizou o primeiro parto no último dia 22. “Fiquei muito feliz, pois é mais uma unidade hospitalar e maternidade funcionando em Mossoró, apesar de inaugurada em 2022. Tudo acontece no tempo de Deus”, destacou.
O vereador aproveitou para cumprimentar a diretora Leninha e todos os profissionais que atuam na unidade, ressaltando o trabalho de servidores municipais, estaduais e federais.
Ozaniel Mesquita também destacou outras iniciativas de saúde no município, como a inauguração da Unidade Básica de Saúde do Mulunguzinho na quinta-feira passada, e os serviços oferecidos nas unidades do Bom Jardim e do bairro Belo Horizonte. Além disso, comemorou a entrega de 147 boxes no Mercado do Vuco-Vuco, reforçando que todas essas ações representam avanços para a população. “Não importa a nossa bandeira partidária, devemos nos alegrar com cada serviço que beneficia a população. É a evolução do nosso município”, concluiu.
Vereadora Marleide Cunha defende programa de saúde mental para os servidores municipais
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (26), a vereadora Marleide Cunha (PT) trouxe à tribuna uma reflexão sobre a saúde mental dos servidores públicos municipais, motivada pelo recente falecimento da professora Luana, que interrompeu seu ciclo de vida.
A parlamentar reforçou a importância do projeto de lei protocolado na Câmara que cria um programa de saúde mental para os servidores municipais de Mossoró, que prevê atendimento psicológico, escuta qualificada e ações voltadas para a prevenção de depressão, síndrome de Burnout e estresse.
“É urgente cuidar da saúde mental dos servidores públicos, porque quando isso não acontece, quem paga o preço é a população”, disse Marleide Cunha.
“Estamos enfrentando uma pressão muito forte. A professora Luana teve um atestado médico negado porque não conseguiu inseri-lo no sistema, recebendo a notícia de que seria descontada a falta. Esse é apenas um dos vários casos que chegam ao sindicato, e que já estão em processos jurídicos para garantir os direitos dos servidores”, explicou a vereadora.
Marleide Cunha ressaltou que as regras da administração, como prazos curtos para apresentação de atestados e informações sobre licenças, têm gerado questionamentos entre os servidores.
Vereador Tony Cabelos destaca ações em Lagoinha, Recanto da Esperança e Planalto da Liberdade
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (26), o vereador Tony Cabelos (União Brasil) falou sobre as ações e reivindicações levadas às comunidades da zona rural e bairros de Mossoró ao longo de seu mandato.
O parlamentar contou que, recentemente, visitou a comunidade de Lagoinha, onde almoçou na casa de Guida e recebeu diversas demandas da população local, especialmente do Recanto da Esperança. Segundo Tony, as solicitações já foram repassadas ao secretário municipal Miguel Rogério.
O vereador destacou seu histórico de trabalho na zona rural: “No nosso primeiro mandato, obtivemos seis votos na região; no segundo, 41; e, neste mandato que completou oito meses, tivemos 85 votos. Isso mostra que estamos atentos e trabalhando pelas pessoas que vivem na zona rural”, afirmou.
Tony Cabelos também falou sobre o bairro Planalto da Liberdade, ressaltando que a comunidade, com cerca de 300 famílias, recebeu mais de 700 metros de calçamento, beneficiando a população que mais precisa. O vereador citou ainda a entrega de um campo de futebol reformado, que há 25 anos não tinha espaço para prática esportiva, destacando a alegria das crianças com a iniciativa.
Outras ações na região incluem melhorias na iluminação e obras no Jardim das Palmeiras, que já estão em andamento. “Nosso objetivo é estar presente nas comunidades, ouvindo as demandas e garantindo que obras importantes cheguem à população”, concluiu Tony Cabelos.
Vereador Thiago Marques celebra reforma da Praça do Van Rosado
Na sessão ordinária desta terça-feira (26), o vereador Thiago Marques destacou a assinatura da ordem de serviço para a reforma da Praça do Van Rosado, considerada a maior praça de Mossoró. O parlamentar comemorou a conquista, fruto de meses de discussões e planejamento do projeto, de acordo com o vereador.
“Hoje é um dia para celebrar. A praça, que sempre frequentei, receberá finalmente a reforma que merece. É muito bonito ver famílias, crianças e adolescentes aproveitando esse espaço. Acompanhei todo o processo desde a campanha e também durante minha atuação como secretário de Governo do prefeito Alisson Bezerra”, afirmou Thiago Marques.
O vereador aproveitou para agradecer ao prefeito, à secretária Rodrigo Lima e a toda a equipe envolvida, lembrando outros benefícios já entregues ao bairro, como mutirões de limpeza, consertos de vias de acesso, a nova unidade de educação infantil Alice Dias, duas UBSs e melhorias na infraestrutura com asfalto.
“Tudo isso é fruto de um trabalho dedicado. O prefeito dá valor à nossa população e ao nosso povo. Hoje é dia de celebrar mais essa conquista para o bairro do Van Rosado”, concluiu o parlamentar.
Tribuna Popular apresenta demandas do Dom Jaime Câmara
Cidadão usa Tribuna Popular para cobrar melhorias para bairro Dom Jaime Câmara. Foto: Cláudio Júnior/CMM
Na sessão ordinária desta quarta-feira (27), a Tribuna Popular recebeu o cidadão Pablo Fernandes, morador do bairro Dom Jaime Câmara. Ele levou à Câmara Municipal reivindicações da comunidade e destacou a necessidade de melhorias em infraestrutura, mobilidade urbana e serviços básicos para os moradores do bairro. Pablo Fernandes ressaltou ainda a importância de a população ter voz no Legislativo, apresentando suas demandas de forma direta aos vereadores.
Além das cobranças, Pablo também ressaltou melhorias que a Prefeitura de Mossoró está fazendo e já fez em alguns bairros. E mencionou obras de drenagem e pavimentação na Avenida Antônio Bento, no conjunto Nova Vida, reivindicadas junto à Secretaria de Infraestrutura. Ele também ressaltou a instalação de faixas de pedestre e sinalização em frente ao Colégio das Irmãs, que aguardava solução há mais de 40 anos.
Pablo ainda cobrou atenção para demandas de iluminação pública no Jardim das Palmeiras e melhorias nas paradas de ônibus no bairro Nova Vida. “A Câmara é para discutir Mossoró. Enquanto alguns perdem tempo debatendo Lula ou Bolsonaro, o povo precisa de vereadores que fiscalizem postos de saúde, UPAs e escolas”, concluiu.
.
Vereador Tony Cabelos destaca reformas e melhorias em bairros de Mossoró
Na sessão desta quarta-feira (27), o vereador Tony Cabelos (União Brasil) destacou importantes realizações obtidas em seu mandato, especialmente no bairro Dom Jaime Câmara, onde reside há mais de 20 anos. O parlamentar ressaltou que seu trabalho tem como prioridade atender diretamente as demandas da comunidade, com foco em educação, infraestrutura e urbanização.
Entre as ações mencionadas, Tony destacou a reforma da Escola Maria do Céu, que, após 25 anos, passa pela primeira grande reestruturação. A obra foi resultado de requerimento apresentado pelo vereador e aprovado pela Câmara Municipal. Além disso, o parlamentar lembrou da construção de duas novas salas de aula, que possibilitarão a matrícula de 120 crianças.
“Essa conquista é fruto da luta do nosso mandato e do apoio desta Casa Legislativa. É uma grande reforma que há muito tempo a comunidade aguardava e que agora está se tornando realidade”, afirmou o vereador.
O parlamentar também destacou avanços em outras áreas, como a urbanização do conjunto Nova Vida, onde havia um lixão que foi eliminado após solicitação do seu mandato junto ao Executivo. Outro destaque foi a entrega de um vestiário com investimento superior a R$ 150 mil, em área utilizada pela comunidade para atividades esportivas e culturais.
Tony reforçou que seu trabalho é pautado pelo diálogo com a população e secretarias municipais, buscando soluções efetivas.
“A forma de trabalhar é com diálogo. Peço sempre calma à comunidade, porque cada conquista tem seu tempo. No Dom Jaime Câmara, hoje temos realizações que melhoram a vida das pessoas, e esse é o nosso compromisso: representar com respeito e dedicação”, concluiu.
Vereador Cabo Deyvison agradece por melhorias em bairros e reforça cobrança por serviços essenciais
Na sessão ordinária desta quarta-feira (27), o vereador Cabo Deyvison (MDB) agradeceu ao secretário de Serviços Urbanos de Mossoró, Miguel Rogério, pelas ações de iluminação pública realizadas em bairros periféricos, como Barrocas, Paredões e Bom Jardim. O parlamentar também destacou o atendimento à solicitação de limpeza na Rua Tibério Bulamarque, recentemente executada pela pasta.
O vereador estendeu os agradecimentos à secretária de Saúde, Morgana, pelo atendimento de um pedido antigo de três mães atípicas, que aguardavam desde 2023 o início das terapias para seus filhos com deficiência.
“Esse gesto foi muito importante para mim, para o meu desenvolvimento como pessoa e como ser humano. Nosso papel é cobrar, mas também reconhecer quando os pleitos são atendidos. Existe um corredor para criticar e cobrar, mas também para agradecer”, declarou Cabo Deyvison.
O vereador também reforçou a necessidade de melhorias em serviços essenciais para comunidades periféricas e rurais. Ele citou como exemplo o atendimento odontológico no bairro Aeroporto II, além de um problema no abastecimento de água na comunidade de São Francisco, na zona rural.
O parlamentar ainda destacou a situação de Passagem de Pedras, que possui apenas parte da comunidade pavimentada..
“As pessoas precisam ter voz e vez. Cabe a nós, vereadores, apresentar os problemas para que encontrem soluções. Continuarei cobrando porque sei que essa é a minha missão como representante da periferia e das comunidades rurais”, concluiu.
Vereador Ozaniel Mesquita celebra inauguração de escola e UBS em comunidades de Mossoró
Na sessão desta quarta-feira (27), o vereador Ozaniel Mesquita (PSD) destacou a entrega de duas importantes obras para a população de Mossoró. Às 17h desta quarta, será inaugurada a Escola Municipal Pedro Fernandes Ribeiro, na comunidade São José, zona rural de Jucuri. Amanhã (28), será entregue à população de Nova Mossoró uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS).
O parlamentar ressaltou a relevância dos investimentos da Prefeitura Municipal de Mossoró e da Secretaria Municipal de Educação para fortalecer os serviços de educação e saúde. “É uma grande alegria ver a comunidade de São José recebendo uma nova escola. Amanhã, em Nova Mossoró, será inaugurada uma UBS, beneficiando mais de 15 mil habitantes daquela região. A comunidade é quem vai ganhar com essas duas estruturas”, afirmou.
Durante seu pronunciamento, Ozaniel também reforçou que o vereador deve trabalhar por toda a cidade, tanto na zona urbana quanto na rural. Ele citou a necessidade de manutenção do canal que passa pelo Dom Jaime Câmara e deságua no rio Mossoró e alertou para o descarte inadequado de móveis e resíduos que podem causar entupimentos e alagamentos. “Eu moro no Santo Antônio, outros colegas vivem em diferentes bairros, mas nosso compromisso é com toda Mossoró. Somos representantes de uma cidade extensa, com mais de 130 comunidades rurais. Nosso papel é lutar por melhorias em cada canto do município”, destacou. O parlamentar concluiu o pronunciamento ressaltando como é importante a parceria entre Câmara Municipal, Prefeitura e comunidade para garantir avanços em serviços essenciais.
Câmara de Mossoró recebe prêmio nacional em Brasília pelo projeto “Câmara Popular”
O projeto “Câmara Popular”, da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), foi premiado nesta quinta-feira (28) com a Medalha Top Legislativo, durante evento da União dos Vereadores do Brasil (UVB), em Brasília.
A Medalha Top Legislativo é concedida pela UVB a projetos e programas de câmaras municipais de todo o país que se destacam pela inovação, impacto social e fortalecimento da participação cidadã.
Criado pela Câmara de Mossoró, o “Câmara Popular” atua nos eixos de empreendedorismo, cidadania, esporte e cultura, e levará as sessões do Legislativo para dentro das comunidades, indo onde o povo está. Além disso, ofertará gratuitamente serviços e ações voltadas à população.
Para o presidente da Câmara, vereador Genilson Alves (União Brasil), o reconhecimento nacional mostra que o Legislativo mossoroense está no caminho certo.
“É uma alegria ver o Câmara Popular ganhando destaque nacional. Esse prêmio reforça nosso compromisso com um Legislativo mais próximo do povo e atuante”, afirmou.
Ações do documento